É extremamente saudável uma igreja ter um ministério de jovens. O grande desafio para a igreja que faz isso é acertar quais são os problemas a serem tratados no grupo, porque são necessidades diferentes do restante da igreja, já que estão em uma fase diferente da vida.

Para acertar, é preciso estar ciente dos desafios que envolvem ser um jovem no século XXI e suas particularidades.

Hiper conectividade

Vivemos em uma época de hiper conectividade, o tempo inteiro as pessoas estão conectadas na internet recebendo todo tipo de informação e influência.

Toda essa conectividade tem pontos positivos e negativos. Por isso deve-se tomar muito cuidado, porque estar pendurado no celular ou computador pode prejudicar seus compromissos. A internet tem uma grande capacidade de nos fazer perder tempo.

A Bíblia veria isso como o clássico exemplo do preguiçoso, mas ao invés de "cruzar os braços para descansar", abre o celular para se distrair.

Até quando você vai ficar deitado,
preguiçoso?
Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca,
cochilando um pouco,
cruzando um pouco os braços
para descansar, a sua pobreza o surpreenderá
como um assaltante,
e a sua necessidade sobrevirá
como um homem armado sobre você.
Provérbios 6:9-11

O que os olhos veem - Sensualização nas redes sociais

As redes sociais permitem que as pessoas compartilhem detalhes e momentos de suas vidas pessoais com diversas pessoas, e em uma facilidade enorme.

Infelizmente muitas pessoas, cristãs e não cristãs, tem aderido a sensualização nas redes sociais, postando fotos de partes do corpo, deixando de lado todo e qualquer pudor.

Os cristãos não devem normalizar essa atitude, mas prezar pela decência e não postar esse tipo de foto. Além disso, não devemos seguir pessoas que postam esse tipo de conteúdo, pelo bem da nossa santidade, porque isso nos põe em tentação.

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.
Romanos 13:13

"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Mateus 6:22-23

Xadrez - Manipulação

Manipular as pessoas para fazerem seus desejos é um pecado. Muitas pessoas aprendem a fazer chantagem emocional para conseguir o que querem, deixando os outros de mãos atadas.

O apóstolo Paulo, quando exortava acerca da santidade aos tessalonicences, disse:

Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já dissemos e asseguramos.
1 Tessalonicenses 4:6

Ainda que o contexto seja sexual, se aproveitar dos outros claramente é algo condenado.

Cale-se - Cultura do Cancelamento

O cancelamento se tornou uma prática muito comum na internet. Quem fala o que não deve, ou faz algo errado, tem sua imagem queimada instantaneamente, perdendo sua voz, oportunidades futuras, liberdade e mais.

Os cristãos não devem se moldar a esse padrão. A atitude cristã diante de quem fez algo errado é exortar, e se a pessoa se arrepender, devemos perdoar. Ainda que a pessoa não se arrependa, devemos ter misericórdia e orar por essa pessoa, em amor.

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5:43-45

Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4

Não me diga! - Fofoca

A fofoca segue sendo um dos pecados que mais afeta a vida da igreja, sendo muitas vezes um câncer na comunidade.

Falar dos outros atrapalha a pessoa que é alvo da fofoca para se consertar ou se explicar. Tiago fala que a língua é como uma faísca capaz de criar um incêndio.

Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.
Tiago 4:11

Confira Pregação para jovens que querem mudar o mundo.

A grama do vizinho - Inveja

As redes sociais acabam se tornando uma grande vitrine de exposição. Muitas pessoas decidem expor a própria vida de uma maneira maquiada, fazendo parecer que são prósperos, sempre felizes, ricos, etc.

Nesse cenário, ficamos muito sucetíveis a sentir inveja das pessoas, de suas vidas supostamente mais alegres, interessantes, mais cheias de amigos. Mas não podemos nos enganar! Todas as pessoas tem seus bons e maus dias, inclusive aqueles que seguimos. Além disso, devemos ter conciência de que as redes sociais não representam fielmente a vida real.

Já que todos tem seus dias bons e ruins, não devemos sentir inveja de ninguém, mas nos contentar com nosso Deus.

O coração em paz dá vida ao corpo,
mas a inveja apodrece os ossos.
Provérbios 14:30

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
Tiago 3:16

Money money money - Dinheiro

É verdade que o dinheiro é algo muito importante, é através dele que compramos casa, comida, desfrutamos de lazer e até investimos no Reino de Deus.

Mas não podemos nos enganar achando que sempre temos total controle sobre o dinheiro, porque facilmente o dinheiro é que tem controle sobre nós. Quando pensamos unicamente em qual a melhor forma, ou a maneira mais rápida, de ganhar dinheiro; em acumular sem propósito; ou em gastar desmedidamente nos nossos prazeres, estamos servindo ao dinheiro!

Sobre isso, Jesus é muito claro:

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Mateus 6:24

E o apóstolo Paulo fala sobre a natureza da ganância por mais dinheiro:

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
1 Timóteo 6:9-10

Amizade com o mundo

A igreja de Jesus pertence ao mundo por vir, não a este. O mundo atual é dominado pelo mal e por pecadores, por isso não devemos ter as mesmas práticas que os ímpios. Jesus fala muito bem disso no seu discurso no cenáculo:

"Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.
João 15:18-19

A igreja não pertence ao mundo, ainda que esteja no mundo. Assim como as pessoas rejeitaram a Cristo, rejeitarão também a igreja, sua fé e prática. Somos taxados de caretas, antiguados, fanáticos e assim em diante. Por conta desse ódio, muitos podem se sentir tentados a serem um "meio termo", se alegrar com as práticas mundanas e ir aos cultos da igreja. Diante dessas pessoas, Tiago disse:

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Tiago 4:4

O corpo que pertenço - vida de igreja

Algumas realidades acabam afastando muitos jovens da igreja. Quando a comunidade é composta somente de pessoas mais velhas, as pregações são voltadas aos seus problemas em particular, deixando de lado aplicações que ajudem os jovens.

