Leia, medite e use essas histórias com moral, para ensinar às crianças preciosas lições da Bíblia:

  1. A Criação
  2. A queda do homem
  3. O Dilúvio e a arca de Noé
  4. Deus escolhe Abraão
  5. Ana pede um filho ao Senhor
  6. O nascimento de Samuel
  7. Deus chama Samuel
  8. Davi e Golias
  9. Daniel na cova dos Leões
  10. Um Anjo traz boas notícias
  11. O Nascimento de Jesus
  12. Jesus escolhe os primeiros discípulos
  13. Jesus cura o paralítico
  14. Jesus alimenta 5000 pessoas
  15. O Bom Samaritano

1. A Criação

Referência Bíblica: Gênesis 1 e 2

Você sabe como aconteceu o princípio de tudo?

Olhe à sua volta, sinta o ar, veja o céu, o sol, as estrelas, o mar, a linda natureza com todos os animais... Quem será que fez tudo isso? Quem será que fez você, seus pais, sua família? Quem é o autor da vida?

A Bíblia diz que Deus é o criador de todo o universo. Ele criou a Terra e tudo que existe em 6 dias.
Vamos ver como tudo aconteceu?

A Terra não tinha nenhuma forma, era escura e vazia. Mas Deus queria criar algo muito especial em nosso planeta. Por isso, no 1º dia Deus disse: "Que haja luz!" A luz apareceu, e então passou a existir o dia e a noite. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

Criação - Deus criou tudo no princípio
Imagem de Wycliffe BibleTranslators of Russia, via FreeBibleimages.org

No 2º dia Deus criou o céu azul. E colocou nuvens brancas, lá em cima. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

No 3º dia Deus mandou que as águas se ajuntassem num só lugar, formando os mares. Ordenou que aparecesse a terra seca também. A terra deveria produzir grama e todo tipo de árvores e plantas. Essas árvores dariam frutos bem saborosos, que nós conhecemos muito bem: maçãs, laranjas, morangos, bananas... Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

No 4º dia, Deus criou o sol, a lua e as estrelas e colocou-os no céu para iluminarem a terra. O sol brilha durante o dia, e a lua e as estrelinhas brilham durante a noite. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

Quarto dia da criação - Deus criou o sol e as estrelas
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

No 5º dia Deus criou os peixes e todos os tipos de animais marinhos, grandes e pequenos. E com eles encheu os rios e mares. Também fez as aves para viverem na terra e muitos tipos de passarinhos para voarem pelo céu. Deus gostou do que fez, e disse que era bom!

O último dia da criação foi muito especial! No 6º dia, Deus mandou que a terra produzisse animais de todos os tipos: animais domésticos como o cãozinho e o gato, animais selvagens como o leão e o elefante e os répteis, como as cobras e os jacarés... A terra se encheu de bichos grandes e pequenos.

Sexto dia da criação - animais de várias espécies
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Mas a criatura mais especial, Deus deixou para o final: o ser humano! Isso mesmo, nós somos muito importantes para Deus! O Senhor criou o homem e a mulher do pó da terra, diferentes de todos os outros animais criados e mais parecidos com Ele mesmo. Deus disse: "Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança para que ele cuide e governe a terra. Deus nos amou de uma forma muito especial... Ele gostou tanto do que fez, que disse que era Muito Bom!

Sexto dia da criação - criação do homem à imagem de Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Tudo era lindo e perfeito! A grande história de Deus tinha começado... Adão e Eva se amavam. Deus amava aos dois e a tudo que tinha criado. No 7º dia Deus descansou de todo trabalho que fez. Ele abençoou esse dia e estava muito feliz com a sua criação.

Moral da história da Criação

Aprendemos que Deus é o Criador de todas as coisas. Ele sustenta tudo no universo pelo Seu poder. Por isso sabemos que Ele é muito maior que o sol, as estrelas e todo universo. Deus é O mais forte e poderoso que existe! Ele fez-nos de forma especial porque nos ama e preparou um mundo lindo para vivermos.


2. A queda do homem

Referência Bíblica: Gênesis 3

Alguma vez já se sentiu triste por uma coisa ter desaparecido?

Essa é a história de como o primeiro casal que viveu no mundo falhou feio! Eles perderam uma coisa muito importante: a amizade com Deus... Adão e Eva erraram desobedecendo ao Senhor. Infelizmente eles não fizeram o que Deus mandou e deram ouvidos à uma Serpente muito má. Vamos ver como isso aconteceu?

Adão e Eva viviam felizes no jardim do Éden. Era um lugar lindo que Deus tinha preparado para eles. Nesse lugar tudo tão maravilhoso, eles não tinham nenhum motivo para se queixar. No jardim cresceram 2 árvores muito especiais: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Sobre as árvores, Deus tinha dado uma única ordem: "coma de qualquer árvore do jardim, menos da "Árvore do conhecimento do bem e do mal".

Eva dá ouvidos à serpente e não a Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Mas infelizmente os dois desobedeceram ao Senhor. Eva foi enganada pela malvada serpente que distorceu o que Deus disse. Eva viu que a árvore era bonita, daria mais conhecimento e que os frutos pareciam saborosos, então foi e fez o que Deus falou para não fazer! Comeu do fruto e deu também para o marido Adão. Que grande erro! Agora eles conheciam o mal... Acabaram de estragar o mundo perfeito de Deus.

Adão e Eva desobedecem a Deus - Gênesis 3
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Depois que comeram ficaram envergonhados e se esconderam de Deus. "Por que fizeram o que ordenei que não fizessem?"
- perguntou Deus. Cada um deles começou a se desculpar colocando a culpa no outro. Infelizmente a maldade já tinha entrado nos seus corações.

- Não fui eu Senhor! Foi Eva que comeu primeiro e me deu! - disse Adão.
- A culpa não foi minha, Deus! Foi a serpente que me enganou e eu comi... - dizia Eva.

Adão e Eva tentam se desculpar do seu erro perante Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

O Senhor preparou roupas para eles e expulsou-os do lindo jardim que tinha feito. Colocou dois anjos com espadas para guardar a Árvore da Vida que estava lá.

