Existem frases conhecidas no meio cristão os quais são frequentemente confundidos com versículos. Porém, nem todos os ditados populares no meio evangélico tem fundamento bíblico. Veja algumas frases famosos que não estão na Bíblia.

1. O cair é do homem o levantar é de Deus

Está frase é muito recorrente quando alguém visa justificar alguma falha, podemos encontrá-la até em canções gospel. Apesar de muito citada, a frase "o cair é do homem o levantar é de Deus" não se encontra na Bíblia. Algumas pessoas associam a frase ao versículo bíblico que se encontra em Salmos 145:14, veja:

O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.
(Salmos 145:14)

Neste caso, o Salmo refere-se a misericórdia divina. O levantar de Deus está diretamente relacionado ao arrependimento do homem. Por isso, a ideia de que Deus levanta o caído é equivocada. Deus levanta justamente aquele que está prostrado, que reconhece a queda e pede perdão.

2. Deus escreve certo por linhas tortas

Muitas pessoas utilizam este ditado popular, mas esta frase não está na Bíblia e nem tem fundamento bíblico. Algumas pessoas utilizam o versículo de Eclesiastes 7:13 como uma referência:

Considere o que Deus fez:
Quem pode endireitar
o que ele fez torto?
(Eclesiastes 7:13)

Devemos entender o contexto do versículo. Trata-se de uma reflexão do rei Salomão, logo com suas próprias limitações. Torto não quer dizer errado, mas inclinado, dobrado.O versículo trata sobre a soberania de Deus com um exemplo simples: se Deus fez ninguém poderá desfazer.

Deus é perfeito e tudo que Ele faz reflete a sua perfeição. Podemos não entender os planos de Deus, mas os planos dele são maiores que os nossos, algumas vezes acima da nossa compreensão.

3. Quem com ferro fere com ferro será ferido

A frase "quem com ferro fere com ferro será ferido" é popularmente conhecida e confundida com que Jesus disse nos Evangelhos:

Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.
(Mateus 26:52)

Tanto a frase, quanto o trecho em Mateus 26:52, significa que aquele que recorre à violência em algum momento será vítima dela. Como vemos, a frase tem fundamento bíblico, mas não se encontra nas Escrituras.

4. Deus ajuda quem cedo madruga

Este ditado popular não está na Bíblia, mas tem fundamento. Existem alguns provérbios que se aproximam do conceito do ditado:

Observe a formiga, preguiçoso,
reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe,
nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena
as suas provisões no verão
e na época da colheita
ajunta o seu alimento.
(Provérbios 6:6-8)

A preguiça nos afasta das pessoas e de Deus. Aquele que sempre está disposto, age com sabedoria e entendimento. A Palavra de Deus nos ajuda em todas as áreas, até no trabalho. Por isso, leia a Palavra e mãos a obra!

Veja também: Quem trabalha Deus ajuda , 5 conselhos da Bíblia.

5. O dinheiro é a raiz de todos os males

Podemos dizer que esta frase encontra-se parcialmente na Bíblia, mas não é citada da forma correta. Há um detalhe que faz toda a diferença, não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, mas, o amor ao dinheiro como dito pelo apóstolo Paulo:

pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
(1 Timóteo 6:10a)

Justamente quando amamos o dinheiro, nos afastamos de Deus. O dinheiro é um meio, um recurso que pode ser utilizado de forma benéfica na administração da nossa casa e na expansão do Evangelho. Agora, o dinheiro pelo dinheiro pode nos levar a destruição.

6. Esforça-te que eu te ajudarei

Atualmente esta frase tem ficado popular nas palestras de autoajuda e até mesmo em cultos. Ainda a assim, a frase não se encontra na Bíblia e não é possível afirmar que tenha fundamento bíblico.

Nem todo esforço que exercemos corresponde com a vontade de Deus. Dessa forma, Deus só nos ajuda quando nos esforçamos quando nossos atos estão de acordo com a Sua Palavra.

Veja aqui a análise completa sobre faça sua parte que eu te ajudarei.

7. Quem não vem pelo amor vem pela dor

Na verdade, está frase não está na Bíblia e não tem nenhum fundamento bíblico. Deus não nos atraí pela dor, mas justamente pelo o amor. Sem amor não haveria perdão. Jesus veio para aliviar nossas dores, perdoar os nossos pecados e dar-nos acesso direto ao Pai.

Não há conversão pela dor, mas a partir do arrependimento - que pode acontecer num momento difícil. Saiba mais sobre esta frase e o que a Bíblia diz em "quem não vem pelo amor vem pela dor".

8. Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és

Apesar de ter algum alinhamento com o contexto bíblico, a frase "diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és" não está na Bíblia. Existem alguns versículos que vão de encontro a esta ideia como:

Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes".
(1 Coríntios 15:33)

O meio onde nos envolvemos pode influenciar-nos. Por isso é importante estarmos em comunhão com pessoas que temem a Deus e edifiquem a nossa fé. Veja uma análise completa sobre esta frase em: Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és

9. Eu venci o mundo e vós vencereis

Na verdade, esta frase trata-se de uma distorção do versículo de João 16:33.

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
(João 16:33)

Jesus nunca disse "eu venci o mundo e vós vencereis", mas falou que passaríamos por dificuldades e que não desanimássemos, pois Ele venceu o mundo! Justamente pela sua vitória, somos mais que vencedores como citado em Romanos 8:37.

10. Jesus é o Médico dos médicos

Esta frase é muito conhecida, Jesus é o Médico dos médicos! Apesar de muito citada, a frase não se encontra na Bíblia. Ainda assim, tem fundamento Bíblico. Por Jesus doentes são curados e milagres acontecem. Quando todos os médicos dizem não haver saída, Jesus reverte o quadro.

Em Lucas 4:18-19, Jesus disse que veio "para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos". Nos evangelhos podemos constatar os vários milagres realizados por Jesus. Até hoje Ele continua operando milagres no nosso meio!

Saiba porque Jesus é conhecido como o Médico dos médicos.

11. O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada

Está ditado é muito conhecido e está presente até em algumas músicas. Apesar disto, está frase não está integralmente na Bíblia, apesar de ter algum fundamento. Encontramos alguns versículos que podem estar alinhados com a frase, como Provérbios 15:16:

É melhor ter pouco
com o temor do Senhor
do que grande riqueza com inquietação.
(Provérbios 15:16)

Neste caso, o provérbio atenta ao fato de temermos a Deus. Do que adianta ter posses e estar distante do Senhor? É melhor ter pouco, mas obedecendo aos preceitos do Senhor, do que a riqueza obtida inescrupulosamente. Os fins não justificam os meios, ao contrário do que dizem.

12. Quem dá aos pobres, empresta a Deus

Este ditado sobre caridade e ajuda ao próximo é muito popular no Brasil, um país com grandes problemas sociais. Além de ter fundamento bíblico, existe uma passagem bastante parecida:

Quem trata bem os pobres
empresta ao Senhor,
e ele o recompensará.
(Provérbios 19:17)

Neste caso, é razoável afirmar que a frase "quem dá aos pobres, empresta a Deus" está na Bíblia. Além disso, existem outras traduções que se aproximam ainda mais do ditado. Tratar bem ao próximo é um princípio básico para todo cristão.

13. Fazer o bem sem olhar a quem

A frase "fazer o bem sem olhar a quem" ou "faça o bem sem olhar a quem" não está na Bíblia, apesar ter fundamento. Existem muitas passagens bíblicas a respeito de fazermos o bem ao nosso próximo. Este é um princípio básico para todo aquele que teme a Deus.

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
(Gálatas 6:9)

Nossa boa vontade não deve ser condicionada a aparência. Assim como Deus não faz acepção de pessoas, e assim como Cristo devemos agir com amor!

Veja mais em: Versículos sobre Fazer o Bem

14. É dando que se recebe

Esta frase não está na Bíblia, mas tem inspiração bíblica. O conceito da frase vai de encontro a algumas passagens, como em Atos 20:35:

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".
(Atos 20:35)

A generosidade deve fazer parte da nossa vida. Quando amamos o próximo, vivemos generosamente e nos alegramos mais em prestarmos ajuda do que até mesmo recebermos auxílio.

15. Venha como estás

Podemos encontrar esta frase como "vem a mim como estás" ou "vinde a mim como estás". Ambas são um recorte do versículo dito por Jesus em Mateus 11:28 e são muitas vezes utilizadas fora do contexto bíblico.

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês
(Mateus 11:28)

Quando Jesus disse "vinde a mim os que estão cansados", Ele se ofereceu como o descanso, o refúgio. Muitas pessoas acabam por utilizar - equivocadamente - o trecho da frase como uma forma de convencer alguém a aceitar um convite para um culto ou atividade.

