Devocional é a prática da devoção, de cultuar e se dedicar a Deus, desenvolvendo um relacionamento com Ele. A Bíblia incentiva que os cristãos pratiquem, exercitem e cresçam sua fé e conhecimento bíblico no dia a dia.

O devocional tem como objetivo cultivar uma vida espiritual melhor e mais saudável, proporcionando um crescimento em Cristo.

Devocional na Bíblia

Apesar da Bíblia não estabelecer uma maneira exata de se fazer devocionais, e não mencionar literalmente a palavra 'devocional', existem muitos versículos que apontam para a importância da prática diária da fé e de boas obras.

Um dos textos mais significativos, e que pode ter dado origem a ideia de devocional, é:

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Deuteronômio 6:6-9

Existe duas grandes ênfases nesses versículos. A primeira ênfase é no coração e da pessoa: deve-se amar a Deus acima de todas as coisas com todo o seu ser!

A segunda ênfase do texto é na persistência da pessoa, e de que forma a rotina está sendo representada. O servo ideal é aquele que ama a Deus acima de todas as coisas e em todo tempo. Os devocionais ajudam a criar essa constância.

Como fazer devocional?

Não existe um modelo de "devocional" na Bíblia. Mas pensando que o devocional são práticas de devoção, podemos ter em vista aquelas práticas que a Bíblia nos incentiva.

As práticas de devoção mais presentes na Bíblia, e que são exigidas de todos os cristãos, são:

Oração

A oração é uma prática que todo cristão deve desenvolver bem, afinal são os filhos de Deus conversando com seu Pai Celestial. O próprio Jesus é um exemplo de pessoa que vivia em oração, e esperava que seus seguidores orassem também.

Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Mateus 6:6

Além disso, o apóstolo Paulo instrui que a oração seja constante, desenvolvendo assim uma vida de oração.

Orem continuamente.
1 Tessalonicenses 5:17

Leitura da Bíblia

Os versículos de Deuteronômio citado acima já demonstra que Deus espera que seus servos se dediquem à leitura e memorização das Escrituras. Outros textos também exaltam as bênçãos de se apegar à Palavra de Vida, como:

Guardei no coração a tua palavra
para não pecar contra ti.

Meditarei nos teus preceitos
e darei atenção às tuas veredas.
Tenho prazer nos teus decretos;
não me esqueço da tua palavra.
Salmo 119: 11, 15-16

É na Bíblia que podemos entender melhor quem Deus é, quem nós somos e o que Deus fez por nós. É na sua leitura e meditação que se desenvolve um verdadeiro relacionamento com Deus.

Tanto os profetas quanto os apóstolos buscaram nas Escrituras a Verdade de Deus, de maneira que pudessem corrigir suas vidas e a dos outros ao seu redor. Além disso, lembre-se do quê está escrito no Novo Testamento e o que João apontou como muito precioso:

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam - isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.
1 João 1:1

Se você não tem muita familiaridade com a Bíblia, veja Por onde começar a ler a Bíblia.

Louvor

Aleluia!
Como é bom cantar louvores ao nosso Deus!
Como é agradável e próprio louvá-lo!
Salmos 147:1

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.
Hebreus 13:15

Louvar a Deus com canções era uma prática comum do Antigo Israel e na igreja primitiva. Também nós devemos cotidianamente louvá-lo no nosso dia a dia!

O louvor a Deus nos ajuda a enxergá-lo em nossa vida, nos lembrando de quem Ele é e de todas as suas obras maravilhosas.

As canções cativam nossos corações e nos ajudam a nos envolver com a Verdade bíblica, nos trazendo alegria, quebrantamento, ânimo e encorajamento.

Outras práticas de devoção

Na Bíblia encontramos, além destes acima, outras práticas de devoção que são incentivadas ou exigidas.

  • Ajuda aos necessitados (Mateus 6:1-4)
  • Jejum (Mateus 6:16-18)
  • Batismo (Mateus 28:19)
  • Ceia (Marcos 14:22-24)

Quando fazer o devocional?

As práticas de devoção são feitas ao decorrer da vida cotidiana do cristão, e ele deve sempre tê-las em vista. A leitura bíblica, oração e louvor podem ser feitas de manhã, de forma que você esteja com os pensamentos voltados a Deus desde cedo no seu dia.

Auxílios para o devocional

É muito comum as pessoas não saberem o que fazer em seus devocionais. Por isso, existem diversos livros e Bíblias com ideias para momentos devocionais, com trechos bíblicos, reflexões e orações que te ajudarão a crescer no seu relacionamento com Deus.

Conheça o nosso devocional gratuito e diário: Devocional Diário.