Moral da história da queda

Toda desobediência tem uma consequência. Aprendemos com essa história que é preciso dar ouvidos à Palavra de Deus e obedecê-la, mesmo que outros tentem nos convencer que o errado é mais legal. Deus vê tudo de bom ou de ruim que fazemos e nos corrige. Ele cuida de nós mesmo quando falhamos, por isso devemos nos arrepender dos erros e pedir perdão sempre.

Adão e Eva são expulsos do Paraíso - Gênesis 3:23

3. O Dilúvio e a Arca de Noé

Referência Bíblica: Gênesis 6, 7 e 8

O que você gosta de fazer num dia chuvoso?

Essa é a história de uma grande chuva que caiu durante dias e dias, inundando a terra toda. Já imaginou? Mas Deus é amoroso e salvou uma família que confiava nele, e também muitos animais. Vamos ver como isso aconteceu?

Noé amava a Deus e tentava obedecer sempre a tudo que Ele dizia. Mais ninguém amava a Deus assim, nem fazia as coisas como Deus mandava. As pessoas naquele tempo eram muito más, e gostavam de fazer tudo errado: violência, mentiras e todo tipo de maldades que se possa imaginar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a violência dos homens
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Deus se entristeceu tanto por causa dessa atitude das pessoas que decidiu enviar uma grande chuva, um dilúvio para inundar a terra e destruir toda a maldade das pessoas. Mas Deus queria salvar Noé e a sua família, porque ele era um homem bom e amava a Deus de coração.

A arca de Noé e o Dilúvio - Noé amava a Deus
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Então certo dia, Deus explicou para Noé que deveria construir um barco muito grande, onde ele e sua família se protegeriam da grande chuva e inundação que iriam acontecer. Noé fez tudo exatamente como Deus mandou. Quando a arca ficou pronta e depois de tudo preparado, alimentos armazenados à bordo, tinha chegado o momento... Deus ordenou que Noé fizesse entrar na grande arca casais de animais de cada espécie para que também fossem salvos do dilúvio.

Depois que todos entraram, Deus fechou a porta. De repente começou a chover. Primeiro umas pequenas gotinhas, depois uma forte chuva que durou 40 dias e 40 noites. A chuva não parava nenhum instante, mas dentro do barco estavam todos secos e à salvo. Com aquela quantidade de chuva, as águas começaram a subir e fez o barco navegar como se estivesse em alto mar.

A arca de Noé e o Dilúvio - a arca sobre as águas
Imagem de Wycliffe BibleTranslators of Russia, via FreeBibleimages.org

Até que enfim, a chuva parou! Aos poucos a água começou a baixar até que a arca pousou sobre a montanha chamada Ararate. Depois de alguns dias, as águas foram secando. Quando o chão estava enxuto, Deus falou para Noé que tinha chegado a hora de deixarem a arca. Então saíram Noé, sua família e todos os animais dois a dois...

Noé fez um altar e agradeceu muito a Deus por ter cuidado deles durante todo aquele tempo. Deus então prometeu que nunca mais enviaria tanta chuva sobre a terra, como no dilúvio. E para todos se lembrem da promessa que Ele fez, criou o arco-íris, que aparece nos dias de chuva no céu.

A arca de Noé e o Dilúvio - a aliança, arco-íris - Salmos 121:7 Deus nos protegerá

Moral da história do Dilúvio e a Arca de Noé

Deus nos salva e nos mantém em segurança. Pela bondade e misericórdia de Deus, muitas coisas ruins não acontecem a nós nem as nossas famílias. Deus protege aqueles que O amam e lhe obedecem. Deus também cuida dos animais. Ele fez uma promessa de que nunca mais destruiria a terra com dilúvio novamente e nos deixou um memorial, o arco-íris que pode ser sempre contemplado por nós nos dias de chuva.


4. Deus escolhe a Abraão

Referência Bíblica: Gênesis 12, 18 e 21.

Já teve que esperar por alguma coisa que queria muito?
Por vezes é difícil esperar, mas se confiarmos em Deus, coisas boas vão acontecer! Essa história fala de alguém que teve que esperar muito tempo para receber uma promessa muito especial de Deus. Vamos ver que promessas foram essas?

Certo dia, Deus chamou a Abraão e disse-lhe: - sai e vai para a terra que eu vou lhe mostrar. Farei de você uma grande nação. Te abençoarei e te usarei para abençoar todas as famílias da terra!

Abraão mesmo sem saber para onde ia, não reclamou. Levantou-se, desmontou as tendas, fez as malas, organizou todas as suas coisas e partiu junto da sua esposa Sara, seus animais e seus empregados. Viajou durante muito tempo até chegarem numa terra chamada Canaã.

Então ali Deus disse a Abraão: um dia toda essa terra será sua e dos seus descendentes. Vou dá-la a vocês para sempre!

Mas Abraão não entendeu como isso seria possível, porque ele e sua esposa já eram muito velhos e nunca tiveram filhos. - Oh Senhor Deus, como será isso, se continuo sem filhos? Eu e a Sara já somos velhos demais para ter um bebê!"

Imagem de Abraao e Sara velhos, fundo com o céu estrelado
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Olha agora para o céu e conta as estrelas. Se conseguir contá-las! Assim será o número dos descendentes que você terá. - disse Deus.

Abraão acreditou na promessa de Deus. Assim, Deus ficou satisfeito com ele.
Mas o tempo passava, passava e Abraão estava mesmo desesperado para ter o filho prometido. Até tentou dar um jeitinho mas somente quando ele tinha 99 anos é que Deus lhe disse: daqui a um 1 ano, a Sara vai ter o filho prometido, coloquem nele o nome de Isaque. Tudo que te prometi, prometo também para Isaque e seus filhos.

A Sara, quando ouviu a conversa, sorriu porque pensava: como é que eu tão velha assim, poderei ainda ter filhos?

Mas nada é impossível para Deus! Quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90 eles puderam rir de tanta alegria! O bebê Isaque (este nome significa riso) nasceu exatamente quando Deus disse que ia nascer. Tudo que Deus promete Ele cumpre!

