1. A Criação

Você sabe como aconteceu o princípio de tudo?

Olhe à sua volta, sinta o ar, veja o céu, o sol, as estrelas, o mar, a linda natureza com todos os animais... Quem será que fez tudo isso? Quem será que fez você, seus pais, sua família? Quem é o autor da vida?

A Bíblia diz que Deus é o criador de todo o universo. Ele criou a Terra e tudo que existe em 6 dias. 
Vamos ver como tudo aconteceu?

A Terra não tinha nenhuma forma, era escura e vazia. Mas Deus queria criar algo muito especial em nosso planeta. Por isso, no 1º dia Deus disse: "Que haja luz!" A luz apareceu, e então passou a existir o dia e a noite. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

Criação - Deus criou tudo no princípio
Imagem de Wycliffe BibleTranslators of Russia, via FreeBibleimages.org

No 2º dia Deus criou o céu azul. E colocou nuvens brancas, lá em cima. Deus gostou do que fez, e disse que era bom! 

No 3º dia Deus mandou que as águas se ajuntassem num só lugar, formando os mares. Ordenou que aparecesse a terra seca também. A terra deveria produzir grama e todo tipo de árvores e plantas. Essas árvores dariam frutos bem saborosos, que nós conhecemos muito bem: maçãs, laranjas, morangos, bananas... Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

No 4º dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas e colocou-os no céu para iluminarem a terra. O sol brilha durante o dia, e a lua e as estrelinhas brilham durante a noite. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

Quarto dia da criação - Deus criou o sol e as estrelas
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

No 5º dia Deus criou os peixes e todos os tipos de animais marinhos, grandes e pequenos. E com eles encheu os rios e mares. Também fez as aves para viverem na terra e muitos tipos de passarinhos para voarem pelo céu. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

O último dia da criação foi muito especial! No 6º dia, Deus mandou que a terra produzisse animais de todos os tipos: animais domésticos como o cãozinho e o gato, animais selvagens como o leão e o elefante e os répteis, como as cobras e os jacarés... A terra se encheu de bichos grandes e pequenos.

Sexto dia da criação - animais de várias espécies
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Mas a criatura mais especial, Deus deixou para o final: o ser humano! Isso mesmo, nós somos muito importantes para Deus! O Senhor criou o homem e a mulher do pó da terra, diferentes de todos os outros animais criados e mais parecidos com Ele mesmo. Deus disse: "Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança para que ele cuide e governe a terra. Deus nos amou de uma forma muito especial... Ele gostou tanto do que fez, que disse que era Muito Bom!

Sexto dia da criação - criação do homem à imagem de Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Tudo era lindo e perfeito! A grande história de Deus tinha começado... Adão e Eva se amavam. Deus amava aos dois e a tudo que tinha criado. No 7º dia Deus descansou de todo trabalho que fez. Ele abençoou esse dia e estava muito feliz com a sua criação. 

Moral da história da Criação 

Aprendemos que Deus é o Criador de todas as coisas. Ele sustenta tudo no universo pelo Seu poder. Por isso sabemos que Ele é muito maior que o sol, as estrelas e todo universo. Deus é O mais forte e poderoso que existe! Ele fez-nos de forma especial porque nos ama e preparou um mundo lindo para vivermos. 


2. A Queda do homem

Alguma vez já se sentiu triste por uma coisa ter desaparecido?

Essa é a história de como o primeiro casal que viveu no mundo falhou feio! Eles perderam uma coisa muito importante: a amizade com Deus... Adão e Eva erraram desobedecendo ao Senhor. Infelizmente eles não fizeram o que Deus mandou e deram ouvidos à uma Serpente muito má. Vamos ver como isso aconteceu?

Adão e Eva viviam felizes no jardim do Éden. Era um lugar lindo que Deus tinha preparado para eles. Nesse lugar tudo tão maravilhoso, eles não tinham nenhum motivo para se queixar. No jardim cresceram 2 árvores muito especiais: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Sobre as árvores, Deus tinha dado uma única ordem: "coma de qualquer árvore do jardim, menos da "Árvore do conhecimento do bem e do mal".

