A vida com Jesus é como uma árvore que cresce, amadurece e dá fruto. À medida que você cresce com Jesus, o Espírito Santo transforma a sua vida, tornando você mais maduro.

No livro de Gálatas, o apóstolo Paulo apresenta uma lista com 9 virtudes do fruto do Espírito, que podemos desenvolver em nós. Veja:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
- Gálatas 5:22-23

1. Amor

Quando você tem o amor de Deus no seu coração, aprende a amar, ainda mais, as pessoas ao seu redor e a si mesmo! Esse entendimento pode transformar completamente a sua vida: quando amamos o nosso próximo, estamos amando a Deus. Portanto, ao amar a Deus, somos agraciados com ainda mais amor.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
- 1 João 4:7

Sinta o grande amor de Cristo por você e seja inspirado a amar os outros como Ele o amou. É impossível colher o fruto do Espírito sem ter o amor como a base fundamental. Que o amor de Deus o impulsione a experimentar o melhor dele, através das virtudes do fruto do Espírito.

2. Alegria

O crente sabe que, mesmo nos tempos mais difíceis, a alegria pode ser encontrada na Salvação que Cristo Jesus nos oferece. Não deixe que as circunstâncias da sua vida definam a sua alegria, pois a verdadeira alegria vem de Deus!

Os meus lábios gritarão de alegria quando eu cantar louvores a ti, pois tu me redimiste. Salmos 71:23

Os meus lábios gritarão de alegria
quando eu cantar louvores a ti,
pois tu me redimiste.
- Salmo 71:23

A Bíblia pode nos ajudar a desenvolvermos essa virtude do fruto do Espírito. Confiar em Jesus e crer na Sua Palavra nos traz uma alegria profunda, que nos dá perseverança e resistência em qualquer situação. Esta alegria nos motiva a enfrentar qualquer desafio com coragem e esperança.

Embora todos possam experimentar alegria momentânea, somente a alegria que vem do Espírito Santo é duradoura.

3. Paz

A Bíblia nos ensina que a paz é uma virtude do fruto do Espírito Santo, encontrada quando confiamos em Deus e na Sua Palavra. Não só nos ajuda a vencer as dificuldades, mas, também, nos permite compartilhar esta paz com aqueles que estão ao nosso redor.

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.
- João 14:27

Quando buscamos o Senhor, Ele nos dá uma paz que transcende qualquer circunstância, até mesmo o medo da morte. Esta virtude do fruto do Espírito nos dá forças para seguirmos adiante, abandonando o medo, a ansiedade e a inquietude. Busque e experimente essa paz que só o Espírito Santo pode nos dar!

4. Paciência

A paciência é adquirida quando se entende que Deus conhece o tempo certo para cada coisa. Esse entendimento vai além do nosso conhecimento ou de uma razão lógica, vem através da fé em Deus: cremos e esperamos nele!

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
- Romanos 12:12

A paciência nos ajuda a enxergar as coisas de maneira mais equilibrada. O resultado desta virtude do fruto do Espírito é uma vida mais tranquila, sabendo que Deus faz tudo na hora certa e determinada por Ele. A paciência, especialmente durante as tribulações, nos auxilia a mantermos o nosso foco em Deus, em vez de nos concentrarmos nos problemas ao nosso redor.

5. Amabilidade

Deus transforma nosso relacionamento com as pessoas ao nosso redor, ajudando-nos a sermos menos insensíveis e mais amorosos. Para isso, é necessário renunciar a nós mesmos e nos tornarmos mais altruístas, empáticos e dispostos a praticar o bem para com o próximo.

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 2 Timóteo 2:24

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
- 2 Timóteo 2:24

Mais do que apenas ser amável e gentil, o fruto do Espírito nos capacita a amarmos até mesmo aqueles que nos odeiam. Podemos ser vítimas de injustiças, mas somos capazes de abandonar a ideia de retribuirmos na mesma moeda.

6. Bondade

Fazer o bem é gratificante! Quando você compreende todo o bem que Deus fez por você, você naturalmente, também, fará coisas boas para as outras pessoas. Seja bondoso, não para ser recompensado ou aplaudido, mas para refletir e compartilhar a bondade do Senhor Jesus.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. Efésios 4:32

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
- Efésios 4:32

Quando somos bondosos, agradamos a Deus e os nossos relacionamentos melhoram. A bondade cria um ambiente tranquilo para nós e para as pessoas ao nosso redor.

7. Fidelidade

Fidelidade significa ser uma pessoa de confiança, que não retrocede em sua palavra e age com integridade em tudo o que faz. Deus nos ajuda a ser fiéis a Ele e aos outros.

Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá. Salmos 101:6

Meus olhos aprovam os fiéis da terra,
e eles habitarão comigo.
Somente quem tem vida íntegra me servirá.
- Salmo 101:6

Deus é fiel e a Ele devemos na nossa fidelidade, pois Ele nos amou desde sempre e a Sua Palavra sempre se cumpriu. É buscando ser fiel a Deus que desenvolvemos a nossa fé e amadurecemos o nosso relacionamento com Ele.

8. Mansidão

A mansidão é uma qualidade que evidencia que somos conduzidos pelo Espírito Santo e que o seu fruto é cultivado em nós.

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Mateus 11:29

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
- Mateus 11:29

Ser manso não é ser fraco, pelo contrário, é ter domínio sobre as próprias forças. Os mansos mantêm a calma em meio às adversidades, pois confiam que tudo está sob o controle de Deus e que nada sai do Seu propósito.

Quem tem um Deus tão poderoso e amoroso, não têm motivo para ficar irado ou falar palavras violentas.

9. Domínio próprio

Através do Espírito Santo podemos controlar as nossas emoções e impulsos. Isso é primordial para evitarmos as tentações e para não cairmos em pecado.

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se. Provérbios 29:11

O tolo dá vazão à sua ira,
mas o sábio domina-se.
- Provérbios 29:11

Ter paciência e autocontrole é a verdadeira demonstração de força. Isso nos guia a grandes conquistas em nossas vidas, ao contrário de agir compulsivamente.

Domínio próprio é sinal de força e equilíbrio. Deus nos ajuda a agirmos com sabedoria e paciência, mesmo em situações difíceis. Peça que Ele controle as suas ações e reações. Aprenda sempre com o exemplo de Jesus que é manso e humilde de coração.

Deixe o Espírito Santo transformar sua vida! Cresça e experimente o fruto do Espírito!

Veja também: