Davi ficou conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus, a Bíblia expõe as suas vitórias e falhas. Davi era um rapaz comum, pastoreava as ovelhas do seu pai e vivia num povoado simples.

O jovem ruivo não era exuberante e nem tinha a estatura de Saul. Não foram os seus atributos físicos que chamaram a atenção de Deus, mas sim, o seu coração.

Davi, um homem segundo o coração de Deus (1 Sm 16:7)

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 1 Samuel 16:7

Deus sondou o coração de Davi e sabia que ele o amava, apesar das suas imperfeições. É possível constatarmos tais características na Bíblia. Veja alguns versículos que se refletem o comportamento de Davi e o tornou um homem seguindo o coração de Deus:

Davi reconhecia os seus erros

2 Samuel 12:13

Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 2 Samuel 12:13

Davi se encantou com Bate-Seba, esposa de Urias (2 Samuel 11:2-3). O rei arquitetou para que Urias morresse no campo de batalha (2 Samuel 11:14-15). O profeta Natã revelou as suas intenções e Davi reconheceu o seu erro diante de Deus. Ainda assim, sofreu as consequências do seu pecado, perdendo um filho e vivendo uma situação familiar conturbada.

Um coração humilde 

Salmos 131:1

Senhor, o meu coração não é orgulhoso
e os meus olhos não são arrogantes.
Não me envolvo com coisas grandiosas
nem maravilhosas demais para mim. Salmos 131:1 

Davi, apesar de rei, tinha um coração humilde. Em todos os seus êxitos, Davi sempre deixou claro que a sua vitória provinha do Senhor dos Exércitos. Mesmo com todo o esplendor de um rei, Davi não era um homem ostentador e nunca humilhou o seu povo.

Sinceridade diante de Deus 

Salmo 51:2-3

Lava-me de toda a minha culpa
e purifica-me do meu pecado.

Pois eu mesmo
reconheço as minhas transgressões,
e o meu pecado sempre me persegue.

Salmos 51:2-3

Davi reconhecia as suas fraquezas e não tinha medo de apresenta-las diante de Deus. Ele sabia que de Deus nada se esconde. Essa relação franca e sincera atraía o coração do Senhor. Ao reconhecer as suas fraquezas, Davi buscava se levantar em Deus e não pela própria força.

Usava as suas habilidades para Deus 

1 Samuel 16:23

Sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava. 1 Samuel 16:23

Davi é um músico talentoso e sabia tocar harpa. Ele escreveu cerca de 73 salmos, metade do livro. Ainda quando Saul era rei, Davi utilizava a sua habilidade com a harpa para afastá-lo de espíritos maus. Davi utilizou todo o seu talento para adorar ao Senhor.

Davi sempre ouvia a voz de Deus 

1 Crônicas 14:10

Davi perguntou a Deus: "Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?"
O Senhor lhe respondeu: "Vá, eu os entregarei nas suas mãos". 1 Crônicas 14:10 

Davi sempre colocou Deus nas decisões estratégicas do seu governo. Para Davi, a orientação de Deus era a coisa mais importante antes de tomar qualquer decisão.

Davi era um verdadeiro adorador 

2 Samuel 6:5

Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. 2 Samuel 6:5

Um verdadeiro adorador se alegra em fazer a vontade de Deus. Quando Davi conseguiu recuperar a arca da Aliança, ficou tão alegre que dançou com todas as suas forças. Nos Salmos, também podemos encontrar dezenas louvores e cânticos. Davi tinha o louvor e adoração como um verdadeiro estilo de vida.

Davi entendia que tudo provem de Deus 

Salmos 23:1

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Salmos 23:1

Davi tinha muito claro no seu coração que tudo provinha do Senhor. A prosperidade faz parte da graça de Deus e Davi sabia disso. Mesmo com todo o seu poder de governante, Davi sabia que toda bênção é graça de Deus.

Veja o estudo bíblico: O Senhor é meu Pastor

Como ser uma pessoa segundo o coração de Deus?

Assim como Davi, nós podemos ser servos segundo o coração de Deus. Para isso, é necessário entregar o seu próprio coração como oferta ao Senhor. É deixar de andar conforme a nossa vontade e passarmos a avançar segundo a vontade de Deus. Essa entrega atraí o coração de Deus:

"E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.
1 Crônicas 28:9 

Veja: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar