A Bíblia retrata seres humanos com traços de personalidade e vocação com os quais podemos nos identificar. Faça este teste e veja com que personagem bíblico você mais se identifica.

Valentes da Oração - Ana | Daniel

Ana

A mãe do profeta Samuel foi exemplo de fé e perseverança na oração. Apesar de estéril e fragilizada, ela não deixou de acreditar que Deus poderia realizar o seu sonho de ser mãe. Com humildade e entrega ela clamou ao Senhor por um milagre e Ele concedeu-lhe a vitória.

Traços de personalidade: humildade, persistência, vida de oração ativa, gratidão, zelo, dedicação, fidelidade, inteligência emocional

Conheça mais sobre a história de Ana:

Daniel

Desde muito jovem, Daniel foi exemplo de caráter, fé e compromisso com Deus na oração. Sendo cativo numa terra estranha, decidiu não se contaminar com as convenções e práticas da Babilônia. Em vez disso, mantinha proximidade com Deus através da vida de oração constante. Nem adversidades, ameaças, inveja, nem mesmo a cova de leões famintos conseguiram parar a oração desse profeta de Deus. Ele sabia que, acima de tudo, Deus é soberano e tem sempre a palavra final.

Traços de personalidade: sabedoria, vida de oração ativa, inteligência emocional, coragem, zelo, dedicação, fidelidade

Conheça mais sobre a história de Daniel: Livro de Daniel

Servo(a) e líder - Moisés / Ester

Moisés

Moisés foi exemplo como servo e como líder do povo de Israel. Empenhava sua vida em benefício dos outros, cuidando para que o propósito de Deus se cumprisse naquela geração. Para Moisés servir e liderar eram faces da mesma moeda. Buscava sempre a Deus e era zeloso por cumprir a sua vontade. Passou por uma fase de crescimento, enquanto ia conhecendo ao Senhor mais de perto. Dessa maneira, não dava lugar ao orgulho, egoísmo nem mesquinharia. Certamente, foi um homem usado como canal de bençãos para todo o povo de Deus.

Traços de personalidade: intercessão, comprometimento, paciência, humildade, serviço, coragem, fidelidade, vida de oração, iniciativa

Conheça mais sobre a história de Moisés:
Livro de Êxodo
Versículos sobre Moisés
As 10 pragas do Egito

Ester

Ester também exerceu um tipo de liderança sacrificial, colocando a sua própria vida em risco, para que os israelitas fossem salvos. Enquanto esposa de um rei estrangeiro, agiu sabiamente para livrar o povo judeu de ser exterminado. Obediente aos conselhos do tio e temente ao Senhor, Ester não se esquivou da sua responsabilidade, nem duvidou que Deus poderia conceder a vitória contra os seus inimigos. Buscou ao Senhor, se humilhando com jejum e oração, antes de agir. Assim, obteve vitória e mostrou estar alinhada à vontade de Deus.

Traços de personalidade: altruísta, intercessão, comprometimento, humildade, serviço, coragem, fidelidade, vida de oração, iniciativa

Conheça mais sobre a história de Ester:

Fé inabalável - Abraão / Sara

Sara

Sara foi uma mãe de fé. Embarcou numa viagem junto de seu marido Abraão, para uma terra desconhecida, movida por amor e obediência a Deus e muita fé na bagagem. Assim como nós, Sara falhou tentando acertar, com o famoso "jeitinho", no caso de sua serva Hagar. Mas ela viu que a palavra de Deus se cumpre fielmente, pelo seu poder e graça! Embora já muito idosa e sem esperanças de gerar filhos, Sara acreditou na promessa de Deus e sorriu com seu Isaque nos braços!

Traços de personalidade: confiança, fidelidade, obediência, humildade, coragem, vida de oração

Conheça mais sobre a história de Sara:

Abraão

Abraão é conhecido como "Pai na fé". De fato, ele se tornou pai de multidões de crentes ao longo da história. Através dos seus descendentes, culminando em Jesus, todas as famílias da terra são abençoadas. O seu exemplo de fé encoraja, anima e desperta outras pessoas a viverem pela fé também. Abrão caminhou pela fé, e creu apesar das circunstâncias. Não negou nem mesmo seu único filho, por amor e fidelidade a Deus. Extraordinariamente, Abraão e sua esposa testemunharam milagres, porque creram no Deus do impossível.