Abrão, Sara e o bebê Isaque - alegria da promessa cumprida
Imagem de Jim Pagett, licenciada por Sweet Publishing, via FreeBibleimages.org

Moral da História de Abraão

Mesmo que pareça que as promessas de Deus demorem, todas elas vão se cumprir! Deus é fiel e não volta atrás naquilo em que prometeu e disse. Podemos sempre confiar na Palavra de Deus pois o Senhor fará todas as coisas acontecerem, no seu devido tempo. Além dessa confiança, todos nós, que cremos em Jesus fazemos parte da promessa feita à Abraão. Jesus Cristo é um descendente de Abraão e através dele toda a nossa família pode ser abençoada. Basta crer!


5. Ana pede um filho ao Senhor

Referência Bíblica: 1 Samuel 1:1-17

Essa é a história de uma mulher de fé e oração. Ana era estéril, mas, um dos seus maiores sonhos era ter um filho. Não bastasse esse sofrimento que a vida lhe impôs, Ana ainda tinha que enfrentar as afrontas da segunda esposa de seu marido, Elcana. Ele era casado com Ana e também com Penina. Naquele tempo isso era comum em algumas famílias.

Ao contrário de Ana, Penina tinha filhos. E por isso, a sua rival a irritava, insultava e menosprezava, porque Deus tinha lhe impedido de ter filhos. Mas apesar disso, Ana era muito amada pelo seu marido.

Todos os anos, Elcana ia com sua família até o Templo para adorar ao Senhor e sacrificar. Ali repartia a porção do sacrifício com Penina e seus filhos e dava também à Ana porção dupla, pois a amava muito. Mas Penina provocava e atormentava continuamente a Ana. Toda vez que iam nesta viagem a Siló, Ana era tão humilhada e irritada que só chorava amargamente e ficava sem comer, tamanho era o seu sofrimento.

Ana pede um filho ao Senhor - Samuel 1 - Mulher chorando
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Seu marido Elcana a consolava, mas Ana sabia do Único que lhe podia ajudar. Então, depois da refeição, Ana se levantou e clamou ao Senhor. Com amargura na alma, Ana orava e chorava muito. E ela fez essa promessa: "— Senhor, todo-poderoso, olha para minha aflição e lembra-te de mim com bondade. Não te esqueças da tua serva! Se me concederes a graça de ter um filho, eu o consagrarei ao Senhor, para que te sirva por toda sua vida."

Oração por um filho - Ana clama a Deu que lhe dê um filho
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Como ela estava muito tempo em oração no templo, o sacerdote Eli pensou que ela estivesse embriagada. Ela orava silenciosamente, só os seus lábios se moviam. Como não ouvia as suas palavras Eli lhe disse:
— Até quando você continuará embriagada? Vai curtir a bebedeira para outro lado! Mas Ana respondeu:
— Não é isso, meu senhor! Eu sou uma mulher que sofre, não bebi vinho, nem nenhuma outra bebida alcoólica. Estava desabafando todas as minhas mágoas e sofrimentos ao Senhor Deus. Não pense que sou uma mulher irreverente e desrespeitosa, mas por causa da minha grande aflição e desgosto é que tenho orado até agora. Então Eli lhe disse:
— Vai em paz e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.

Moral da história de Ana

Deus ouve a oração do aflito e necessitado. Ana clamou com fé e humildade, crendo que Ele podia realizar um milagre em sua vida. Ela creu contra as circunstâncias e Deus ouviu a sua oração sincera. Vale a pena confiar no Senhor, apesar das lutas, frustrações, humilhações, incompreensões e calúnias... Deus é o Deus do impossível! Ele pode mudar a nossa história e realizar os sonhos do nosso coração.


6. O nascimento de Samuel

Referência Bíblica: 1 Samuel 1:18-27

Depois daquela grande oração e clamor, Ana foi embora, comeu e já não parecia triste. No outro dia, bem cedo, levantaram-se e foram adorar ao Senhor mais uma vez, antes de seguirem viagem de volta para sua terra, em Ramá.

Elcana teve relações com a sua mulher Ana e o Senhor ouviu a sua oração. Passado algum tempo Ana ficou grávida e deu à luz um filho, quem pôs o nome de Samuel, "porque foi ao Senhor que o pedi", dizia ela.

Ana teve um bebe - imagem de uma mulher com um bebezinho ao lado do marido
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Então chegou o tempo de Elcana ir novamente ao Templo com toda a família para cumprir o sacrifício anual e adorar ao Senhor. Mas Ana não foi com ele. Ela explicou a razão ao marido: " — quando o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor no templo, e ali ele ficará por toda sua vida." Elcana lhe disse: — Está bem. Faz como melhor lhe parecer.

Ana entrega Samuel para servir no templo - imagem de Ana e Elcana entregando Samuel ao sacerdote Eli
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Ana orou novamente agradecendo a Deus por tão grande benção. A chegada daquele menino mudou pra sempre aquela família. Samuel desde pequenino ouvia a mãe dizer como Deus era bom. Certamente, as orações de sua mãe o abençoaram por toda a vida.

Você, criança que ouve essa história, também é muito especial para Deus e para sua família. Lembre-se sempre, Deus te formou, te ama muito e tem um lindo propósito para sua vida!

Moral da história de Samuel

Deus surpreende-nos! O Senhor atendeu a oração sincera 🙏 de Ana e lhe deu o filho que ela tanto sonhava. Ana estava grata ao Senhor, realizada e muito feliz por ter o seu filhinho nos braços. Mas isso não a impediu de obedecer ao Senhor. Muitos se esquecem de Deus quando recebem o que desejavam. Quando chegou a hora, Ana cumpriu o que prometeu. Cumpra seus propósitos com Deus. Seja obediente e fiel, quer nos tempos ruins e quer nos tempos felizes.


7. Deus chama Samuel

Referência Bíblica: 1 Samuel 3

Samuel foi um juiz, sacerdote e profeta em Israel. Isto é, ele era alguém que ouvia a mensagem de Deus e partilhava com os outros. Deus é fiel em tudo e todas as suas Palavras são a verdade. A primeira vez que Samuel ouviu a voz de Deus ele ainda era um menino.