16. O amor encobre uma multidão de pecados

Na verdade, essa frase é uma distorção do versículo de 1 Pedro 4:8, veja:

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.
(1 Pedro 4:8)

O amor não encobre, mas perdoa muitos pecados. Em algumas traduções utiliza-se a palavra "cobre", só que há uma diferença entre cobrir e encobrir. Cobrir é superar, estar por cima. Já encobrir, está relacionado a esconder, não revelar. Através do amor de Cristo, perdoamos uns aos outro e não encobrimos os pecados.

17. Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente

É comum ouvirmos essa frase em alguns sermões, mas infelizmente, esta frase não está na bíblia e nem corresponde com a Palavra de Deus. Esta frase é uma clara distorção do versículo de Gênesis 3:15, veja:

Porei inimizade
entre você e a mulher,
entre a sua descendência
e o descendente dela;
este ferirá a sua cabeça,
e você lhe ferirá o calcanhar".
(Gênesis 3:15)

Fica claro que a palavra utilizada é "ferir" e não "esmagar". Em alguns lugares até atribuem a Maria a autoridade que esmagará a serpente, mas a Bíblia revela que é Cristo que extirpará o mal do mundo.

18. Deus cegou o entendimento dos incrédulos

Na verdade, esta frase é dita descontextualizada, trazendo até confusão. Trata-se de uma distorção do versículo de 2 Coríntios 4:4:

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
(2 Coríntios 4:4)

O "deus desta era" - em algumas traduções está como "o deus deste século" - logo, refere-se ao diabo e não ao Deus Todo-Poderoso. O versículo quer dizer que o diabo enganou as pessoas afastando-as da luz do Evangelho e tornando-as descrentes.

19. Os viciados não herdarão o reino de Deus

Esta frase não está na Bíblia. A Palavra nos diz que o nosso corpo é templo do espírito em 1 Coríntios 6:19-20 e que devemos ter zelo e evitarmos excessos de toda ordem.A Bíblia não condena o viciado, mas consequentemente o vício afasta o ser humano de Deus.

Em 1 Coríntios 6:10 diz que os alcoólatras não herdarão o Reino de Deus, mas não emprega palavra "vício". Hoje, temos consciência que existem outras subsistências e até mesmo hábitos que podem se tornar viciantes, como a busca pela beleza, o vício em celular ou até mesmo o trabalho. Por isso, devemos ter cuidado para não julgarmos o próximo.

20. Mente vazia é oficina do diabo

Essa é uma das frases mais populares do nosso povo. Alguns até atribuem existir um provérbio, mas o ditado não está na Bíblia. A Palavra de Deus exorta a ociosidade e a preguiça, mas não há nada parecido nas Escrituras com esta frase.

Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.
(2 Tessalonicenses 3:11)

Infelizmente, a pessoas que não fazem nada da vida dão margem ao maligno, muita das vezes irritando o próximo. Não seja essa pessoa, procure se ocupar com seus afazeres e ser producente na obra de Deus.

21. A voz do povo é a voz de Deus

Este ditado tem origem na frase latina "Vox populi, vox Dei", sendo muito popular no mundo inteiro. Agora, o fato da frase ser popular não quer dizer que seja verdade. Podemos afirmar que a frase "a voz do povo é a voz de Deus " é anti-bíblica.

Se a voz de Deus fosse a voz do povo, certamente Ele seria falho. E Deus não é homem para mentir nem se equivocar. O que podemos afirmar é que a voz do povo não é a voz de Deus.

22. Deus perdoou os nossos pecados e jogou no mar do esquecimento

Muitos utilizam a expressão "mar do esquecimento" para falar sobre a misericórdia e a benevolência de Deus, mas a frase não está na Bíblia. Trata-se de uma interpretação livre do versículo de Miquéias 7:19, veja:

De novo terás compaixão de nós;
pisarás as nossas maldades
e atirarás todos os nossos pecados
nas profundezas do mar.
(Miquéias 7:19)

A figura de linguagem usada pelo profeta, "lançar ao mar", quer dizer que não há volta, irrecuperável. Deus perdoou os nossos pecados completamente através de Cristo Jesus.

23. A palavra de Deus se renova a cada manhã

Na verdade, esta frase não está na Bíblia, tratando-se de uma interpretação errada do versículo de Lamentações 3:22-23, veja:

Graças ao grande amor do Senhor
é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã;
grande é a sua fidelidade!
(Lamentações 3:22-23)

Não é a Palavra de Deus que se renova, mas o amor e a misericórdia dele. Podemos receber da Palavra de Deus como novidade de vida diariamente, mas a obra está completa, nem uma vírgula a mais.

Conheça mais sobre a Palavra de Deus: