A Bíblia começa com a Criação do Mundo, a primeira história que Deus escolheu para deixar registrada na sua grande e majestosa Palavra é da criação de todas as coisas.

A criação foi dividida em 7 dias, e em cada um deles a terra como conhecemos tomava forma.

Primeiro dia: Luz!

No primeiro dia da criação, só existia Deus! Então, ele começou a formar todas as coisas. A presença de Deus estava sobre águas, na mais intensa escuridão. Diante disso, ele disse “haja luz” e a luz foi criada, Ele viu que a luz era de ótima qualidade e a usou para separar as trevas da luz. ☀️

Assim, Deus separou dia e noite, a luz estava separada para o dia, enquanto as trevas para a noite. Dessa forma, dia e noite foram criados e se passou o primeiro dia.

No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
Deus chamou à luz dia, e às trevas cha­mou noite. Passaram-se a tarde ­e a manhã; esse foi o primeiro dia.
- Gênesis 1:1-5

Segundo dia: separou as águas

No segundo dia, Deus fez a separação entre as águas. As águas que ficam em cima são as nuvens, e as que ficam em baixo são os oceanos. ☁️🌊

Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas". En­tão Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi. Ao firma­mento, Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.
- Gênesis 1:6-8

Terceiro dia: criou continentes

No terceiro dia da criação, Deus formou o que conhecemos como continentes. Antes, tudo estava coberto por água, mas a partir desse dia, terra seca ganhou seu espaço, enquanto as partes cobertas por águas se tornaram os oceanos. 🌎

Em seguida, Deus fez com que a terra fosse coberta de vegetação! Toda natureza que conhecemos, bosques, planícies verdes, matas e florestas foram criadas nesse momento. Plantas e árvores que se multiplicassem naturalmente pelas suas sementes foram feitas.

E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi. À parte seca De­us chamou terra, e cha­mou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom. Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.

A terra fez bro­tar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espé­cies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se­ a tarde e a manhã; esse foi o ter­ceiro dia.
- Gênesis 1:9-13

Quarto dia: o sol e a lua!

Nesse dia, Deus criou os dois grandes luminares nos céus. Um deles é o Sol! 🌞 Tão gigante, quente, imponente e distante! A Terra gira ao seu redor, e após dar uma volta inteira, um ano se passa.

O outro grande luminar que Deus fez nesse dia é a Lua 🌗, com suas fases, ajuda os humanos a identificar as estações do ano e prever marés nos mares.

Disse Deus: "Haja luminares no firma­mento do céu para separar o dia da noite. Sir­vam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de lu­minares no firmamento do céu para ilu­minar a terra". E assim foi. Deus fez os dois gran­des lumi­nares: o maior para go­vernar o dia e o menor para gover­nar a noite; fez também as estrelas.

Deus os colo­cou no firmamento do céu para iluminar a terra, governa­r o dia e a noite, e separar a luz das tre­vas. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
- Gênesis 1:14-19

Quinto dia: peixes e aves

Nesse dia da criação, Deus criou os animais que moram nos mares! Para encher os mares, rios e oceanos que havia separado nos dias anteriores, Deus criou todos os tipos de peixes, baleias, polvos e animais que vivem debaixo d'água. 🐟🐠🐡🐋 🐳

No quinto dia, Deus também fez os animais que voam nos céus! Para encher os céus, Deus criou todo tipo de pássaro, todos com suas belas penas e casas sob as árvores.

Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu". Assim Deus criou os gran­des animais aquáti­cos e os demais seres vivos que povoam as á­guas, de acor­do com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

En­tão De­us os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipli­quem-se as aves na terra". Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.
- Gênesis 1:20-23

Sexto dia: animais terrenos e o Homem

Nesse dia, Deus criou todos que habitam sobre a terra seca. Todos os animais das florestas e campos, dos rabanhos e dos subterrâneos. 🐍🐅🐘🦁🐐🐄🐎 Toda diversidade de bichos e criaturas que existe na terra, Deus fez nesse momento.

Foi no sexto dia, também, que Deus criou a humanidade. Ele fez o homem e a mulher, para que juntos formassem uma família 👨‍👩‍👧‍👧. Eles também deveriam trabalhar com a terra e os animais e cuidar de toda a criação de Deus! 🌳

E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, ani­mais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acor­do com a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais sel­vagens de acordo com as suas espé­cies, os reba­nhos domésticos de acor­do com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão".
- Gênesis 1:24-26

Sétimo dia: o dia Santo

No sétimo e final dia da criação, Deus decidiu descansar de tudo que havia feito. Ele não estava cansado! Mas dedicou um tempo para aproveitar e desfrutar de tudo que criou, todas as coisas boas que fez. Por causa disso, Deus santificou o sétimo dia e exigiu que fosse um dia dedicado a Ele, à família e ao descanso do trabalho. 🏠🛌⛪️

Assim foram concluídos os céus e a terra, e ­tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
- Gênesis 2:1-3

A criação do mundo como a Bíblia apresenta é uma respostas aos mitos de criação dos outros povos antigos. Nessas outras narrativas, o mundo sempre era criado a partir do caos, com guerras, sangue, violência, maldições e traições. Por outro lado, Gênesis 1 monstra que as coisas foram criadas a partir da palavra divina, isso é, sempre que Deus dizia para algo existir ou acontecer, aquilo era criado.

Veja também: