Devocional Diário


A cada dia um devocional para fortalecer o seu relacionamento com Deus.

OUTUBRO
6 QUINTA

Devocional de Hoje

Um amigo para toda hora!

O amigo ama em todos os momentos;
é um irmão na adversidade. 
Provérbios 17:17

Fazemos muitas amizades na vida, mas não são todos amigos com quem podemos contar para qualquer ocasião. Não que haja desconfiança, mas em situações adversas poucos amigos permanecem ao nosso lado. Para ajudar alguém, é necessário abdicar das próprias necessidades e para muitos isso é difícil. Ao percebermos esse comportamento, podemos desanimar e até gerarmos em nós um sentimento de descrença exagerado.

Apesar disso, podemos recorrer a um amigo que está conosco em todas as horas e situações: Jesus Cristo! Ele é o nosso verdadeiro amigo! Além de entregar a sua vida por nós, Ele permanece sempre do nosso lado. O amor de Deus não tem fim. Jesus nos ama incondicionalmente e em qualquer adversidade podemos nos apoiar em seus ombros!

Jesus é a melhor referência de como ser bom amigo. Quando gostamos muito de alguém costumamos imitá-lo. O próprio Apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 11:1: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo". Ao imitarmos, estaremos nos tornando um bom amigo para aqueles que estão ao nosso redor e cada vez mais refletindo o nosso melhor amigo Jesus Cristo!

Jesus, meu melhor amigo!

  • Fortaleça a sua amizade entre você e Deus. Leia a Bíblia, fortaleça a sua fé e aumente seu relacionamento com Deus.
  • Confesse seus pecados e seus medos a Jesus. Ele é seu melhor amigo, mais do que isso, Ele é capaz de te perdoar e tirar todo medo e opressão!
  • Fale com seus amigos por que Jesus é o seu melhor amigo! Ao falar da razão da sua fé você tem a oportunidade de apresentar Jesus aos seus amigos.

Para Orar:

Senhor Jesus, és o meu melhor amigo! Quero te agradecer por nunca me abandonar e por entregar a sua vida no meu lugar. Quero estar mais perto de ti e te apresentar aos meus amigos para que possam estar contigo também! Amém! 

Devocional de Ontem

OUTUBRO
5 QUARTA

Salmo 23: Deus provê e guia seus passos

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso (...)
- Salmos 23:1-2

Este Salmo de Davi traz uma interessante imagem de Deus como Pastor do seu povo. Nesta metáfora (comparação), o Senhor não somente cuida do sustento, dá provisão e socorre, como também guia e conduz o seu rebanho no melhor caminho.

Esse cuidado gracioso de Deus é o que todos os seus filhos podem desfrutar, diariamente, se confiarem nele como Senhor. Deus não abandona seus filhos nos tempos difíceis, assim como um pastor bondoso não deixa suas ovelhas desamparadas, perdidas, com sede ou fome. Jesus Cristo é o nosso Bom Pastor! Ele deu a sua vida por nós, e quanto as nossas demais necessidades, certamente também as suprirá!

Siga e confie no Bom Pastor

  • Creia em Jesus como seu Guia e Provedor Supremo. Todo o resto (as suas forças, a sua vontade, o seu emprego, sua situação financeira, etc) é secundário.
  • Siga somente onde Deus lhe guiar.
  • Ore quando não tiver clareza da direção, Cristo lhe orientará.
  • Leia essas passagens relacionadas e reflita no cuidado do Senhor:
    • Bom Pastor (João 10:11-16)
    • Deus - Pastor (Isaías 40:11, Hebreus 13:20, Apocalipse 7:17)
    • povo - ovelhas (1 Pedro 2:25)
    • Deus sustenta (Filipenses 4:19)

Para Orar:

Senhor meu Deus, Tu és o meu Bom Pastor, por isso creio que nada me faltará. Guia a minha vida pelos teus caminhos e não permita que os meus pés se afastem da direção certa. Ajuda-me a compreender as orientações da Tua Palavra e a permanecer sendo ovelha, unida ao teu grande rebanho. Em nome de Jesus, eu oro e te agradeço. Amém!

Leia mais sobre o Salmo 23:

Devocional de Anteontem

OUTUBRO
4 TERÇA

O que Deus diz sobre você?

Você tem ideia do quanto é importante para Deus? Não? És criatura feita a imagem e semelhança dele, isso já a torna uma pessoa muito especial. Para Ele, a sua aparência não é o mais importante, o que se passa no seu coração tem mais valor.  

A coisa mais importante que você precisa saber de Deus, é que Ele te ama muito! A prova disso, foi que Ele entregou o Seu próprio Filho para te salvar (João 3:16). Não existe prova de amor maior do que esta. 

Ele quer o seu bem e já planeou um caminho próspero para a sua vida (Jeremias 29:11), basta crer e seguir os seus planos. Ele te chama de filho e te protege como a menina dos seus olhos. O amor de Deus supera a dor, a morte e te conduzirá a vida eterna. 

O que a Palavra de Deus diz sobre você? 

  • Você foi criado de forma especial (Salmos 139:14; Efésios 2:10)
  • Você é amado por Ele (1 João 4:10)
  • Você é mais que vencedor (Romanos 8:37-39) 

Para Orar: 

Senhor, quero agradecer-Te por amar-me tanto. Sabes do meu real valor e preparas o melhor para a minha vida. Obrigado Pai, amém!

O que é um Devocional Diário?

Devocional diário é um momento especial do seu dia no qual você se dedica a ter um tempo precioso de comunhão com Deus. É muito simples manter uma rotina empolgante de descobertas e crescimento espiritual, separando um momento do seu dia para aproximar-se do Senhor.

No Devocional você irá ler um versículo da Bíblia, ler uma meditação sobre o texto, refletir sobre os ensinos que poderá aplicar na sua vida e no final, orar.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Aqui vão algumas dicas para você obter o máximo da leitura da mensagem bíblica do Devocional Diário:

  1. Separe um momento e um local específico: Seu momento devocional será mais proveitoso se deixar de lado a correria e investir num tempo prazeroso, a sós com Deus.
  2. Leia o versículo ou trecho bíblico com atenção: Desenvolva um estilo de vida comprometido com a Palavra de Deus todos os dias e evite distrações.
  3. Leia a meditação diária: Reflita e busque compreender o propósito de Deus para a sua vida através dos comentários.
  4. Aplicação prática: Anote as suas descobertas e lembre-se de colocar em prática tudo o que tem aprendido por meio da Bíblia.
  5. Compartilhe o que aprendeu: Nas suas conversas e interações no dia a dia partilhe com outras pessoas o que Deus tem lhe ensinado através das suas meditações diárias.

Não se esqueça: é muito importante manter-se constantemente comprometido com a Palavra de Deus!

Quer Receber Mensagens Bíblicas?