Veja esta seleção de 10 versículos bíblicos para meditar e refletir. São reflexões sobre versículos bíblicos que edificarão a sua vida e lhe darão mais esperança em Deus!

1. Efésios 3:20 

Reflexão bíblica: Deus é poderoso pra fazer infinitamente mais

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, 

Efésios 3:20 

Reflexão sobre Efésios 3:20 

Consegues imaginar o que Deus já preparou para você? Tem alguma ideia das bênçãos e livramentos que recebemos do Senhor? Mesmo que tentemos imaginar, Deus fez - e faz - infinitamente mais do que possamos imaginar. 

Mesmo quando pedimos algo a Deus, Ele sempre faz mais! Ele é Deus de abundância e benignidade. Se pediu algo a Deus, permaneça crendo, crie expectativa no seu coração que Ele vai te surpreender! 

Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos! 

2. Salmo 119:11 

reflexão bíblica Salmo 119:11

Guardei no coração a tua palavra
para não pecar contra ti. 

Salmo 119:11 

Reflexão sobre o Salmo 119:11 

O que você guarda dentro do seu coração? O que está no seu coração reflete-se nas suas atitudes, nos seus pensamentos e nas suas palavras. Ao guardar a Palavra do Senhor dentro do seu ser, você agirá de uma forma que agrada a Deus e experimentará Sua vontade.

Por isso, examine os livros que você lê, os filmes que assiste, as conversas com seus amigos e os pensamentos que enchem a sua mente. Peça ao Espírito Santo para guia-lo e lhe dar sabedoria para escolher o que fortalece seu relacionamento com Deus.

Você quer vencer o pecado em sua vida? Quer viver uma vida justa diante de Deus para glorifica-lo em todos os momentos? Coloque a Palavra de Deus em seu coração! Leia a Bíblia, medite nela e verá como sua vida começa a se parecer cada vez mais com a de Jesus. 

3. Romanos 8:38-39 

Reflexão bíblica de romanos 8:38-39

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,

nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. 

Romanos 8:38-39 

Reflexão sobre Romanos 8:38-39 

Não há absolutamente nada que possa separar você do amor de Deus. É uma verdade maravilhosa que enche o coração de paz e segurança. Num mundo tão cheio de incertezas, traições e dores, você pode confiar que Deus sempre estará ao seu lado e que Ele nunca deixará de te amar.

Deus já deu a maior prova de seu amor por você! Ele deu seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz. Quando você aceitou Jesus como o seu Salvador, você se tornou um destinatário dessa promessa em Romanos 8:38-39. É verdade que Deus não prometeu uma vida livre de dificuldades, mas você pode ter certeza de que o Seu amor e Sua presença o acompanharão em qualquer situação.

Louve a Deus hoje e agradeça-lhe pelo amor infinito que Ele tem por você. Regozije-se na certeza da presença do Senhor e cuide de você todos os dias de sua vida. 

4. Habacuque 2:1

reflexão bíblica habacuque 2:1

Ficarei no meu posto de sentinela
e tomarei posição sobre a muralha;
aguardarei para ver o que o Senhor me dirá
e que resposta terei à minha queixa. 

Habacuque 2:1 

Reflexão sobre Habacuque 2:1 

Você está ansioso pela resposta às suas orações? O profeta Habacuque levantou algumas questões diante do Senhor. Havia situações que ele não conseguia entender, então ele buscava a Deus para apresentar as suas questões. No entanto, não é apenas seguir o seu caminho. Habacuque permaneceu alerta como um bom vigia,  na certeza de que Deus responderia as suas súplicas.

Você se apresenta diante de Deus com essa mesma certeza? Leve suas questões a Deus e Ele te direcionará segundo a Sua vontade. Que mudanças você pode fazer em seu dia ou semana para ter um tempo caloroso com o Senhor? 

Sim, Deus responde suas orações. Sempre foi e continuará a fazê-lo. Mas quando você passa mais tempo com Ele e está mais atento à Sua voz, você experimentará mais paz. Seu espírito será fortalecido e você poderá enfrentar os desafios da vida de uma maneira diferente, segurando a mão de seu amado Salvador.

5. Isaías 54:17 

Reflexão do versículo bíblico de Isaías 54:17

nenhuma arma forjada contra você
prevalecerá,
e você refutará toda língua que a acusar.
Esta é a herança dos servos do Senhor,
e esta é a defesa que faço do nome deles",
declara o Senhor. 

Isaías 54:17 

Reflexão sobre Isaías 54:17 

 Existem pessoas que planejam o mal contra você ou contam mentiras sobre você? Você sente que eles o atacam de todos os lados? Se você é servo do Senhor, sabe que a justiça vem dele e pode ter certeza de que Ele lutará por você. Muitas vezes pensamos que não podemos esperar mais, que precisamos da intervenção de Deus imediatamente. Mas Deus sabe o melhor momento e a melhor maneira de mostrar Sua justiça. 

Espere no Senhor. Confie na herança que lhe foi prometida como servo de Deus. Permaneça firme na fé e apegue-se a Deus. Lembre-se do que diz o Salmo 27:13-14: 

Apesar disso, esta certeza eu tenho:
viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

Espere no Senhor.
Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor. 