Eva dá ouvidos à serpente e não a Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Mas infelizmente os dois desobedeceram ao Senhor. Eva foi enganada pela malvada serpente que distorceu o que Deus disse. Eva viu que a árvore era bonita, daria mais conhecimento e que os frutos pareciam saborosos, então foi e fez o que Deus falou para não fazer! Comeu do fruto e deu também para o marido Adão. Que grande erro! Agora eles conheciam o mal... Acabaram de estragar o mundo perfeito de Deus.

Adão e Eva desobedecem a Deus - Gênesis 3
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Depois que comeram ficaram envergonhados e se esconderam de Deus. "Por que fizeram o que ordenei que não fizessem?"
- perguntou Deus. Cada um deles começou a se desculpar colocando a culpa no outro. Infelizmente a maldade já tinha entrado nos seus corações.

- Não fui eu Senhor! Foi Eva que comeu primeiro e me deu! - disse Adão.
- A culpa não foi minha, Deus! Foi a serpente que me enganou e eu comi... - dizia Eva.

Adão e Eva tentam se desculpar do seu erro perante Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

O Senhor preparou roupas para eles e expulsou-os do lindo jardim que tinha feito. Colocou dois anjos com espadas para guardar a Árvore da Vida que estava lá. 

Lição da história da Queda 

Toda desobediência tem uma consequência. Aprendemos com essa história que é preciso dar ouvidos à Palavra de Deus e obedecê-la, mesmo que outros tentem nos convencer que o errado é mais legal. Deus vê tudo de bom ou de ruim que fazemos e nos corrige. Ele cuida de nós mesmo quando falhamos, por isso devemos nos arrepender dos erros e pedir perdão sempre.

Adão e Eva são expulsos do Paraíso - Gênesis 3:23

3. O Dilúvio e a Arca de Noé

O que você gosta de fazer num dia chuvoso?

Essa é a história de uma grande chuva que caiu durante dias e dias, inundando a terra toda. Já imaginou? Mas Deus é amoroso e salvou uma família que confiava nele, e também muitos animais. Vamos ver como isso aconteceu?

Noé amava a Deus e tentava obedecer sempre a tudo que Ele dizia. Mais ninguém amava a Deus assim, nem fazia as coisas como Deus mandava. As pessoas naquele tempo eram muito más, e gostavam de fazer tudo errado: violência, mentiras e todo tipo de maldades que se possa imaginar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a violência dos homens
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Deus se entristeceu tanto por causa dessa atitude das pessoas que decidiu enviar uma grande chuva, um dilúvio para inundar a terra e destruir toda a maldade das pessoas. Mas Deus queria salvar Noé e a sua família, porque ele era um homem bom e amava a Deus de coração.

A arca de Noé e o Dilúvio - Noé amava a Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Então certo dia, Deus explicou para Noé que deveria construir um barco muito grande, onde ele e sua família se protegeriam da grande chuva e inundação que iriam acontecer. Noé fez tudo exatamente como Deus mandou. Quando a arca ficou pronta e depois de tudo preparado, alimentos armazenados à bordo, tinha chegado o momento... Deus ordenou que Noé fizesse entrar na grande arca casais de animais de cada espécie para que também fossem salvos do dilúvio.

Depois que todos entraram, Deus fechou a porta. De repente começou a chover. Primeiro umas pequenas gotinhas, depois uma forte chuva que durou 40 dias e 40 noites. A chuva não parava nenhum instante, mas dentro do barco estavam todos secos e à salvo. Com aquela quantidade de chuva, as águas começaram a subir e fez o barco navegar como se estivesse em alto mar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a arca sobre as águas
Imagem de Wycliffe BibleTranslators of Russia, via FreeBibleimages.org

Até que enfim, a chuva parou! Aos poucos a água começou a baixar até que a arca pousou sobre a montanha chamada Ararate. Depois de alguns dias, as águas foram secando. Quando o chão estava enxuto, Deus falou para Noé que tinha chegado a hora de deixarem a arca. Então saíram Noé, sua família e todos os animais dois a dois...

Noé fez um altar e agradeceu muito a Deus por ter cuidado deles durante todo aquele tempo. Deus então prometeu que nunca mais enviaria tanta chuva sobre a terra, como no dilúvio. E para todos se lembrem da promessa que Ele fez, criou o arco-íris, que aparece nos dias de chuva no céu.

A arca de Noé e o Dilúvio - a aliança, arco-íris - Salmos 121:7 Deus nos protegerá

Lição da história do Dilúvio e a Arca de Noé

Deus nos salva e nos mantém em segurança. Pela bondade e misericórdia de Deus, muitas coisas ruins não acontecem a nós nem as nossas famílias. Deus protege aqueles que O amam e lhe obedecem. Deus também cuida dos animais. Ele fez uma promessa de que nunca mais destruiria a terra com dilúvio novamente e nos deixou um memorial, o arco-íris que pode ser sempre contemplado por nós nos dias de chuva.


4. Deus escolhe a Abraão

Já teve que esperar por alguma coisa que queria muito?
Por vezes é difícil esperar, mas se confiarmos em Deus, coisas boas vão acontecer! Essa história fala de alguém que teve que esperar muito tempo para receber uma promessa muito especial de Deus. Vamos ver que promessas foram essas?

Certo dia,  Deus chamou a Abraão e disse-lhe: - sai e vai para a terra que eu vou lhe mostrar. Farei de você uma grande nação. Te abençoarei e te usarei para abençoar todas as famílias da terra!

Abraão mesmo sem saber para onde ia, não reclamou. Levantou-se, desmontou as tendas, fez as malas, organizou todas as suas coisas e partiu junto da sua esposa Sara, seus animais e seus empregados. Viajou durante muito tempo até chegarem numa terra chamada Canaã.

Então ali Deus disse a Abraão: um dia toda essa terra será sua e dos seus descendentes. Vou dá-la a vocês para sempre!

Mas Abraão não entendeu como isso seria possível, porque ele e sua esposa já eram muito velhos e nunca tiveram filhos. - Oh Senhor Deus, como será isso, se continuo sem filhos? Eu e a Sara já somos velhos demais para ter um bebê!"
 

Imagem de Abraao e Sara velhos, fundo com o céu estrelado
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Olha agora para o céu e conta as estrelas. Se conseguir contá-las! Assim será o número dos descendentes que você terá. - disse Deus.

Abraão acreditou na promessa de Deus. Assim, Deus ficou satisfeito com ele.
Mas o tempo passava, passava e Abraão estava mesmo desesperado para ter o filho prometido. Até tentou dar um jeitinho mas somente quando ele tinha 99 anos é que Deus lhe disse: daqui a um 1 ano, a Sara vai ter o filho prometido, coloquem nele o nome de Isaque. Tudo que te prometi, prometo também para Isaque e seus filhos. 

A Sara, quando ouviu a conversa, se riu porque pensava: como é que eu tão velha assim, poderei ainda engravidar? 

Mas nada é impossível para Deus! Quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 eles puderam rir de tanta alegria! O bebê Isaque nasceu exatamente quando Deus disse que ia nascer. Tudo que Deus promete Ele cumpre!

Abrão, Sara e o bebê Isaque - alegria da promessa cumprida
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Lição da História de Abraão:

Mesmo que pareça que as promessas de Deus demorem, todas elas vão se cumprir! Deus é fiel e não volta atrás naquilo em que prometeu e disse. Podemos sempre confiar na Palavra de Deus pois o Senhor fará todas as coisas acontecerem, no seu devido tempo. Além dessa confiança, todos nós, que cremos em Jesus fazemos parte da promessa feita à Abraão. Jesus Cristo é um descendente de Abraão e através dele toda a nossa família pode ser abençoada. Basta crer!


