Quando um versículo se torna muito popular, é fácil se esquecer do contexto em que aparece. Por causa disso, há versículos que são usados por muitos cristãos da maneira errada. Não caia no mesmo erro! Descubra o que esses 5 versículos realmente significam:

1. Filipenses 4:13

Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13

Interpretação errada: com a ajuda de Jesus, consigo fazer tudo que quiser.

Lido dentro do contexto, esse versículo significa que podemos viver contentes em todas as situações. O apóstolo Paulo tinha passado por todo tipo de situação, fosse de fartura ou de necessidade. Mas, em todas as circunstâncias, ele estava contente, porque tinha Jesus. A felicidade do cristão não depende de sua situação material.

2. 1 Coríntios 10:13

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13

Interpretação errada: não há nenhuma dificuldade que não podemos suportar.

Esse versículo não fala sobre dificuldades. Fala sobre tentação. O versículo anterior avisa sobre o perigo de ficar muito confortável, sem ficar de alerta contra a tentação. Não temos desculpa se cairmos em tentação, porque Deus sempre nos dá uma saída. Não podemos justificar o pecado com a falta de opção.

3. Salmos 37:4

Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Salmos 37:4

Interpretação errada: se eu obedecer a Deus, Ele vai fazer tudo que eu quero.

Se seu prazer está em Deus, você vai desejar as coisas de Deus. Quando seus desejos se alinham com os desejos de Deus, eles se cumprirão. Sua vontade precisa se alinhar com a vontade de Deus, não o contrário.

4. Isaías 53:5

Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:5

Interpretação errada: Jesus tira todas as doenças de quem crê nele.

Pessoas com muita fé também ficam doentes (e nem sempre são curadas). Essa profecia sobre Jesus fala sobre a doença do pecado. Nossos pecados são como doenças, que nos destroem e matam. Jesus veio para tirar essa doença espiritual de nossa vida, nos dando a vida eterna.

5. Mateus 6:33

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Mateus 6:33

Interpretação errada: Deus me dará tudo que eu quero se eu me dedicar a Ele.

Jesus estava falando sobre nossas necessidades básicas, como comida e roupa. Existem cristãos completamente dedicados a Deus que são muito pobres, mas Deus não deixa faltar aquilo que precisamos para viver. Ele nos sustenta, por isso não precisamos ter medo de passar necessidade, se nos dedicamos a Deus.

Leia sempre a Bíblia dentro do contexto!