O chamado de Samuel  quando ainda era menino
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Numa noite enquanto dormia, ele ouviu alguém chamando o seu nome: — Samuel!
Pensando que fosse o sacerdote Eli, que morava no mesmo lugar, foi até o seu quarto. — Estou aqui, o senhor me chamou, Eli? Mas Eli lhe disse: — Eu não chamei você, Samuel. Volte a deitar-se. E ele foi.
Então, Samuel ouviu a voz chamá-lo outras vezes e, confuso, ia sempre ao seu tutor Eli, pensando ser ele quem o chamava. Na terceira vez Eli pensou que poderia ser Deus que estava falando a Samuel.

Eli manda que Samuel volte para a cama e responda ao Senhor
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Então mandou que ele fosse se deitar novamente, mas disse que, se a voz lhe chamasse outra vez, deveria dizer: — "Fale Senhor, eu estou ouvindo." Samuel obedeceu.
Novamente ele ouviu a voz chamá-lo: — Samuel! E, ele respondeu: "Fale, Senhor estou te ouvindo!". Era Deus quem falava com Samuel e realmente Ele lhe disse muitas coisas. Falou sobre as más notícias que deveria anunciar a Eli, sobre sua família. Devido as suas más atitudes, Eli e seus filhos não seriam mais sacerdotes do povo.
Samuel ficou preocupado, pois, não queria dizer todas as coisas difíceis que viriam sobre Eli e sua família. Mas Samuel obedeceu a Deus mesmo assim. Eli lhe respondeu: — Ele é o Senhor, seja feita a sua vontade. As vezes as pessoas podem não gostar da mensagem de Deus, mas o profeta tem que se preocupar mais com o que Deus diz, do que com aquilo que as pessoas dizem.

Samuel responde ao chamado do Senhor - imagem menino orando
Imagem de Moody Publishers by FreeBibleimages.org.

Samuel ia crescendo e Deus estava sempre com ele. Todas as palavras que Deus lhe dizia para anunciar ao povo iam se cumprindo e assim, Samuel foi confirmado como o novo juiz, profeta e sacerdote do Senhor.

Moral da História do chamado de Samuel

Mesmo sendo pequenininhos Deus quer ser seu melhor amigo. Hoje Jesus fala conosco através dos ensinos da Bíblia, nas histórias, como esta que você está ouvindo. Preste bastante atenção sempre quando lhe ensinarem a Bíblia, na igreja, em casa ou na escola. Deus tem coisas maravilhosas para falar ao seu coração! ❤️

E nós também podemos falar sempre com Deus. Como? Através da oração. 🙏 Oração é falar com Deus. Lembre-se sempre de falar com Deus, agradecer pelo dia, pelo papai e mamãe, pelos irmãos, pelos alimentos, pela casa, pelos amigos, principalmente pela vida que o Senhor te deu.


8. Davi e Golias

Referência Bíblica: 1 Samuel 17:1-51

Em Belém de Judá havia um homem, que pertencia à família de Efraim, descendente de Abraão, chamado Jessé. Ele foi neto de Boaz e Rute, mas esta já é outra história... Jessé tinha oito filhos e um deles, o mais novo, chamava-se Davi. Os três irmãos mais velhos de Davi se chamavam: Eliabe, Abinadabe e Samá (Simei).

Certa vez, o povo de Israel estava enfrentando um problema muito grande: ataques de um povo inimigo que não conhecia a Deus, eram os filisteus. Os irmãos de Davi já eram adultos, por isso foram junto com o rei Saul para a guerra contra os filisteus.

Enquanto acontecia a guerra, Davi que era ainda muito novo, continuava a pastorear o rebanho de seu pai. Ele gostava de cuidar das ovelhinhas e fazia isso muito bem.

Davi e o rebanho de ovelhas no pasto
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Além dessa tarefa, Davi também ia servir a Saul, tocando-lhe harpa 🎵. Ele também servia como um mensageiro, indo até onde estavam os soldados para saber notícias, à pedido de seu pai, de como estavam seus irmãos no exército.

A situação não era fácil. O exército inimigo do povo de Deus tinha uma arma poderosa: um enorme e valente gigante. Ele se chamava Golias. E todos os israelitas fugiam de medo dele. Durante dias o gigante Golias insultava e desafiava os israelitas para um duelo.

O gigante Golias perto de outros soldados

Nesta ocasião, Davi foi levar provisões e saber notícias dos irmãos, ele ouviu Golias, o guerreiro filisteu, a desafiar novamente o exército de Israel. Davi ouviu isso e ficou indignado: "- Afinal, quem é este filisteu malvado, para desafiar o exército do Deus vivo!? - e se prontificou a lutar contra o Gigante.

Todos ficaram impressionados, inclusive os irmãos de Davi com a sua ousadia. O Gigante era tão grande e forte, e Davi era apenas um menino, corajoso e que confiava no grande Deus, todo poderoso.

Davi contou ao rei como Deus já tinha lhe dado forças 💪 para enfrentar um leão 🦁 e um urso 🐻, que atacaram as ovelhas do rebanho 🐑🐑🐑. Ele confiava que da mesma maneira que Deus o ajudara contra os animais ferozes, o Senhor também o ajudaria na batalha contra o gigante. 🙏

O rei Saul, ficou preocupado, até tentou emprestar a sua armadura para Davi. Mas ele não se ajeitou com tudo aquilo e tirou logo. Davi pegou somente o seu cajado, escolheu 5 pedras do ribeiro e foi ao encontro de Golias. Quando o gigante viu que Davi era apenas um menino, não o levou a sério. Achou que estavam de brincadeira... mandaram uma criança para lutar com um grandalhão!

— Por acaso sou um cachorro, para você vir contra mim com paus e pedras? - disse Golias. E começou a xingar e amaldiçoar a Davi. Mas Davi respondeu: - Golias, você contra mim com espada, lança e escudo, mas eu vou contra ti, em nome do Senhor, o Deus todo-poderoso dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. É Ele quem vai vencer esta batalha e te entregará nas minhas mãos.

O gigante Golias é golpeado com uma pedrada na testa
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Então Davi pegou numa das pedras, colocou na funda (estilingue) e arremessou contra o gigante. A pedra atingiu em cheio a testa de Golias, ficou cravada, e de repente o grandalhão caiu por terra. Quando os filisteus viram que o seu melhor soldado tinha morrido, começaram todos a fugir de medo.

