Deus deu a vida a Adão com um sopro nas suas narinas (Gênesis 2:7), simbolizando que o fôlego de Deus trouxe vida ao ser humano. Assim como recebemos o sopro de vida, chegará um dia que Deus nos recolherá. Sem a presença de Deus somos um corpo vazio, sem vida.

A vida na terra pode ser breve, mas Deus já preparou um futuro eterno para aqueles que aceitarem a Jesus Cristo como o seu Salvador (João 3:16). Veja alguns versículos bíblicos que mostram o quanto o ser humano é frágil e dependente de Deus. 

Gênesis 2:7 - Sopro de vida

Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Gênesis 2:7 

A vida é preenchida com o fôlego de Deus, somos criados a imagem e semelhança dele. Deus é o autor da vida, vivemos por intermédio dele.

Salmos 39:5 - A vida é um sopro

Deste aos meus dias
o comprimento de um palmo;
a duração da minha vida é nada diante de ti.
De fato, o homem não passa de um sopro.
Salmos 39:5 

O que seria 100 anos se comparado com a eternidade? Nada! Diante de Deus somos pequenos, finitos e frágeis. Deus é eterno, soberano e o tempo não pode medi-lo.

A vida não passa de um sopro

O homem é como um sopro;
seus dias são como sombra passageira.
Salmos 144:4 

A vida humana nesta terra é passageira. Assim como uma sombra que muda de direção e desaparece ao anoitecer, a vida se esvaí sem se perceber. A rotina pode nos dar a falsa sensação de tempo duradouro, mas a vida passa como uma sombra passageira.

Jó 33:4

O Espírito de Deus me fez;
o sopro do Todo-poderoso me dá vida.
Jó 33:4 

É bom louvarmos a Deus, o nosso fôlego provém dele. Se hoje respiramos, é por meio da graça de Deus. Que o sopro do Todo-Poderoso te estimule a louva-lo ainda mais!

a vida é um sopro

Parem de confiar no homem,
cuja vida não passa de um sopro
em suas narinas.
Que valor ele tem?
Isaías 2:22

Apesar de todas as qualidades que um homem pode ter, o ser humano é limitado. Além disso, todo dom é dado por Deus. Ao invés de depositar toda a sua confiança numa criatura, confie no Criador! 

versículo que mostra que a vida é um sopro

Por isso serão como
a neblina da manhã,
como o orvalho que bem cedo evapora,
como palha que num redemoinho
vai-se de uma eira,
como a fumaça que sai pela chaminé. 
Oséias 13:3 

Deus exortou o povo de Israel através da boca do profeta. O Senhor alertou sobre a fragilidade do homem; "que é como uma neblina da manhã", e "como a fumaça que saí pela chaminé". A vida daquele que desobedece à Palavra de Deus, infelizmente, tem curta duração. 

Lembra-te de como é passageira a minha vida. Terás criado em vão todos os homens?

Lembra-te de como é passageira a minha vida.
Terás criado em vão todos os homens?
Salmos 89:47 

Neste verso de lamento, Deus é indagado sobre a fragilidade do homem. Ao se abrir com Deus, o salmista expõe a sua própria fragilidade como um fator de urgência para que o seu lamento fosse ouvido. Deus sabe o quão passageiro é a nossa vida, por isso, nos deu a oportunidade de expandirmos essa limitação através da vida eterna com Cristo Jesus. 

Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã!

Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
Tiago 4:14 

Essa é a verdade: nós não sabemos o que acontecerá amanhã! O amanhã pertence a Deus e o tempo está sob o Seu domínio. Nossa vida depende de Deus e todos os nossos planos devem respeitar a Sua vontade. Quem sabe do amanhã senão Deus?

Veja: A vida é um sopro na Bíblia