Devocional Diário


A cada dia um devocional para fortalecer o seu relacionamento com Deus.

OUTUBRO
23 SEXTA

Devocional de Hoje

Cuide bem do seu jardim

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

Gênesis 2:15

Quando lemos o início da narrativa de Gênesis vemos todo o cuidado de Deus na criação do mundo e na preparação de um espaço agradável destinado ao bem estar do ser humano juntamente com a natureza. No versículo de hoje vemos que, além de usufruir de toda a beleza e recursos naturais dados por Deus, o homem foi colocado no jardim com a finalidade bem específica de cuidar e cultivá-lo.

Será que temos tido essa atitude de obediência e gratidão para com a criação do Senhor? Muito ouvimos sobre as preocupações com a poluição, desperdício da água, superaquecimento global e admitimos que vários desses prejuízos são causados pela ambição humana e pelo nosso mau uso do meio ambiente. Mas o que de prático nós, os filhos de Deus, podemos fazer para tornar melhor o mundo a nossa volta?

Cuide bem do jardim onde Deus te colocou:

  • Ore a Deus e agradeça pelas dádivas da criação. Peça que Ele lhe ajude a apreciar e cuidar do ambiente a sua volta.
  • A responsabilidade pelo bom uso dos recursos que temos (água, rios, vegetação, ar, animais etc.) não é exclusiva das organizações ou dos governantes, mas começa conosco em nossas casas.
  • Como cristão, dê bons exemplos de gratidão e cuidado com a natureza (em sua casa, rua, igreja, trabalho e onde for).
  • Cuidado com o destino que você e sua família dá ao lixo e ao que pode ser reciclado.
  • Reúna irmãos e amigos e busquem se envolver em iniciativas práticas de melhorias ambientais.
  • Observe, leia e medite nos muitos ensinos bíblicos que são descritos a partir de experiências práticas com os elementos da criação.

Para Orar:

Querido Deus, muito obrigado por todas as coisas maravilhosas que o Senhor criou e colocou à nossa disposição nesse mundo. Perdoe o nosso descuido e maus tratos com os recursos da natureza que Tu nos deste. Ajuda-me a cuidar do meu jardim... a ter uma boa consciência para preservar e zelar pela criação, que foi feita para Tua glória, em nome de Jesus. Amém!  

Devocional de Ontem

OUTUBRO
22 QUINTA

Confie no Senhor em meio às más notícias

Não temerá más notícias;
seu coração está firme, confiante no Senhor.
Salmos 112:7

Nos dias atuais temos acesso a informação pela tv, internet e radio. Justamente a facilidade de acesso, ao invés de nos ajudar e informar, acaba nos oprimindo. Todos os dias são noticias ruins, roubos, catástrofes e rumores de incerteza. Infelizmente com toda informação que podemos acessar, isso é o que o mundo pode oferecer.

Viver sob o comando dessas vozes pode nos afastar ainda mais de Deus e voltar os nossos olhos para o chão. Para nos mantermos firmes e confiantes no Senhor só há um "canal de notícias" capaz de nos animar e nos impulsionar em vitória: a Palavra de Deus!

Através da Bíblia, moldamos um coração firme e confiante no poder de Deus. Com o coração cheio do Espírito, as noticias ruins não nos abalam. O próprio Filho de Deus nos disse em sua palavra que haveria aflição e descontentamento. Não devemos desanimar, pois Ele venceu o mundo e nos proporcionou a melhor notícia: estamos salvos e livres através do Seu nome!

Diante das promessas do Senhor não tema as más noticias, continue fiel a Cristo, buscando-o. Ele te guiará em meio aos vales em segurança e te conduzirá em vitória.

O melhor canal de notícias!

  • Leia a Bíblia; nela há o alimento eficaz para edificar a sua alma e fazer você transbordar.
  • Não tema as noticias do mundo. Leia o que a Bíblia diz sobre este mundo e sobre aquele que venceu o mundo.
  • Ao invés de consumir notícias ruins o tempo todo que não irão te edificar, procure reservar um tempo do seu dia para ler as boas novas do Senhor.

Para Orar:

Em meio a tantas notícias que querem me abalar, ouço a Tua voz. Tu és a minha esperança e de Ti só tenho boas notícias. Que eu possa cada vez mais estar conectado com as coisas do alto e informado com a Tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.

