Devocional Diário


A cada dia um devocional para fortalecer o seu relacionamento com Deus.

JANEIRO
23 DOMINGO

Devocional de Hoje

Mais perto quero estar

Quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Fiz do Senhor Soberano meu refúgio e anunciarei a todos tuas maravilhas.
Salmos 73:28

Há um hino bastante antigo e conhecido da Harpa Cristã que traz esse mote no seu título e refrão: "mais perto quero estar de Ti, Senhor!". Nele canta-se sobre a alegria da boa companhia, do amor e da esperança que encontramos na presença do Senhor. De fato, como o salmista também disse, "bom é estar perto de Deus!"

Mas então, porque será que muitas vezes nos afastamos? Infelizmente nosso coração é naturalmente inclinado para a independência do Pai celestial. Foi essa mesma tentação que os nossos ancestrais passaram no Éden: viver longe ou perto de Deus?

Por toda a Bíblia vemos inúmeros convites amorosos de Deus para que seu povo esteja perto Dele. E hoje também não é diferente. Cristo nos chama a um relacionamento de proximidade real. Quando estamos longe, Ele nos atrai de novo, nos lembrando daquilo que nos dá esperança... da Sua presença é tudo que mais precisamos!

Aproxime-se com confiança! - (Hb. 4:16)

  • Deus já deu o 1º passo para estar mais perto. Agora é a sua vez de responder ao Seu convite.

  • Quando se sentir longe de Deus é tempo de voltar até o ponto onde você se afastou.

  • Quando não conseguir orar, ORE! Jesus não rejeita a oração sincera (mesmo que seja pequena ou simples).
  • Leia a Bíblia buscando compreender por meio dela, o que Deus fala ao seu coração.
  • Busque ajuda de amigos de fé, para se ajudarem mutuamente, a permanecer sempre perto de Deus.

Para Orar:

"Mais perto quero estar, de Ti, Senhor. Ainda que seja a dor, que me una a Ti."
Senhor, ajuda-me sempre a confiar que não há nenhum outro lugar do mundo melhor do que estar perto do Senhor. Atrai-me quando me afastar e não permitas que eu ande longe dos teus caminhos. Que a cada dia eu ande um pouco mais junto de Ti, Pai. Em nome de Jesus eu peço, amém!

Devocional de Ontem

JANEIRO
22 SÁBADO

Fazer o bem faz bem!

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Gálatas 6:9 

No Evangelho há muito trabalho. Trabalho para semear, trabalho para irrigar e colher. O Reino de Deus é tomado por esforço (Mateus 11:12) e é necessário bom ânimo.

Há dias em que levantamos dispostos, mas, pode ocorrer dias em que o cansaço pode tomar conta de nós. Sim, podemos ficar cansados, mas não devemos desanimar. O trabalho do Evangelho é árduo, mas é gratificante. 

É nos momentos de cansaço que devemos buscar a Deus. Só Ele pode refrigerar a nossa alma e injetar-nos ânimo. Afaste-se do desânimo, faça o bem sem se preocupar com retorno. Dessa forma, seremos surpresos por Ele!

Fazer o bem é mais fácil do que se imagina. 

  • Procure fazer o bem sem pensar em recompensa. A expectativa da recompensa pode gerar desânimo. 
  • Recarregue as suas forças em Deus. Ore, leia a sua Palavra. 
  • Foque em Deus e não em homens. Primeiramente, faça o bem para agradar a Deus.

Para Orar: 

Senhor, em Ti está toda força e de todo poder. Fortalece a minha vida, capacita-me a ajudar mais as pessoas que necessitam de Ti. Usa-me como instrumento nas Tuas mãos. Em nome de Jesus, amém!

Devocional de Anteontem

JANEIRO
21 SEXTA

Ira desmedida

Isso tudo deixou Jonas aborrecido e muito irado.
Jonas 4:1

Fúria, raiva, zanga, ressentimento, descontentamento são sinônimos para designar o estado de insatisfação desmedida ou ira humana. Quase sempre esses sentimentos nos assaltam em ocasiões inesperadas do nosso dia-a-dia e, o mais importante, será cuidar das nossas reações.

É natural e razoável nos indignarmos com as injustiças da vida, mas temos de deixar que a retribuição e punição venham da parte de Deus. Descarregar a ira descontroladamente, ofender ou fazer justiça com as próprias mãos, não agrada ao Senhor. A Bíblia nos orienta a irar e não pecar.

Muitas vezes, como Jonas, temos uma indignação desproporcional ou injusta e ficamos irados com base no nosso orgulho ferido, o que não é certo. Deus perguntou a Jonas (Jonas 4:4) e também pergunta-nos hoje: a sua ira é razoável?

Quando se irritar, não peque!

  • Ore e entregue ao Deus todas as causas de ira que tem ou sente.
  • Peça ajuda e tranquilidade ao Senhor, para que você reaja com equilíbrio e sensatez nos momentos de ira. 
  • Leia Salmos 4:4 - "Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se."
  • Reflita por instantes: qual a verdadeira causa da sua ira? Você tem razão para estar furioso? Se estivesse no lugar do outro faria algo diferente? 
  • Busque ser mais parecido com Cristo: não seja reativo nem vingativo, mas seja um pacificador. 

Para Orar: 

Senhor, ajuda-me a irar e não pecar. Controla as minhas reações e os meus sentimentos nos momentos de crise e aborrecimento. Perdoa-me por todo descontrole, raiva e pensamentos de vingança. Ensina-me a acalmar os ânimos, na Tua Palavra e transforma o meu temperamento, para que seja mais parecido com o Senhor Jesus Cristo. Amém!

O que é um Devocional Diário?

Devocional diário é um momento especial do seu dia no qual você se dedica a ter um tempo precioso de comunhão com Deus. É muito simples manter uma rotina empolgante de descobertas e crescimento espiritual, separando um momento do seu dia para aproximar-se do Senhor.

No Devocional você irá ler um versículo da Bíblia, ler uma meditação sobre o texto, refletir sobre os ensinos que poderá aplicar na sua vida e no final, orar.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Aqui vão algumas dicas para você obter o máximo da leitura da mensagem bíblica do Devocional Diário:

  1. Separe um momento e um local específico: Seu momento devocional será mais proveitoso se deixar de lado a correria e investir num tempo prazeroso, a sós com Deus.
  2. Leia o versículo ou trecho bíblico com atenção: Desenvolva um estilo de vida comprometido com a Palavra de Deus todos os dias e evite distrações.
  3. Leia a meditação diária: Reflita e busque compreender o propósito de Deus para a sua vida através dos comentários.
  4. Aplicação prática: Anote as suas descobertas e lembre-se de colocar em prática tudo o que tem aprendido por meio da Bíblia.
  5. Compartilhe o que aprendeu: Nas suas conversas e interações no dia a dia partilhe com outras pessoas o que Deus tem lhe ensinado através das suas meditações diárias.

Não se esqueça: é muito importante manter-se constantemente comprometido com a Palavra de Deus!

Quer Receber Mensagens Bíblicas?