Salmo 27:13-14

6. Salmo 40:1 

Reflexão bíblica sobre o salmo 40:1

Depositei toda a minha esperança no Senhor;
ele se inclinou para mim
e ouviu o meu grito de socorro. 

Salmo 40:1

Reflexão sobre o Salmo 40:1 

Você tem toda a sua esperança em Deus? Tenho certeza de que às vezes não é fácil para você esperar que o Senhor responda ao seu pedido. Você pode se lembrar de momentos em que decidiu agir por conta própria em vez de esperar pela obra de Deus. Não é a melhor ideia. Quando você espera em Deus, você recebe o melhor, o que está dentro da sua vontade. Ao esperar nele, o bem-estar entrará em sua vida porque seus caminhos são muito mais sábios e melhores.

Este versículo nos dá uma imagem muito terna de Deus. O Senhor se curvou diante e ouviu seu clamor. Imagine uma mãe ou um pai se abaixando para ouvir seu amado bebê. Ele se aproxima porque está interessado em ouvir e entender o que acontece com seu filho, o que preocupa seu coração.

Da mesma forma, Deus se aproxima de você como um Pai amoroso. Ele não é um Deus distante, Ele está perto de você em todos os momentos. Deus ouve suas palavras e ouve seu clamor. Fale com Ele! Não se esqueça de que você pode confiar nele para agir no momento certo, porque ele te ama e se preocupa com você. Nunca deixe de esperar em Deus. 

7. Salmo 97:1 

reflexões bíblicas salmo 97:1

O Senhor reina!
Exulte a terra
e alegrem-se as regiões costeiras distantes. 

Salmo 97:1 

Reflexão sobre o Salmo 97:1 

Como é belo louvar a Deus e reconhecer a sua grandeza! Neste versículo, o salmista chama o Reino de Deus, Seu Senhor, e conclama a criação a se alegrar. Somos parte da criação e devemos nos alegrar com ela porque Deus reina. Como o salmista, devemos proclamar o Senhor de Deus.

Tenho certeza de que coisas que você não consegue entender estão acontecendo ao seu redor. Às vezes, o mal pode parecer predominar. Lembre-se sempre que Deus reina. Você tem controle sobre tudo o que acontece e sabe porque as coisas acontecem. O fato de que Deus reina deve encher seu coração de alegria. Se você leu a Bíblia inteira, sabe que o fim está escrito: Deus vence! Ele é o vencedor e reinará por toda a eternidade. 

Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 

Apocalipse 21:1-3 

Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Eles verão a sua face, e o seu nome estará na testa deles.

Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre. 

Apocalipse 22:3-5 

8. Salmo 40:5 

Reflexões Bíblicas Salmo 40:5

Senhor meu Deus!
Quantas maravilhas tens feito!
Não se pode relatar
os planos que preparaste para nós!
Eu queria proclamá-los e anunciá-los,
mas são por demais numerosos! 

Salmo 40:5 

Reflexão sobre o Salmo 40:5 

Quantas bênçãos que Deus nos dá! Você já tentou listar tudo o que Deus fez por você? A lista seria muito longa e você certamente encontraria mais bênçãos para adicionar. Deus é o grande abençoador. Ele lhe deu a vida, sua família, seus amigos, a natureza que o cerca, seus irmãos em Cristo. Acima de tudo, Deus lhe deu a bênção de conhecê-lo e receber o perdão de seus pecados.

Com Deus você tem a certeza da vida eterna. Você sabe que qualquer sofrimento, doença ou problema que você tenha na vida terrena terminará. Mas sua vida com Ele é para sempre, durará por toda a eternidade. Essa é a maior bênção! Agradeça a Deus por toda a bondade que Ele tem para com você e viva cada dia feliz na segurança de sua presença e de seu perdão. 

9. Filipenses 4:7 

Reflexão bíblica filipenses 4:7

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.

Filipenses 4:7

Reflexão sobre Filipenses 4:7 

A paz que Deus nos dá não é a mesma paz que o mundo oferece. A paz de Deus excede o nosso entendimento e refrigera a nossa alma, mesmo em meio a tribulação. 

Não é a paz das propagandas de TV que precisamos, mas a paz de espírito que só Deus pode dar. Com a presença de Deus no nosso coração, temos a tranquilidade para tomarmos a atitude correta e entendimento para nos afastarmos do que nos afasta de dele. 

Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento esteja sobre você!

10. Gálatas 5:25 

Reflexão Bíblica Gálatas 5:25

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Gálatas 5:25

Reflexão sobre Gálatas 5:25 

Sim, se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Nossa vida deve estar em conformidade com o que nós cremos. Não se trata de uma imposição, mas de uma iniciativa pessoal. O que adianta falarmos das coisas da Palavra e não vivermos a Palavra? Nada. 

Se não andamos no caminho do Senhor, estamos enganando a nós mesmos. Se observamos o alvo, prossigamos para ele sem desviar para direita ou esquerda. Ande pelo Espírito, alimente-se da Palavra que vivifica.