Além disso, como o mundo sempre ofende a igreja e taxa ela de diversas formas negativas, os jovens acabam se sentindo tentados a deixar a igreja de lado.

Por isso, é muito importante que os jovens tenham uma boa noção de qual é a importância da igreja de que eles tem um papel a cumprir nela!

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos.
1 Coríntios 12:12-14

Doutrinas para vida - importância da doutrina

Nos dias de hoje, as doutrinas estão sendo deixadas de lado nas igrejas em prol de ganhar mais adeptos. O problema com isso é que o conteúdo da igreja acaba sendo substituído, onde deveria haver doutrina, haverá prosperidade, alegria, etc.

As doutrinas são muito importantes para a igreja cumprir seu papel no mundo de transmitir o evangelho! Paulo, quando está falando sobre a existência dos dons e dos ministérios da igreja, ensina que:

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Efésios 4:14

A existência dos ministérios e dos dons na igreja é para desenvolver a maturidade da igreja. Veja que o exemplo de crescimento, de crianças para adultos, é usado para ilustrar o crescimento de quem adquiriu pouca doutrina, para quem adquiriu bastante doutrina.

A importância da doutrina, nesse texto e em muitos outros, é justamente para que as pessoas não sejam enganadas e levadas ao erro pelos falsos mestres.

Veja também 7 palavras de encorajamento para jovens.

A luz dos meus caminhos - Leitura Bíblica

A leitura bíblica é completamente central na fé cristã, mas diante de tantas distrações e falta de disciplina, muitos cristãos têm deixado de ter contato com a Palavra.

A Bíblia é a revelação de Deus para seu povo, a igreja. Estudarmos ela, ou meditarmos nela, certamente conheceremos mais sobre nosso Deus e o que Ele espera de nós!

Como pode o jovem
manter pura a sua conduta?
Vivendo de acordo com a tua palavra.

Eu te busco de todo o coração;
não permitas que eu me desvie
dos teus mandamentos.

Guardei no coração a tua palavra
para não pecar contra ti.
Salmo 119:9-11

Toc-toc - O poder da oração

A oração é a prática mais básica de um cristão. Mas isso exige algum nível de disciplina para manter uma vida de oração saudável.

Deus espera que nós oremos constantemente. Podemos confiar que Deus tem poder para resolver nossas questões, por isso podemos levar nossos problemas a Ele.

"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
Mateus 7:7-8

Namoro correto

Namoro é uma prática muito contemporânea, e não existia nos tempos bíblicos. Por isso, é de se questionar se os cristãos deveriam aderir a essa prática.

O namoro permite que as pessoas se conheçam melhor antes de firmarem o casamento, saberem se suas personalidades, objetivos, sonhos, problemas, etc. e isso pode causar casamentos mais felizes.

O grande problema é quando os namorados trazem práticas exclusivas do casamento para o namoro, como intimidades, cobranças, morar juntos, dentre outros.

O namoro cristão seria muito mais parecido com uma amizade do que com um casamento, afim de não causarem tentações e pecados uns aos outros.

Pois conhecem os mandamentos que demos a vocês pela autoridade do Senhor Jesus.
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa,
não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.
1 Tessalonicenses 4:2-5

Deixando o passado para trás

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,
deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos.
Efésios 2:3-5

Não podemos viver a vida cristã trazendo conosco os vícios e problemas do passado. Se cremos em Jesus, somos nascidos de novo, nova criatura. Tudo que fizemos antes de conhecer Cristo já foi plenamente perdoado por Deus, mediante o sacrifício de Jesus.

Se, porém, pecarmos, podemos ficar tranquilos pois:

Meus filhinhos, escrevo a vocês estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
1 João 2:1-2

O melhor tesouros para guardar

Podemos perder de vista a realidade espiritual e eterna das coisas na nossa vida, dessa forma pensamos apenas em criar e manter tesouros terrenos (como casa, carro, etc.).

Sabendo disso, Jesus disse para acumularmos tesouros no céu, porque lá o nosso tesouro não se perde e permanecerá para sempre!

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:19-21

Decida esperar no Senhor!

Devemos sempre depositar nossas esperanças em Deus, porque ele é poderoso o suficiente para nos salvar.

Diante das nossas dificuldades e angústias, devemos ouvir o que o salmista diz:

Espere no Senhor.
Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor.
Salmos 27:14

Deus em primeiro lugar

Nosso coração é enganoso e idólatra por natureza. Sempre que abaixarmos a guarda, colocaremos algo no lugar de Deus nas nossas vidas.

Deus sabe dessa nossa inclinação e nos chama a cuidar disso. É por isso que seu grande e maior mandamento é:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Deuteronômio 6:5

Confira também Vocês são fortes - estudo bíblico para jovens!

Tudo tem seu tempo, maninho!

Infelizmente não temos controle sobre tudo na nossa vida, muitas coisas dependem dos outros, e outras coisas ainda dependem apenas de Deus!

Diante dessa incapacidade, ficamos frustrados. Queremos aquilo que queremos no tempo que queremos! Mas a Palavra de Deus diz o contrário, tudo acontece no tempo de Deus e tudo acontece no tempo certo.

Deus não se adianta nem se atrasa, Ele está sempre na hora certa.

Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada propósito
debaixo do céu
Eclesiastes 3:1