Ideia-chave: como posso mudar o mundo?

Objetivo: mostrar aos jovens que eles podem fazer a diferença no mundo, quando seguem Jesus.

Texto base: Mateus 5:14-16

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:14-16

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Mateus 5:14-16

Introdução

Com apenas 6 anos de idade, um menino canadense começou juntando dinheiro para ajudar pessoas pobres em África a terem acesso a água limpa. Ele teve tanto sucesso que, com 10 anos, fundou sua própria instituição, a Ryans Well Foundation (Fundação Poço do Ryan). Atualmente, centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro têm acesso a água limpa graças à ação desse jovem!

Muitos jovens sonham em mudar o mundo mas a resposta que muitas vezes ouvem é: você não consegue! Mas, se você ama Jesus, a Bíblia diz que você é a luz do mundo. Você pode fazer a diferença!

Como fazer a diferença

Mas por onde começar? Será que você precisa ter um talento especial, uma inteligência de gênio ou uma ideia brilhante para começar a mudar o mundo? E qual deve ser sua prioridade: acabar com a pobreza, melhorar a educação, reduzir a criminalidade, encontrar a cura para o câncer? Que estratégia você deve usar? De quanto dinheiro você precisaria? As perguntas não têm fim! Mas a Bíblia nos mostra o caminho e nos ajuda a focar no mais importante.

A Bíblia tem muitos conselhos bons para jovens que querem melhorar o mundo. Leia o livro de Provérbios e você encontrará muitos ensinamentos úteis! Mas hoje vamos analisar apenas 3 princípios, que são essenciais para quem quer ser luz no mundo:

1. Participe do plano de Jesus para transformar o mundo

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".

- João 8:12

Você deve brilhar no mundo porque Jesus é a luz do mundo. Só Jesus tem o poder para transformar todas as coisas. Mas ele convida você a participar do seu grande plano neste mundo.

O primeiro passo para mudar o mundo é deixar que Jesus mude seu coração. Isso significa reconhecer que você não tem vivido sempre da maneira correta, que agrada a Deus, e que você precisa do seu perdão.

Quando você crê que Jesus morreu para pagar o castigo de seus pecados e ressuscitou para lhe dar o perdão e a vida eterna, e declara que ele é o Senhor de sua vida, ele lhe dá uma vida nova. Então, uma parte muito especial do mundo é mudada: você!

Aí, você pode participar do grande plano de Deus para salvar a humanidade. Como? Obedecendo a Deus. É tão simples assim! Se você quer iluminar o mundo sua volta, você precisa seguir a luz de Jesus. Ele tem o plano certo e você precisa seguir esse plano.

Ore a Deus e peça que Ele lhe mostre o que quer que você faça. Ponha a vontade de Deus em primeiro lugar. Medite no que Jesus quer fazer através de você e aprenda a seguir sua direção. Assim Deus irá usar você no seu plano para transformar a realidade a sua volta.

2. Não despreze os pequenos começos

E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos".

- Mateus 13:31-32

Quando ouvimos histórias de sucesso, muitas vezes só nos lembramos do fim. Esquecemos de como tudo começou. Antes de ter uma grande fundação para construção de poços de água limpa, o pequeno Ryan começou juntando dinheiro e fazendo tarefas em casa. No princípio, não conseguiu muito dinheiro, mas ele não desistiu. Aos poucos, sua perseverança foi inspirando mais pessoas a apoiar sua causa, até se tornar uma campanha mundial. Mas tudo começou com um menino juntando uns trocados.

Comece dando um passo de cada vez

Coisas grandes têm começos humildes. Jesus nasceu em um estábulo e viveu como um simples carpinteiro, antes de se revelar ao mundo como o Filho de Deus. Se até Jesus teve que começar humildemente, você também!

Não espere que tudo aconteça de repente. Caminhe, passo a passo, começando pelo lugar onde Deus lhe colocou. Lembre-se até se tornar uma árvore grande, o grão de mostarda leva muito tempo crescendo e criando raízes.

Aprenda primeiro o simples

As coisas pequenas nos preparam para as coisas maiores. Quando você começou estudando matemática na escola, sua professora não lhe ensinou primeiro trigonometria e algoritmos complexos. Porquê? Por que você não estava pronto. Primeiro precisava aprender a somar 1+1, 2+2! Por isso, não fique desiludido se Deus lhe chamar primeiro só para limpar a igreja, ou ser um bom amigo para alguém, ou obedecer aos seus pais. Para dominar o complexo, você precisa dominar o básico.

Deus valoriza as coisas pequenas. Ele se interessa por todos os detalhes, até sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça! E muitas vezes Ele usa ações pequenas para fazer uma grande diferença.

O exemplo de Ananias e Paulo

Atos dos Apóstolos nos fala sobre um homem chamado Ananias (At. 22:12). Não sabemos muito sobre ele nem o que fazia. A Bíblia só diz que era cristão e que, obedecendo a Deus, orou por um homem chamado Saulo (At. 9:10-17).

Esse Saulo, também conhecido como Paulo, se tornou um grande missionário e escreveu metade dos livros do Novo Testamento! O grão de mostarda lançado por Ananias ainda hoje dá fruto, abençoando a vida de muitas pessoas.

Talvez alguns de vocês vão ser chamados para ser grandes líderes, que vão alcançar multidões e fazer coisas grandes. Mas se esse não for o propósito de Deus para sua vida, não desanime! Até os menores atos de amor e fidelidade cristãos podem fazer toda a diferença. Cada pessoa que você ajuda e alcança com o amor de Deus é valiosa e você nem imagina o impacto que um dia isso terá.

Nós olhamos para o imediato, mas Deus vê o quadro maior. Lembre-se: você faz parte desse plano. Por isso, obedeça a Deus, até nas coisas pequenas.

3. Não desista!

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Gálatas 6:9

Vamos ser honestos, Deus não nos promete uma vida fácil. Somos luz mas vivemos em um mundo de trevas. E as trevas lutam contra a luz. Em sua missão para mudar o mundo você vai enfrentar muitas dificuldades e tentação. A pressão para desistir vai ser grande. Mas, em Jesus, você é forte e brilhante! E a luz dissipa as trevas.

Perseverança significa não desistir. Mas como você pode aguentar toda a pressão sem desistir? A Bíblia diz que perseverança é um dos frutos do Espírito, logo a força para continuar vem de Deus. Ele não lhe deixa sozinho na luta. Quando você tropeça, Ele lhe ajuda a levantar de novo; quando você está cansado, Ele lhe segura nos braços; quando você está fraco, Ele é sua força. Nas dificuldades, ponha sua confiança em Deus.

Quando você segue Jesus, a Bíblia garante que todo o esforço vai valer a pena. Você poderá não ver os resultados agora, mas Deus está agindo! Nos momentos mais difíceis, as raízes de seu grão de mostarda estão crescendo. Nas trevas mais densas a luz brilha mais forte. Continue obedecendo a Deus e fazendo o bem e, no tempo certo, você colherá a recompensa.

Conclusão

Deus quer e pode, usar você para mudar o mundo. Hoje vimos que Ele chama você de luz neste mundo e lhe capacita para fazer a diferença. Você só precisa seguir o plano dele, obedecendo sua Palavra nas coisas pequenas e grandes, e sem desistir! Ele vai agir através de sua vida.

Agora resta apenas uma pergunta: você quer fazer a diferença neste mundo?