Traços de personalidade: confiança, fidelidade, obediência, humildade, coragem, vida de oração

Conheça mais sobre a história de Abraão:

Perseverante visionário(a) - José / Rute

Rute

Rute foi uma moça firme nos seus propósitos. Como estrangeira moabita, muito provavelmente ela conheceu ao Deus verdadeiro através do marido e da nova família. A história fala-nos que essa jovem perseverou firmemente mesmo passando pelo sofrimento. Rute perdeu repentinamente o marido, o sogro e o cunhado, mas não perdeu a fé no Senhor. A jovem viúva não abandonou a sogra idosa, cuidando dela com amor, como se fosse sua própria mãe. Trabalhadora e corajosa, Rute é exemplo de foco e superação. Deus honrou a fidelidade dela concedendo que da sua linhagem viessem grandes reis, como Davi, Salomão e o Rei dos reis, Senhor Jesus.

Traços de personalidade: lealdade, fidelidade, perseverança, humildade, coragem, vida de oração, decisão, resiliência

Conheça mais sobre a história de Rute:

José

José foi um homem de valor, firme em Deus e nos seus princípios. Chamado desde cedo como "o sonhador", este filho de Jacó, na verdade, tinha sido escolhido por Deus para cumprir os Seus propósitos. Por um lado, acarinhado pelo pai, por outro José sofreu pela inveja dos irmãos. Foi atirado para dentro de um poço, depois vendido como escravo. No Egito, foi injustiçado, preso e esquecido. Mas, apesar das dificuldades, Deus sempre abençoava José e este era fiel ao Senhor. A sua vida não era dirigida pelo que via, mas pelo que Deus determinava. Os sonhos de José um dia tornaram-se realidade! Ele viu Deus superar suas expectativas, dando-lhe sabedoria e uma fé visionária. Tudo que havia acontecido, de acordo com a vontade de Deus, possibilitou salvar a família de José e muitas outras pessoas.

Traços de personalidade: idealização, fidelidade, decisão, perseverança, humildade, coragem, vida de oração, resiliência

Conheça mais sobre a história de José:

Guerreiro(a) de grande coragem - Davi / Débora

Débora

Débora foi uma mulher valorosa e corajosa. Além de profetisa, ela também era juíza em Israel nos tempos do governo dos juízes (antes da monarquia). Mesmo que sua vida fosse difícil, isso não a impediu de crer e de lutar! Débora convocou Baraque e juntos derrotaram os cananeus que por 20 anos subjugaram violentamente a Israel. Deus concedeu a vitória ao seu povo através dessa mulher guerreira. Mas a sua força não vinha de si mesma, Débora cria que o Senhor dos Exércitos, o Soberano Deus Criador é quem concede a vitória. Depois da vitória contra os inimigos. Débora e Baraque entoaram um cântico de gratidão a Deus. Acima de tudo, Débora reconhecia que Deus é o Deus forte e poderoso que fortalece aqueles que nele confiam!

Traços de personalidade: liderança, coragem, decisão, perseverança, humildade, força, gratidão, resiliência

Conheça mais sobre a história de Débora:

Davi

Davi foi um homem valente, confiante e corajoso. Mesmo antes de ser rei em Israel, Davi já dava provas da sua valentia e confiança no Senhor. Desde jovem, enquanto ainda pastoreava os rebanhos de seu pai, Davi enfrentou um urso e leão para proteger as ovelhas. Um de seus feitos mais marcantes foi quando enfrentou o gigante Golias. A sua armadura e força procediam exclusivamente do Senhor dos Exércitos! Davi sabia que toda vitória e proteção não vinham dele mesmo, mas de Deus que fortalece e capacita. Por isso O louvava e adorava com seus salmos e cânticos. Davi não temia enfrentar o mal, mas se preparava para a guerra confiante no Senhor, mantendo sempre um coração adorador e disponível para lutar pelo Reino do Senhor. Mesmo quando falhava Davi se arrependia e voltava-se para Deus, a fonte da sua força e vida!

Traços de personalidade: coragem, liderança, louvor, perseverança, humildade, força, gratidão, resiliência, misericórdia, paciência

Conheça mais sobre a história de Davi:

1 Samuel 16 a 31; 2 Samuel 1 a 24

Versículos sobre Davi

Davi e Golias - como vencer um gigante

Davi: um homem segundo o coração de Deus

Também pode lhe interessar: