Comece lendo o Evangelho de Marcos, depois leia o Evangelho de João, intercalando com Salmos e Provérbios. Prossiga lendo, desde Gênesis até o fim da Bíblia. Certamente, você será edificado a cada passo dessa trajetória!

Existem muitas maneiras de começar a leitura da Bíblia. Cada um pode escolher como será o seu trajeto, de acordo com a sua realidade. Mas, se você quer começar a caminhada de Leitura Bíblica e entender melhor o seu conteúdo, sugerimos que comece por livros mais simples e de fácil compreensão.

1º Passo - Leia o Evangelho de Marcos 

Leia 1 capítulo por dia e em 16 dias já terá lido o seu primeiro livro da Bíblia.

Se o seu objetivo é começar a entender melhor a Bíblia Sagrada, nada melhor que conhecer o seu tema central e a personagem mais importante: Jesus Cristo. O livro de Marcos é uma boa opção pois é o evangelho mais simples e mais curto dentre as quatro biografias do Senhor Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João). Com essa leitura você poderá conhecer melhor a vida e obra de Cristo, o único caminho que conduz a Deus (Jo. 14:6). 

O estilo vivo e original do livro lhe ajudará a focar na pessoa de Jesus e no seu papel fundamental na história da humanidade. Apesar de resumir muitos discursos, a narrativa de Marcos é rica em detalhes singulares sobre Jesus. Vale a pena conferir os 16 capítulos, com os momentos mais marcantes da história do Senhor.

2º Passo - Leia o Evangelho de João

Este livro têm 21 capítulos, que vão lhe encorajar a conhecer a Deus ainda mais. Leia 1 capítulo por dia e, em 3 semanas já terá lido.

Depois de ter uma boa base através do curto livro de Marcos, você já está preparado para avançar numa leitura mais profunda e pessoal da vida de Jesus. O livro de João é considerado o livro mais profundo e espiritual da Bíblia. Nele temos o relato de uma testemunha ocular, o apóstolo João, que viu e participou de muitos eventos e milagres do Senhor. Apresenta uma mensagem de vida que vai inspirar a sua fé em Jesus como Filho de Deus, nosso Salvador.

3º Passo - Leia o Antigo Testamento (AT) e prossiga para o Novo Testamento (NT)

  • Leia Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, e depois siga lendo os demais livros do AT. Siga a dica inicial: leia os livros mais fáceis primeiro, deixando os mais complexos para o fim. Livros que contam histórias possuem uma narrativa mais simples e podem ser lidos primeiro. Sugestão: se achar muito difícil a leitura de Levítico e Números, p.ex., salte-os deixando-os para o fim. 
  • Prossiga para o NT e complete a leitura dos Evangelhos - leia os livros de Mateus e Lucas, para continuar aprendendo a história de Jesus, agora com as bases e conceitos obtidos na leitura do AT; 
  • Avance para o livro de Atos e restantes livros do NT - dando sequência à história e ensinamentos sobre fé e prática cristã até o livro de Apocalipse.
  • Alterne a leitura bíblica com os livros de Salmos e Provérbios. Estes 2 livros possuem um gênero literário bastante acessível e de fácil compreensão. Eles são ótimos para serem lidos (e relidos!) várias vezes. Inclusive, podem ser lidos ao mesmo tempo que outros livros da Bíblia, quer do AT ou do NT. Leia pequenas porções diariamente, reflita e use-os nos seus momentos devocionais.

Note, a ordem da leitura bíblica pode ser de escolha pessoal. Mas ler desde o começo é fundamental para se entender o que é ensinado no restante da Bíblia. Muitos princípios divinos estão registrados desde o início e conhecê-los lhe ajudará a entender o significado de muitos conceitos bíblicos como: pecado, morte, vida, amor, perdão e salvação, ou o porquê foi preciso que Jesus morresse, por exemplo. Vale a pena ler todo o AT. 

Conclusão

Nesta proposta, sugerimos que você primeiro conheça bem a vida e obra de Jesus Cristo, para depois compreender o propósito de Deus ao longo da história humana. Ou seja, a partir de Jesus, descubra como Deus criou e começou a se relacionar com a humanidade. Como foi se revelando aos poucos e quais as bases bíblicas da fé cristã. Seguir a ordem progressiva da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, será um ótimo caminho a seguir.

A Bíblia, apesar de estar dividida em duas partes (2 Testamentos ou Alianças) e de ter livros diferentes, possui uma unidade lógica no seu conteúdo. Há uma riqueza de saberes do Antigo Testamento que são fundamentais para se compreender o NT e vice-versa. São conhecimentos complementares.

Por esse motivo, é importante ler a sequência dos livros, do princípio ao fim da Bíblia. Isso lhe ajudará a extrair conhecimentos e a compreender o curso da história de Deus ao longo dos tempos. 

8 outras formas de começar a ler a Bíblia

A Bíblia pode ser lida de inúmeras maneiras e vai depender da intenção, disposição e perseverança do leitor. Você pode ler por curiosidade, necessidade, como pesquisa (literário ou teológico) ou como fonte de inspiração. Independentemente da intenção, as Escrituras lhe darão maior conhecimento sobre Deus, além de estabelecer as bases para sua fé e prática cristã. Veja algumas alternativas de leitura da Bíblia:

1. Leitura completa

A Bíblia é fonte inesgotável de fé e sabedoria! Todos os cristãos devem despertar o interesse de conhecer pessoalmente o texto bíblico. Ter acesso às Escrituras é um privilégio maravilhoso que nem todos os cristãos tiveram ou podem desfrutar, mesmo nos dias de hoje.

Assuma o compromisso de ler a Bíblia toda pelo menos uma vez. O conjunto dessa obra divina tem ensinamentos preciosos para todos que a leem. Certamente é uma benção e privilégio termos o texto completo em nossa língua. Aproveite isso! Se você tem interesse de conhecer a Bíblia de "capa à capa", poderá optar por:

2. Leitura na ordem Canônica

A leitura segue a ordem em que os livros aparecem no índice, chamada ordem canônica. A vantagem é ter uma ordem mais linear da sequência dos livros. A desvantagem pode ser que já no início da Bíblia estão ordenadas narrativas muito descritivas, como do livro de Levíticos e Números, por exemplo, que irá exigir mais esforço dos leitores iniciantes. Mas vale a pena seguir em frente para ter uma visão panorâmica de toda a Bíblia.

3. Leitura na ordem Cronológica

Os livros bíblicos não aparecem na ordem histórica dos acontecimentos. Os registros dos eventos e ensinamentos revelados por Deus não são lineares. Estudiosos propuseram tentativas de aproximação entre os textos e o contexto histórico mais provável dos episódios. A leitura na ordem cronológica permite fazer um percurso mais claro do desenvolvimento da História na Bíblia. 

Se você deseja ter uma noção geral da ordem dos acontecimentos na Bíblia, busque por "Plano de Leitura Cronológica", ou cursos e estudos cronológicos da Bíblia. Também já existem Bíblias disponíveis neste formato. 

Veja aqui: A Bíblia em ordem cronológica

4. Leitura em ordem diversificada

As leituras diversificadas são aquelas que misturam planos diferentes e são mais flexíveis. Há leituras mais ou menos intensas, que fazem incursões ao AT e NT, de forma aleatória ou coordenada. O propósito é sempre conduzir o leitor a uma leitura mais leve e proveitosa da Bíblia. Apesar de mais flexível, o plano aqui ainda é a leitura completa da Bíblia.

Escolha um plano que acompanhe o seu ritmo diário e comece! Leia a Bíblia toda em 1, 2 ou 3 anos, não importa! Faça isso conforme o seu tempo e disponibilidade, e veja os benefícios em sua vida.  

5. Leitura parcial

A leitura parcial da Bíblia acontece com mais frequência. É aquela que naturalmente fazemos quando lemos um trecho, capítulo ou livro por vez. Ela facilita o estudo (dirigido) de um assunto, possibilitando maior atenção aos detalhes do texto e do contexto.

Ler por partes lhe ajudará a observar e apreciar os livros de uma foma mais atenta do que na leitura completa (panorâmica). Se você já leu a Bíblia toda, ou se pretende aprofundar seus conhecimentos, experimente uma leitura mais aprofundada das Escrituras. Planeje leituras de livros, acontecimentos importantes ou autores específicos.

6. Leitura livro a livro

Esse método propõe a leitura dedicada de um livro bíblico por vez. Ele facilita o entendimento mais aprofundado sobre o texto, contexto e assunto do livro. Leia e releia o livro até ser capaz de:

  • compreender a sua mensagem central,
  • lembrar versículos chaves,
  • memorizar passagens importantes, 
  • aplicar na vida o que aprendeu e 
  • compartilhar esse conhecimento com outros.