Davi vence ao gigante Golias pelo poder de Deus
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Lição da História de Davi e Golias

O Senhor salva e defende o Seu povo, sem armas, espadas ou força humana. Ele é poderoso para vencer as nossas guerras e nos livra do mal. Mesmo que estejamos enfrentando gigantes, se Deus está conosco, somos mais que vencedores! Pois muito maior é Deus o que está conosco! 🙏

O que parecia impossível aos olhos de todos aconteceu: Davi, um menino pequeno, mas com um grande Deus, venceu um inimigo valentão e gigantesco. Assim também acontece conosco, mesmo que sejamos pequeninos, o Nosso Deus é bem grandão! Ele nos ajuda a vencer.


9. Daniel na cova dos leões

Texto base: Daniel 6:1-25

Durante o reinado de Dario, Daniel, servo de Deus, foi colocado como um dos 3 grandes líderes do império. Apesar de ser estrangeiro, judeu e exilado (vindo de outra terra), fora colocado numa posição muito elevada. Ele e outros dois estavam à frente dos prefeitos (sátrapas, líderes) do reino.

Os outros dois superintendentes e os prefeitos tinham muita inveja de Daniel, por isso tentavam descobrir algo de errado no trabalho dele, para poderem acusá-lo diante do rei.

Mas Daniel era um homem muito correto. Era honesto, cumpridor das leis e não fazia nada de errado. Como eles não conseguiram encontrar nada de mau nas atitudes e no trabalho de Daniel, combinaram entre si: " — não vamos conseguir encontrar nada para acusar Daniel, a não ser que a gente descubra alguma coisa relacionado ao Deus que ele adora..."

Daí foram até o rei Dario e lhe disseram:

"— todos nós, líderes, prefeitos, governantes e conselheiros do reino concordamos que o rei deve ordenar um decreto. Oh Alteza, dê ordens para que durante trinta dias, ninguém esteja autorizado a fazer nenhum pedido, seja aos deuses ou aos homens. Somente se faça petições ao senhor, rei Dario. E quem desobedecer a esse decreto deverá ser lançado na cova dos leões. Recomendamos que essa lei seja escrita e assinada pelo rei, para que não seja cancelada em nenhuma parte do nosso império."

Imagem dos inimigos de Daniel sugerindo um decreto ao rei
Moody Publishers / FreeBibleimages.org

E assim, o rei Dario assinou o decreto e logo passou a ser obrigatório entre todos no reino.

Daniel, tinha o costume de orar 3 vezes ao dia 🙏. Quando ele soube desse decreto malvado, foi para casa. No andar superior, ele tinha um quarto com janelas voltadas para a direção da cidade de Jerusalém. Como fazia sempre, ajoelhou-se ali, com a janela aberta, e orou ao Senhor Deus 🙏.

Imagem de Daniel orando e grupo de homens conspirando com um pergaminho - decreto - nas mãos
Moody Publishers / FreeBibleimages.org

De repente, os inimigos de Daniel apareceram e descobriram que ele continuava a fazer orações, pedidos e agradecimentos ao Deus Criador. Eles foram logo até o palácio do rei, para acusar a Daniel de descumprir o decreto. "O senhor assinou o decreto, rei, mas Daniel descumpriu a sua ordem. Ele não está nem aí para o senhor, rei Dario. Este Daniel, estrangeiro, continua a fazer orações ao Deus dele, 3 vezes ao dia.

O rei ficou muito triste, porque gostava de Daniel, e tentou livrá-lo até o fim do dia. Mas aqueles homens maldosos voltaram ao rei Dario e disseram: — Majestade! O rei sabe que nenhum decreto dos medos e persas, promulgado pelo rei pode ser mudado. Então, o rei deu ordem para que Daniel fosse preso e lançado na cova dos leões. Porém ele disse a Daniel: — Daniel, que o seu Deus, a quem você serve fielmente, te livre.

Imagem de Daniel sendo atirado aos leões
Legenda

Colocaram uma pedra sobre a entrada da cova dos leões e o rei selou com seu anel, para que nada fosse mudado. Naquela noite o rei Dario mal conseguiu dormir e também não comeu nada. Logo cedinho, de manhã, foi triste até a cova dos leões e chamou: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus a quem você serve fielmente conseguiu te livrar dos leões?

Daniel respondeu: — Viva o rei! Deus enviou o seu anjo para fechar a boca dos leões, para que não me fizessem mal. Ele sabia que eu era inocente. E também não fiz nada contra ti, oh rei!

Imagem de Daniel ileso dentro da cova dos leões
Legenda

Então o rei com muita alegria mandou que Daniel fosse tirado da cova dos leões. Quando foi puxado para fora, viram que não tinha sido mordido, porque tinha confiado em Deus. O rei deu uma ordem para que prendessem aqueles que tinham acusado Daniel. Eles e suas famílias foram atirados para dentro da cova e os leões os acabaram com eles.

O rei Dario escreveu uma carta à todas as pessoas do mundo inteiro:

Imagem de Daniel e o rei Dario com o novo decreto nas mãos
Legenda

— Que todos do meu reino tremam e temam ao Deus de Daniel. Pois ele é o Deus vivo e permanecerá para sempre. Seu reino jamais será destruído, e seu domínio não terá fim. Ele livra e salva seu povo; realiza sinais e maravilhas nos céus e na terra. Foi ele que livrou Daniel do poder dos leões". (Daniel 6:26-27).

Moral da História

Por vezes vamos enfrentar um conflito entre obedecer a Deus e obedecer aos homens. Daniel foi um ótimo exemplo de alguém que se manteve fiel ao Senhor e compromissado com a sua vontade, mesmo que para isso tivesse que correr risco de morte.

Mantenha uma vida de oração constante e sua fé sempre firmada no Senhor. Ainda que existam decretos e leis humanas que digam o contrário, escolha obedecer primeiro a Deus. Lembre-se: "É mais importante obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5:29b)


10. Um anjo traz boas notícias

Referência Bíblica: Lucas 1:26-38

Qual a maior surpresa que você já teve na vida?

