Devocional Diário


A cada dia um devocional para fortalecer o seu relacionamento com Deus.

JANEIRO
26 DOMINGO

Devocional de Hoje

Aproximem-se de Deus

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.  Tiago 4:8

Nosso Deus é vivo e quer habitar no nosso coração. Mas para que Ele permaneça em nosso meio é importante que tenhamos uma mudança de postura. Deus não pode habitar no coração de quem se compraz na mentira ou vive em pecado. Por isso, é necessário nos afastemos das páticas pecaminosas e que nos dediquemos em fé. O "Reino de Deus é tomado por esforço" e o primeiro passo é limparmos o nosso coração.

O Apóstolo Tiago nos mostra a importância de purificarmos o nosso coração para nos aproximarmos do Pai. Primeiro Tiago diz aos pecadores para limpar as mãos, isto nos indica que precisamos rever os nossos atos. Devemos voltar as nossas mãos para a prática das boas obras, nossas atitudes devem condizer com o que cremos.

Outro destaque é a importância de purificarmos os nossos corações. Purificar o coração é ter a fé em Cristo consolidada. Quando meditamos e ouvimos a Palavra de Deus, todas as impurezas da dúvida vão embora. Ao fortalecemos a nossa fé, o nosso coração passa a estar voltado apenas para Cristo, já não há mais espaço para uma mente dividida.

Essa mudança de postura proposta pelo Apóstolo traz resultado: nos aproximamos de Deus e Deus se aproxima de nós! Ele nos ama e quer estar conosco, mas é necessário mudança de postura para que sejamos preenchidos pelo Seu poder. 

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!

  • Examine-se a si mesmo, analise o seu testemunho. Identifique as áreas em que pode mudar de atitude.
  • Busque ao Senhor em oração. Peça perdão a Deus pelas atitudes que não provêm dele.
  • Leia a Bíblia. Esta é a melhor maneira de fortalecer a sua fé e purificar o seu coração.

Para Orar:

Senhor, quero me aproximar mais de Ti! Molda o meu coração, afasta as dúvidas da minha mente. Quero andar nos Teus caminhos e ser transformado, entrego o meu coração a Ti. Preencha-me com o Teu poder e favor. Em nome de Jesus, amém!

Devocional de Ontem

JANEIRO
25 SÁBADO

Viver em família...

Pai para os órfãos e defensor das viúvas (...)

Deus dá um lar aos solitários,
liberta os presos para a prosperidade,
mas os rebeldes vivem em terra árida.

Salmos 68:5-6

Você já esteve algum tempo longe da sua família? Se sim, então sabe bem qual é a sensação de estar afastado daqueles que amamos. Seja uma mudança passageira, motivada por trabalho ou estudos, ou uma condição definitiva de perda por separação ou morte... Ficar longe de casa é muito difícil! Sentimos que estamos sozinhos e desamparados perante a vida. Caso seja essa a sua condição hoje, não fique triste: Deus conhece a sua dor e cuida de você!

O Senhor faz com que o solitário viva em família... Mesmo que você tenha perdido pais, cônjuge, irmãos ou filhos, se você crê no Senhor e na sua Palavra, jamais estará sozinho! O Pai celestial nunca irá te abandonar! Além da Sua presença preciosa, Ele acrescenta pessoas especiais à sua volta para te abençoar. E, além disso, também existe a família de Deus para você! A Igreja de Jesus Cristo, composta por todos aqueles que fazem a vontade de Deus (Marcos 3:34-35), poderá ser a sua nova família... 

Viva em Família hoje!

  • Ore a Deus, apresente a Ele o seu estado de solidão, causado pela distância ou perda de pessoas da sua família. 
  • Busque consolo e conforto na Palavra de Deus.
  • Não é bom estar só! Busque a companhia de pessoas que compartilham a mesma fé e que se importam com você. Isso é uma via de mão dupla, seja companhia para aqueles que também se sentem sós.
  • Olhe a sua volta! Você não está sozinho. Há pessoas ao seu lado. Deus acrescenta pessoas que se tornam verdadeiros amigos.
  • Congregue em uma igreja cristã! Não se trata de se afiliar a determinado grupo ou associação. Ser igreja é assumir um compromisso de relacionamento com irmãos e irmãs em Cristo.