A compreensão é sempre gradual e será progressiva se você se aplicar na leitura da Bíblia. Há muitos materiais complementares para apoiar esse método: comentários bíblicos, panoramas e estudos disponíveis. 

7. Leitura Temática

Nesse modo a leitura bíblica se orienta a partir de determinado assunto. O leitor busca na Bíblia seu tema de interesse, tentando descobrir o que ela diz, percorrendo histórias e passagens que abordem a temática escolhida. Exemplos de temas:

  • personagens, 
  • acontecimentos importantes, 
  • autores e obras,
  • palavras chaves, assuntos e outros temas gerais, etc. 

Para auxiliar nesse percurso de leitura, há vários recursos disponíveis em livros ou virtualmente: bíblias de estudo, concordâncias, chaves bíblicas, comentários, etc. 

8. Leitura Devocional

Esse é o tipo de leitura para meditação, oração e louvor. É uma mistura de leitura, reflexão e devoção prática através da Bíblia. Recitar e orar as Escrituras é uma maneira de se comunicar com Deus, se aproximando da devoção dos textos inspirados. Ore e adore através das Escrituras!

A "Leitura orante", p.ex., é uma forma de ler e orar os Salmos e outras orações da Bíblia. Isso lhe ajudará a memorizar e interiorizar essas passagens bíblicas com maior facilidade. Há vários textos bíblicos que são orações, poemas ou provérbios com ensinamentos sábios. Leia e inspire-se nos seus momentos de comunhão com Deus. 

Leia mais: Planos de Leitura da Bíblia

Antes de começar

Se você é um leitor iniciante deve ter em mente que a Bíblia é um livro inspirado por Deus, no qual Ele mesmo se deu a conhecer aos homens. As Escrituras Sagradas têm ensinado bilhões de pessoas por todo o mundo, ao longo de séculos. Trata-se de uma coletânea de 66 livros com gêneros diferentes, escritos em épocas e línguas diferentes. Por isso, vale a pena considerar:

Leia acompanhado - Ore, anote suas dúvidas e revise suas questões com alguém

É sempre bom acompanhar a leitura bíblica de oração e de instrução (estudo). Peça ajuda de Deus e de outras pessoas (discipulador, professor de escola bíblica, pastor ou outro cristão com mais experiência) para lhe auxiliar durante a leitura. É importante contar com a ajuda de alguém que possa explicar as dúvidas que surjam ao longo da semana, por exemplo. 

Veja também: Entenda qual o tema central da Bíblia

Tipo de Bíblia - Escolha uma tradução bíblica que seja mais compreensível para você

Existem várias traduções da Bíblia. As melhores traduções são aquelas que se mantém fieis aos textos originais e que também facilitam a leitura. Versões como NVI (Nova Versão Internacional), NAA (Nova Almeida Atualizada) ou NVT (Nova Versão Transformadora) são bastante fiáveis e possuem uma linguagem bem facilitada. Escolha a que for melhor para você.

Objetivos - O que você pretende conhecer?

É importante ter claro o que você quer quando inicia o processo de leitura da Bíblia: saber a mensagem central? Entender a história de Deus? Estudar assuntos específicos? Há vários caminhos para alcançar seus objetivos, pense em alguns e planeje a sua trajetória.

Disposição - Qual a sua disponibilidade de vontade, tempo e lugar para a leitura bíblica?

Faça a leitura do seu jeito! As rotinas variam de pessoa para pessoa, por isso, defina o melhor ambiente e horário no dia para a sua leitura. Lute contra distrações, preguiça e outras dificuldades que possam surgir para atrapalhar esse tempo. O mais importante é manter um ritmo constante de leitura e não desistir.

Um passo de cada vez

Dar início a qualquer prática envolve decisões importantes, principalmente relacionadas ao conhecimento de Deus. Por isso, siga o seu ritmo, mas não desanime! Entenda: começar a ler a Bíblia é um passo imprescindível para quem busca seguir no caminho da fé. E, permanecer lendo é importante para continuar a crescer. Lembre-se:

"... a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17  

A fé em Deus é adquirida através do conhecimento da Sua Palavra. Por isso, é importante começar a jornada de descobrimento da mensagem mais importante do mundo. Leia a Bíblia!

Veja também: Razões para ler a Bíblia