Todos esperavam a promessa que Deus havia feito muito tempo atrás: um grande Rei viria para salvar a todos que amam e acreditam em Deus. Mas o tempo passou, passou.... Ninguém imaginava, mas a grande surpresa de Deus estava prestes a acontecer...

Vivia na cidade de Nazaré uma moça chamada Maria, que estava noiva de um rapaz chamado José. Eles iam se casar em breve, mas o que Maria não sabia é que estava prestes a receber uma grande notícia! Era uma mensagem surpreendente que ia mudar pra sempre a vida deles... Mas que notícia especial seria essa?

Um anjo anuncia o nascimento de Jesus - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

Certo dia, Deus enviou um anjo com uma mensagem para ela: - "Olá Maria!" disse o anjo Gabriel. - "Deus está contigo e tem se agradado de ti!" Maria não sabia o que o anjo queria dizer com essas palavras.

O anjo Gabriel aparece a Maria - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

Então o anjo lhe disse: -"Não tenha medo, Maria!. Deus tem uma surpresa maravilhosa: você vai ter um bebê e o nome dele vai ser Jesus. Esse neném será Filho de Deus e será o grande Rei, como foi Davi e vai reinar sobre o povo de Deus para sempre.

Então Maria lhe disse: - "Não compreendo, como é que eu posso ter um filho se ainda não sou casada?" O anjo respondeu: não se preocupe, Deus vai fazer isso acontecer através do Seu Espírito. Para Deus não há nada impossível, Maria.

Maria aceita a vontade de Deus - Lucas 1:26-38
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

Maria então disse: "Que seja assim. Vou fazer tudo o que o Senhor quiser!" O anjo Gabriel foi embora e Maria foi visitar Isabel, uma parente sua que também estava grávida. "Que surpresa maravilhosa!" Isabel ficou muito contente com a visita de Maria e com a notícia sobre Jesus. Maria então louvou a Deus, de todo coração, por toda Sua bondade e amor!

Moral da história do anúncio do nascimento de Jesus

Deus enviou o anjo Gabriel para dar uma notícia maravilhosa à Maria e ao mundo: Jesus o Rei dos reis nasceria para salvar a humanidade dos seus pecados. Maria aceitou a vontade de Deus. Assim também nós devemos viver e obedecer a vontade de Deus.

Versículo Lucas 1:37 - Tudo é possível para Deus!

11. O Nascimento de Jesus

Já imaginou como foi o primeiro Natal?

Jesus o Salvador eterno desceu dos céus e veio até nós, porque nos ama muito. Mas como será que isso aconteceu? Será que veio voando como um super herói? Ou apareceu de repente na terra? Vamos ver como é que Ele chegou aqui para nos salvar?

Deus amou tanto o mundo que enviou Seu próprio Filho para vir aqui nos ajudar. No Seu plano, Ele escolheu uma moça chamada Maria, para ser a mãe de Jesus. Maria ainda não era casada. Ela ficou grávida, de forma milagrosa, através do Espírito Santo. Maria tinha um noivo chamado José, um rapaz que também confiava em Deus. Pouco antes de ganhar o bebê, eles tiveram que fazer uma viagem até Belém, a sua cidade natal.

Mapa viagem de José e Maria - de Nazaré até Belém
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

Mas nesse mesmo tempo estava chegando a hora do bebê Jesus nascer. Naquele tempo não haviam tantos hospitais, como hoje em dia. Eles procuraram um lugar onde poderiam ficar hospedados mas a cidade estava cheia, não havia lugar na hospedaria (era uma espécie de hotel ou pousada)... Talvez até tivessem procurado uma casa, alguém que os recebessem num lugar mais confortável para estarem com o neném... Mas, não conseguiram nada!

Sem alojamento - José e Maria procuram se hospedar, mas não havia lugar na cidade de Belém para acolher o bebê Jesus
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

O único lugar que encontraram para ficar com o bebê Jesus foi num curral. Esse lugar, também chamado de estábulo ou estrebaria, é onde os animais da fazenda vão para comer, beber água e descansar. Maria teve o bebê ali, envolveu-o em alguns panos e o colocou para dormir numa manjedoura (cocho) bem quentinho.

Maria envolve o bebê Jesus em alguns panos e coloca-o numa manjedoura
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

Apesar de toda simplicidade, foi um acontecimento maravilhoso para todo o mundo: Jesus Cristo, o Salvador do mundo tinha nascido! Anjos cantavam nos céus:

"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".
Lucas 2:14

Pastores no campo - Multidão de anjos louvam a Deus pelo nascimento do Salvador do mundo
Good News Productions International and College Press Publishing, via FreeBibleimages.org

O bebê Jesus recebeu algumas visitas: alguns pastores que ouviram os anjos e alguns magos. Uma grande estrela brilhante, surgiu no céu e conduziu os magos num longo caminho, do oriente até o lugar onde Jesus estava. Eles foram lá para adorar Jesus e lhe entregar presentes! Assim foi o 1º Natal! Jesus trouxe vida, paz e luz ao mundo, através da esperança de Salvação...

Pastores visitam Jesus - magos O adoram e levaram-lhe presentes

Moral da história do Nascimento de Jesus:

Jesus nasceu para ajudar todas as pessoas! O mundo estava totalmente escuro e triste, longe de Deus, por causa dos erros e maldade de todos. Mas Deus nos amou tanto, tanto que enviou Seu Filho Jesus para trazer luz e ajudar-nos a fazer o bem e acertar o caminho certo. Assim, todos que acreditam em Jesus podem se transformar em pessoas melhores e escaparem do castigo final. Dê lugar a Ele no seu coração! Ele é o maior presente do mundo... Jesus é a maior riqueza do universo!


12. Jesus escolhe os primeiros discípulos

Referências Bíblicas: Mateus 10:2-4 , Marcos 3:13-19, Lucas 5:1-11, 6:12-16

João Batista era um profeta conhecido nos tempos de Jesus. Ele pregava que o Reino de Deus estava próximo. Por isso as pessoas deveriam se preparar para a chegada de Jesus. Elas deveriam mudar o seu mau comportamento, e receberem um batismo de arrependimento.