5. Um anjo traz boas notícias

Qual a maior surpresa que você já teve na vida?

Todos esperavam a promessa que Deus havia feito muito tempo atrás: um grande Rei viria para salvar a todos que amam e acreditam em Deus. Mas o tempo passou, passou.... Ninguém imaginava, mas a grande surpresa de Deus estava prestes a acontecer... 

Vivia na cidade de Nazaré uma moça chamada Maria, que estava noiva de um rapaz chamado José. Eles iam se casar em breve, mas o que Maria não sabia é que restava prestes a receber uma grande notícia! Era uma mensagem surpreendente que ia mudar pra sempre a vida deles... Mas que notícia especial seria essa?

Um anjo anuncia o nascimento de Jesus - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

Certo dia, Deus enviou um anjo com uma mensagem para ela: - "Olá Maria!" disse o anjo Gabriel. - "Deus está contigo e tem se agradado de ti!" Maria não sabia o que o anjo queria dizer com essas palavras.

O anjo Gabriel aparece a Maria - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

Então o anjo lhe disse: -"Não tenha medo, Maria!. Deus tem uma surpresa maravilhosa: você vai ter um bebê e o nome dele vai ser Jesus. Esse neném será Filho de Deus e será o grande Rei, como foi Davi e vai reinar sobre o povo de Deus para sempre.

Então Maria lhe disse: - "Não compreendo, como é que eu posso ter um filho se ainda não sou casada?" O anjo respondeu: não se preocupe, Deus vai fazer isso acontecer através do Seu Espírito. Para Deus não há nada impossível, Maria.

Maria aceita a vontade de Deus - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

Maria então disse: "Que seja assim. Vou fazer tudo o que o Senhor quiser!" O anjo Gabriel foi embora e Maria foi visitar Isabel, uma parente sua que também estava grávida. "Que surpresa maravilhosa!" Isabel ficou muito contente com a visita de Maria e com a notícia sobre Jesus. Maria então louvou a Deus, de todo coração, por toda Sua bondade e amor! 

Lição da história do anúncio do nascimento de Jesus

Deus enviou o anjo Gabriel para dar uma notícia maravilhosa à Maria e ao mundo: Jesus o Rei dos reis nasceria para salvar a humanidade dos seus pecados. Maria aceitou a vontade de Deus. Assim também nós devemos viver e obedecer a vontade de Deus.

Versículo Lucas 1:37 - Tudo é possível para Deus!

6. O Nascimento de Jesus

Já imaginou como foi o primeiro Natal?

Jesus o Salvador eterno desceu dos céus e veio até nós, porque nos ama muito. Mas como será que isso aconteceu? Será que veio voando como um super herói? Ou apareceu de repente na terra? Vamos ver como é que Ele chegou aqui para nos salvar?

Deus amou tanto o mundo que enviou Seu próprio Filho para vir aqui nos ajudar. No Seu plano, Ele escolheu uma moça chamada Maria, para ser a mãe de Jesus. Maria ainda não era casada. Ela ficou grávida, de forma milagrosa, através do Espírito Santo. Maria tinha um noivo chamado José, um rapaz que também confiava em Deus. Pouco antes de ganhar o bebê, eles tiveram que fazer uma viagem até Belém, a sua cidade natal.

Mapa viagem de José e Maria - de Nazaré até Belém
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

Mas nesse mesmo tempo estava chegando a hora do bebê Jesus nascer. Naquele tempo não haviam tantos hospitais, como hoje em dia. Eles procuraram um lugar onde poderiam ficar hospedados mas a cidade estava cheia, não havia lugar na hospedaria (era uma espécie de hotel ou pousada)... Talvez até tivessem procurado uma casa, alguém que os recebessem num lugar mais confortável para estarem com o neném... Mas, não conseguiram nada!

Sem alojamento - José e Maria procuram se hospedar, mas não havia lugar na cidade de Belém para acolher o bebê Jesus
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

O único lugar que encontraram para ficar com o bebê Jesus foi num curral. Esse lugar, também chamado de estábulo ou estrebaria, é onde os animais da fazenda vão para comer, beber água e descansar. Maria teve o bebê ali, envolveu-o em alguns panos e o colocou para dormir numa manjedoura (cocho) bem quentinho.

Maria envolve o bebê Jesus em alguns panos e coloca-o numa manjedoura
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

Apesar de toda simplicidade, foi um acontecimento maravilhoso para todo o mundo: Jesus Cristo, o Salvador do mundo tinha nascido! Anjos cantavam nos céus:

"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".
Lucas 2:14

Pastores no campo - Multidão de anjos louvam a Deus pelo nascimento do Salvador do mundo
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org 

O bebê Jesus recebeu algumas visitas: alguns pastores que ouviram os anjos e alguns magos. Uma grande estrela brilhante, surgiu no céu e conduziu os astrólogos num longo caminho, do oriente até o lugar onde Jesus estava. Eles foram lá para adorar Jesus e lhe entregar presentes! Assim foi o 1º Natal! Jesus trouxe vida, paz e luz ao mundo, através da esperança de Salvação...

Pastores visitam Jesus - magos O adoram e levaram-lhe presentes

Moral da história do Nascimento de Jesus

Jesus nasceu para ajudar todas as pessoas! O mundo estava totalmente escuro e triste, longe de Deus, por causa dos erros e maldade de todos. Mas Deus nos amou tanto, tanto que enviou Seu Filho Jesus para trazer luz e ajudar-nos a fazer o bem e acertar o caminho certo. Assim, todos que acreditam em Jesus podem se transformar em pessoas melhores e escaparem do castigo final. Dê lugar a Ele no seu coração! Ele é o maior presente do mundo... Jesus é a maior riqueza do universo! 


7. Jesus escolhe os primeiros discípulos 

João Batista era um profeta conhecido nos tempos de Jesus. Ele pregava que o Reino de Deus estava próximo. Por isso as pessoas deveriam se preparar para a chegada de Jesus. Elas deveriam mudar o seu mau comportamento, e receberem um batismo de arrependimento.

João no rio junto de uma multidão aponta para Jesus
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org 

Certo dia quando Jesus ia passando, João Batista disse: Vejam! É Ele o Cordeiro de Deus! Dois seguidores de João foram logo seguindo Jesus. Um desses era André, ele correu em busca de seu irmão, Simão Pedro, para que ele também conhecesse a Jesus. Vamos, vamos Simão! Achamos o Senhor Jesus, venha vê-lo.

No dia seguinte, Jesus foi para uma cidade chamada Galiléia. Na viagem encontrou a Filipe e disse: segue-me! Filipe também levou seu amigo Natanael para conhecer Jesus.
Noutro dia, Pedro e André estavam pescando. Então Jesus chamou: Venham comigo e farei de vocês pescadores de homens! Eles deixaram tudo na praia e seguiram Jesus. Ele também chamou Tiago e João para se juntarem ao grupo. Jesus também encontrou um cobrador de impostos, chamado Mateus (Levi) e disse: Segue-me!

Jesus seguido por alguns homens, no fundo barcos cheios de peixes e o mar
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org 

Depois disso, Jesus subiu a um monte e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, ele chamou seus discípulos e escolheu doze ajudantes: os irmãos Simão Pedro e André, Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, Tiago e Simão Zelote, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Estes estariam mais próximos e seriam enviados a anunciar os ensinos de Jesus a todo o povo.

Moral da História:

Todos somos chamados a seguir Jesus. Quando Ele nos chama devemos estar prontos e dizer, "Sim, Senhor! Te seguirei!"
Ao seguir a Deus vamos conhecendo melhor como é a sua Palavra e como podemos cumprir a sua vontade. Seguir a Jesus sempre ajuda-nos a cumprir um bom propósito com a nossa vida!