Para Orar:

Pai Celestial, obrigado porque em Jesus Cristo eu posso ter uma nova família com o Senhor.  Ajuda-me a não me sentir sozinho, pois Tu estás comigo sempre. Senhor, ampara a todos os solitários (órfãos, viúvos, estrangeiros, encarcerados, acamados) e acrescenta pessoas para abençoá-los. Dirige-me para ser parte da Tua grande família, espalhada por todo o mundo, que tem o mesmo Pai, os mesmos valores, a mesma fé, esperança e amor. Ensina-me a ser igreja, compartilhando a vida com os outros; dando e recebendo do Teu amor, compaixão e amizade. Fica conosco e une a todos os teus filhos, em nome de Jesus. Amém!

Devocional de Anteontem

JANEIRO
24 SEXTA

Cuidado com esse veneno!

a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!

Tiago 3:8-10

Ficamos muito tristes quando alguém, um conhecido ou familiar por exemplo, fala mal contra nós... Não é mesmo? É horrível ser vítima de fofoca, principalmente de alguém próximo. Mas, e quando somos nós a fazê-lo? Aí, buscamos alguma justificativa... Mas lá no íntimo você e eu sabemos que nós também falamos (e pensamos) mal dos outros.

Para algumas pessoas isso já se tornou num hábito terrível, e quando dão por si, estão maldizendo alguém. Além disso, é um mal pouco notável que passa a corroer relacionamentos e amizades, chegando a destruir muitos deles. Tudo isso por causa da nossa língua tão cheia de veneno malicioso! Precisamos que Deus nos controle e ajude a pôr de lado essa prática tão ruim, corrigindo urgentemente esse mal em nós.

Utilize antídoto e remédio contra o veneno:

  • Ore a Deus e peça perdão se você tem a mania de falar mal dos outros.
  • Considere o quanto a Bíblia desaprova esse mau costume e decida (com a ajuda de Jesus) não maldizer mais ninguém.
  • Em vez de constatar (e repassar) algo de ruim que alguém fez, ORE pela pessoa.
  • Caso tenha que advertir alguém, procure falar diretamente com a pessoa e não a terceiros, que nada poderão contribuir para a situação. 
  • Evite grupos ou pessoas que costumam falar mal dos outros. Não lhes dê ouvidos. Não seja influenciado pelo mal mas tente incentivar com a atitude correta.
  • Busque desenvolver o domínio próprio, bondade e mansidão que são fruto do Espírito Santo.
  • Leia a Bíblia. Em diversas passagens você descobrirá como viver de modo agradável a Deus.

Para Orar:

Senhor Deus, perdoa quando falo mal de outras pessoas. Eu sei que não tenho esse direito. E fico triste quando fazem o mesmo comigo. Ensina-me a bendizer e não maldizer; a edificar e não destruir; a sarar e não envenenar ninguém. Que eu possa orar pelos outros e por seus problemas em vez de criticar e condenar. Ajuda-me e controla a minha boca e não dar ouvidos à fofoca, em nome de Jesus. Amém!

O que é um Devocional Diário?

Devocional diário é um momento especial do seu dia no qual você se dedica a ter um tempo precioso de comunhão com Deus. É muito simples manter uma rotina empolgante de descobertas e crescimento espiritual, separando um momento do seu dia para aproximar-se do Senhor.

No Devocional você irá ler um versículo da Bíblia, ler uma meditação sobre o texto, refletir sobre os ensinos que poderá aplicar na sua vida e no final, orar.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Aqui vão algumas dicas para você obter o máximo da leitura da mensagem bíblica do Devocional Diário:

  1. Separe um momento e um local específico: Seu momento devocional será mais proveitoso se deixar de lado a correria e investir num tempo prazeroso, a sós com Deus.
  2. Leia o versículo ou trecho bíblico com atenção: Desenvolva um estilo de vida comprometido com a Palavra de Deus todos os dias e evite distrações.
  3. Leia a meditação diária: Reflita e busque compreender o propósito de Deus para a sua vida através dos comentários.
  4. Aplicação prática: Anote as suas descobertas e lembre-se de colocar em prática tudo o que tem aprendido por meio da Bíblia.
  5. Compartilhe o que aprendeu: Nas suas conversas e interações no dia a dia partilhe com outras pessoas o que Deus tem lhe ensinado através das suas meditações diárias.

Não se esqueça: é muito importante manter-se constantemente comprometido com a Palavra de Deus!

Quer Receber Mensagens Bíblicas?