Devocional de Anteontem

OUTUBRO
21 QUARTA

Deus é sol e escudo

Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; não recusa nenhum bem aos que andam retamente.
Salmos 84:11

Já imaginou como seria viver sem ver o sol todos os dias? Muito complicado, não é? Apesar de sabermos que ele brilha sem parar, há dias que a nebulosidade ou a localização impede que a sua luz seja vista. Essa é a situação de pessoas que vivem em alguns países do mundo, onde essa beleza da criação permanece oculta durante vários meses do ano. Mas quando aparece, todos se deliciam com a luz, calor e bem estar que o sol promove.

Deus é como sol para o seu povo: Ele ilumina, dá vida, conforto e alegria! Ainda que tudo esteja escuro ao seu redor, Deus não deixou de ser a Luz gloriosa que aquece a alma e protege quem confia nele com fervor.

Durante o êxodo, enquanto Israel atravessava o deserto, nas noites Deus era como um farol, uma coluna de fogo que aquecia, brilhava e dirigia os passos na escuridão. Durante os dias de calor escaldante, O Senhor era uma nuvem protetora, um escudo guardando e cuidando do seu povo. Assim também é em sua vida, Deus é o seu sol e escudo! Ele te ilumina, sustenta e protege, concedendo Sua graça infinita todos os dias!

Receba luz e proteção do Senhor:

  • Deus dissipa a escuridão do seu coração. Confie e busque a Sua luz diariamente.
  • Ore e entregue ao Senhor, seus medos, incertezas e temores. Ele te dá graça nos dias frios e escuros da vida.
  • Não duvide! Mesmo que só veja nuvens escuras e tempestades, o Sol da justiça não parou de brilhar. Ele vai dar graça e glória para você superar as dificuldades. Creia!
  • Deus é refúgio, é o escudo forte, Ele é o seu porto seguro. Busque e chame por Jesus, Ele não recusa o bem, para quem anda no seu caminho.
  • Na presença de Deus temos luz real, tudo que é treva se esvai... Toda tristeza, pecado, angústia e desespero dá lugar à glória, paz, descanso e proteção do Pai. Fique junto Dele!

Para Orar:

Senhor Deus, como duvidar de Ti? Mesmo que tudo pareça noite... Mesmo não vendo dias ensolarados, ajuda-me a confiar que o Senhor continua sendo Deus, que és fiel e continuas no controle de tudo. Concede tua graça, meu Senhor, ilumina os meus passos, me protege e alegra meu coração nesses tempos difíceis. Obrigado por cuidar de mim, mesmo quando fraco estou. Quero te buscar, seja qual for a circunstância, e caminhar na tua presença todos os dias. Te agradeço por tudo, em nome de Jesus. Amém!

O que é um Devocional Diário?

Devocional diário é um momento especial do seu dia no qual você se dedica a ter um tempo precioso de comunhão com Deus. É muito simples manter uma rotina empolgante de descobertas e crescimento espiritual, separando um momento do seu dia para aproximar-se do Senhor.

No Devocional você irá ler um versículo da Bíblia, ler uma meditação sobre o texto, refletir sobre os ensinos que poderá aplicar na sua vida e no final, orar.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Aqui vão algumas dicas para você obter o máximo da leitura da mensagem bíblica do Devocional Diário:

  1. Separe um momento e um local específico: Seu momento devocional será mais proveitoso se deixar de lado a correria e investir num tempo prazeroso, a sós com Deus.
  2. Leia o versículo ou trecho bíblico com atenção: Desenvolva um estilo de vida comprometido com a Palavra de Deus todos os dias e evite distrações.
  3. Leia a meditação diária: Reflita e busque compreender o propósito de Deus para a sua vida através dos comentários.
  4. Aplicação prática: Anote as suas descobertas e lembre-se de colocar em prática tudo o que tem aprendido por meio da Bíblia.
  5. Compartilhe o que aprendeu: Nas suas conversas e interações no dia a dia partilhe com outras pessoas o que Deus tem lhe ensinado através das suas meditações diárias.

Não se esqueça: é muito importante manter-se constantemente comprometido com a Palavra de Deus!

Quer Receber Mensagens Bíblicas?