Devocional são práticas de devoção feitas diariamente. Essas práticas ajudam o cristão a manter uma vida mais próxima de Deus, em disciplina e constância.

Práticas devocionais ajudam a aumentar a santidade e vida reta, pois é um contato rotineiro com a realidade espiritual e os princípios bíblicos.

Existem várias formas válidas de fazer um devocional, te convidamos a experimentar o nosso conjunto de oração, leitura da Palavra e louvor.

1° passo: Separe 5 a 10 minutos para o seu devocional

Procure separar de cinco a dez minutos para o seu devocional. Durante a manhã é uma ótima decisão, porque te prepara para os desafios do seu dia.

A prática mais comum é fazer o devocional diariamente. A coisa mais importante, porém, é fazer o devocional. Isso porque ele suplementa o seu culto semanal, te aproximando de Deus e Sua Palavra durante a semana.

Leia o Devocional Diário do Bíbliaon

2° passo: Faça uma oração

A oração é um diálogo com Deus. Assim como um casal deve conversar constantemente para manter a boa relação, devemos conversar com nosso Pai celestial.

Coloque em oração tudo aquilo que achar necessário, agradecimentos e pedidos. Lembre-se, Deus é seu Pai e podemos pedir aquilo que necessitamos. Veja a fala de Jesus, e comece a falar com seu Pai:

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
- Mateus 7:11

Veja: 7 exemplos de oração para falar com Deus.

3° passo: Leia um pequeno trecho da Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus, é o registro escrito daquilo que Deus falou e fez através da história da redenção. A Bíblia é a maneira com a qual podemos entender a Deus, a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. Nela estão contidos os maiores e melhores ensinos para vida.

No seu devocional, você pode ler um pequeno trecho diariamente, meditar nele, buscar entendimento. Tente ser constante na sua leitura e siga uma ordem, seja seguindo os salmos ou um capítulo de um livro por dia. Com a prática diária e constante você poderá acabar lendo a Bíblia inteira!

Veja: 27 versículos para devocional.

4° passo: Louve ao Senhor

Sempre tem uma música que nos aproxima de Deus, com uma letra bíblica e que pode resumir tudo aquilo que estamos sentindo ou vivendo. Ao final do período de leitura e oração, ouça alguns louvores e exalte ao Senhor com o seu coração.

Lembre-se que uma boa música não é aquela focada em você, mas aquela que exalta Deus o que Ele fez.

Veja: 20 versículos de louvor e adoração.