João no rio junto de uma multidão aponta para Jesus
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Certo dia quando Jesus ia passando, João Batista disse: Vejam! É Ele o Cordeiro de Deus! Dois seguidores de João foram logo seguindo Jesus. Um desses era André, ele correu em busca de seu irmão, Simão Pedro, para que ele também conhecesse a Jesus. Vamos, vamos Simão! Achamos o Senhor Jesus, venha vê-lo.

No dia seguinte, Jesus foi para uma cidade chamada Galiléia. Na viagem encontrou a Filipe e disse: segue-me! Filipe também levou seu amigo Natanael para conhecer Jesus.
Noutro dia, Pedro e André estavam pescando. Então Jesus chamou: Venham comigo e farei de vocês pescadores de homens! Eles deixaram tudo na praia e seguiram Jesus. Ele também chamou Tiago e João para se juntarem ao grupo. Jesus também encontrou um cobrador de impostos, chamado Mateus (Levi) e disse: Segue-me!

Jesus seguido por alguns homens, no fundo barcos cheios de peixes e o mar
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Depois disso, Jesus subiu a um monte e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, ele chamou seus discípulos e escolheu doze ajudantes: os irmãos Simão Pedro e André, Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, Tiago e Simão Zelote, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Estes estariam mais próximos e seriam enviados a anunciar os ensinos de Jesus a todo o povo.

Moral da História:

Todos somos chamados a seguir Jesus. Quando Ele nos chama devemos estar prontos e dizer, "Sim, Senhor, estou aqui! Te seguirei!"
Ao seguir a Deus vamos conhecendo melhor como é a sua Palavra e como podemos cumprir a sua vontade. Seguir o exemplo de Jesus sempre nos ajuda a cumprir um bom propósito na vida!


13. Jesus cura o paralítico

Referência Bíblica: Lucas 5:17-26

Provavelmente sim. Mas, se eles forem realmente legais contigo, te ajudarão a se aproximar de Jesus, cada vez mais. Essa história fala sobre um homem que era paralítico e tinha 4 bons amigos. Não sabemos pormenores: quais os seus nomes, suas histórias pessoais, nem como se tornaram amigos... Mas sabemos que esse grupo de amigos experimentou um grande milagre juntos. Porque creram que Jesus tem todo-poder para curar e transformar as situações difíceis, viveram uma grande aventura!

Jesus cura um paralítico - 4 amigos levam a cama de um doente para a presença de Jesus
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Certo dia, Jesus estava ensinando e entre os ouvintes estavam uns fariseus (líderes judeus) e mestres da lei, vindos de várias regiões da Galiléia, Judéia e Jerusalém. O poder do Senhor era com Ele para curar.
Nisto, chegaram uns homens carregando uma cama e nela um paralítico. Tentaram passar e colocá-lo diante de Jesus, mas havia tanta gente na casa, que nem mesmo perto da porta conseguiam chegar.

Jesus cura um paralítico - grande multidão a volta da casa onde Jesus estava
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Como não podiam se aproximar, por causa da multidão, subiram e fizeram um buraco no telhado, por onde desceram a cama com o doente.

Jesus cura um paralítico - os amigos descem o leito do doente até a presença de Jesus
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Finalmente, conseguiram chegar no meio, diante de Jesus. Ao ver a fé deles, Jesus disse ao paralítico: — "Amigo, os teus pecados estão perdoados!"
Mas os doutores da lei e religiosos que estavam ali, começaram a pensar consigo mesmos: "Quem é este que pensa ser igual a Deus? Só Deus é quem pode perdoar pecados."

Mas Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, disse-lhes: — Porque vocês estão pensando assim? Que será mais fácil? Dizer a este paralítico: "os teus pecados estão perdoados ou dizer-lhe: levanta-te, pega a tua cama e anda? Para que vocês saibam que eu, Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados... Falou para o paralítico: " — sou eu que te digo, levanta-te, toma a tua maca e vai para tua casa.

Jesus cura o paralítico - o homem curado sai glorificando a Deus
Good News Productions Int., via FreeBibleimages.org

Ele levantou-se e imediatamente, na frente de todos, pegou na maca em que estava deitado e foi para casa, dando glórias a Deus! Todos ficaram maravilhados e dava louvores a Deus, dizendo atemorizados: — Uau! O que vimos hoje é extraordinário!

Moral da história do paralítico

Mais que a cura do nosso corpo, Jesus quer curar o nosso coração doente e manchado pelo pecado. Além disso, a cura do paralítico mostra-nos outras coisas muito importantes:
1) Jesus é Deus. Ele é poderoso para curar, perdoar pecados e nos salvar de de todo mal.
2) O maior milagre que Jesus realiza no ser humano é a cura espiritual. Ele nos dá vida eterna!
3) Jesus é o maior e melhor amigo que podemos ter na vida.
4) É bom ter amigos na fé que nos ajudem nas dificuldades e nos levem para mais perto de Jesus.
5) Devemos glorificar a Deus pelo perdão e salvação que recebemos através de Jesus.


14. Jesus alimenta 5000 pessoas

Referência Bíblica: João 6:1-13

Essa história fala-nos sobre um grande milagre realizado por Jesus. Ele multiplicou o pequeno lanche de um menino, de tal forma que alimentou milhares de pessoas. Já imaginou que coisa maravilhosa?

Multiplicação de pães e peixes - Jesus, os discípulos e 5 pães e 2 peixinhos de um menino
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Grande multidão seguia Jesus, porque via seus milagres, sinais extraordinários e como curava a muitas pessoas. Então Jesus sentou-se num monte com seus discípulos e vendo a grande multidão que se aproximava dele. Ele teve muita pena de toda aquela gente, porque eram como um imenso rebanho de ovelhas sem pastor. Então começou a lhes ensinar muitas coisas.

Como já ia ficando muito tarde, os discípulos disseram a Jesus: — Este lugar é muito afastado e já é bastante tarde. Manda as pessoas irem embora para que possam comprar nas redondezas, qualquer coisa para comer.
Mas Jesus lhes respondeu: — Deem vocês mesmo alguma coisa para eles comerem!
Eles disseram: Onde compraremos pão para tanta gente? Precisaríamos de no mínimo de 200 moedas de prata... Então Jesus disse: — Vão ver quantos pães vocês têm. Então André, mostrou-lhe um menino que tinha 5 pães e 2 peixinhos. Mas o que seria isso, para uma multidão tão grande?

Jesus disse: Mandem todos se assentarem. Sentaram-se em grupos de 100 e de 50. Havia muita grama naquele lugar e eram quase 5 mil homens ali.

Discípulos repartem os pães abençoados por Jesus - milhares se alimentam até se fartarem
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Então, Jesus pegou nos pães e peixes, olhou para o céu, os abençoou. Depois repartiu os pães e peixes e mandou que os discípulos distribuíssem entre todos. Todos comeram até ficarem satisfeitos e ainda recolheram 12 cestos cheios de pedaços de pães e peixes. Eram quase 5 mil homens que comeram.

Multiplicação de pães e peixes - Sobram 12 cestos depois de todos comerem e ficarem satisfeitos
Sweet Publishing / FreeBibleimages.org.

Moral da multiplicação de pães e peixes

Jesus tem compaixão e se importa com as pessoas. Ter compaixão significa querer ajudar alguém que esteja sofrendo. Jesus via as pessoas doentes e as curava, viu-as com medo e acalmou a tempestade e agora, viu-as com fome e as alimentou. Ele não somente teve pena delas (sem fazer nada), mas tomou a iniciativa de fazer algo para as ajudar.

Jesus recebeu a pequena oferta do lanchinho de um menino e multiplicou para alimentar milhares de pessoas. Jesus serviu às pessoas. Deus abençoará também os seus pequenos atos de compaixão quando você pegar no pouco que tem para abençoar a outros. Compartilhe com amor e generosidade aquilo que Jesus tem lhe dado.


15. O Bom Samaritano

Referência Bíblica: Lucas 10:25-37

Essa história contada por Jesus chama-se Parábola do Bom Samaritano. As parábolas eram historinhas que Jesus ensinava, para as pessoas compreenderem melhor os ensinos de Deus. E, "samaritano" era uma pessoa que vivia em Samaria, uma terra próxima da Judeia. Mas os judeus não gostavam nadinha dos samaritanos, era totalmente impensado existir algum samaritano bondoso.

Um dia, se aproximou de Jesus um homem muito inteligente, era um advogado e professor da Lei (Palavra de Deus), muito sabichão. Ele conhecia muito bem a Bíblia, mas queria testar se Jesus também sabia das coisas.

Imagem de um grupo sentado - Jesus ensina a história do bom samamritano
Good News Productions International e College Press Publishing

Então perguntou ao Senhor Jesus o que deveria fazer para alcançar a vida eterna. Jesus lhe perguntou: — "O que diz a Bíblia sobre isso? O homem respondeu: — "Ame ao Senhor seu Deus, de todo coração, com todas as forças e inteligência, e ame também ao seu próximo, como a você mesmo." Jesus, disse-lhe: — "Muito bem, você respondeu certo. Faça isso, que você alcançará a vida eterna!"

Mas o mestre da Lei voltou a perguntar: E então, quem é o meu próximo? Então Jesus contou a história:

— "Certa vez, ia um homem da cidade Jerusalém para outra chamada Jericó. As estradas por vezes eram perigosas para quem viajava sozinho, então apareceram alguns ladrões maldosos, que lhe roubaram a roupa e tudo que aquele homem possuía. Coitado do homem... Além de roubarem eles também bateram nele muito, a ponto de o deixarem desacordado no chão.

Imagem de um homem sendo agredido e assaltado
Good News Productions International e College Press Publishing.

Por acaso, instantes depois, também passou por aquele caminho um sacerdote (os sacerdotes eram como pastores ou presbíteros das igrejas). Quando ele viu o homem todo machucado, passou pelo outro lado da rua, e não lhe ajudou.

Imagem do homem ferido no chão

Também passou por lá um levita (os levitas eram como os diáconos ou ministros de louvor que também serviam nas igrejas). Mas quando ele viu o homem caído no chão, também se desviou e não o ajudou.

Imagem do homem ferido no chão, sacerdote não ajuda
Good News Productions International e College Press Publishing

Mas de repente também apareceu um samaritano que ia de viagem também. Ele não se afastou. Passou perto do homem ferido e teve misericórdia (pena e vontade de ajudar). Ele se aproximou do homem, tratou dos seus machucados, limpou e colocou curativos nos ferimentos todos. Depois colocou-o em cima do seu animal (um cavalo ou jumento) e o levou para uma pensão, onde o ferido poderia se recuperar daquele espancamento horrível. O bom samaritano cuidou bem dele.

Imagem de um homem cuidando do assaltado e ferido
Good News Productions International e College Press Publishing.

No dia seguinte, o samaritano deu 2 moedas de prata ao dono da hospedaria. E disse-lhe: — Cuida deste homem. E se você gastar algo mais com ele, quando eu voltar, eu lhe pago tudo direitinho.

Jesus então perguntou ao professor da Bíblia: — Qual dos 3 foi o próximo do homem que foi assaltado e agredido pelos ladrões na estrada? Ele lhe respondeu: — O que teve misericórdia dele. Então Jesus concluiu: — Vai e faça você também o mesmo."

Moral da história do Bom Samaritano

Essa história responde à pergunta: "Quem é o meu próximo?" Com ela aprendemos algo impressionante, devemos amar e fazer o bem a todos que necessitam, seja quem for. Jesus deu uma grande lição a todos sobre amor ao próximo, usando a figura do samaritano. Todos, principalmente as pessoas religiosas, que estão envolvidas na igreja e com as coisas de Deus, precisam de ter atenção a isso.

O que mais surpreende é que o samaritano era o único personagem que ninguém esperava que fosse ajudar alguém. Os samaritanos eram mal-vistos pelos judeus (eram desprezados, eram considerados como gente que não presta). E mesmo assim, ele ajudou a um desconhecido. Que grande lição todos nós podemos aprender com essa história do Bom Samaritano, não é?

Distribua o amor que você recebe de Deus e ajude sempre a quem necessita.

Veja aqui mais Histórias Bíblicas para ler, meditar e contar

Atividades bíblicas infantis: