Nosso Deus é vivo e quer que nos relacionemos com Ele, essa condição é primordial. Não devemos tratar Deus com apatia, como se fosse apenas uma figura distante. Na Bíblia, vemos como Deus se relaciona com seu povo, como Ele se alegra e até mesmo fica triste. Sentimentos são frutos de relacionamento, por isso, devemos correspondê-lo.

Achegar a Deus está mais ligado as nossas atitudes do que alguma responsabilidade dele. Ele já fez tudo por nós e nos deixou um canal aberto: Jesus e o Espírito Santo. Agora, o que fazemos para achegarmos a Ele? Veja algumas dicas de como ficar mais perto de Deus.

Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vós

Certamente este é o primeiro passo que devemos dar. Parte de nós tomarmos a iniciativa de buscá-lo. Se você está lendo isto, é por que já está dando o primeiro passo!

Quando nos movemos em direção a Deus - em ações e palavras - Ele vai se revelando a nós. Quanto mais confiamos nele, mas Ele se revela a nós, isso se chama reciprocidade. Como o versículo em Tiago 4:8: "aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vós".

Por isso, entenda que deve partir de nós esse movimento de aproximação. Todo o nosso esforço em nos aproximarmos dele será correspondido.

5 passos para se aproximar de Deus e transformar sua vida

Depois que entendemos que aproximar-se do Senhor está diretamente relacionado nós, vem a seguinte pergunta: como eu me aproximo de Deus? Não existe uma "receita", mas há pontos cruciais para fazer você atrair a presença de Deus.

1. Ore: fale com Deus

Em todo relacionamento deve haver muita conversa e Deus quer conversar conosco. Orar é falar com Deus. Mais do que fazer apenas pedidos, abra o seu coração, compartilhe com Ele seus sonhos, os seus medos, Ele é o seu melhor amigo.

Esse ato de confiança é uma demostração de fé e de aproximação. Só nos abrimos com quem confiamos. Através da oração criamos intimidade com Ele. Como todo relacionamento, a conversa aumenta o elo de cumplicidade e confiança.

Dica: Separe um momento do seu dia para orar. Fale com Ele sobre o seu dia e como se sente. Clame pela sua presença, peça para ouvir a sua voz. Se não sabes falar com Deus, veja como orar e falar com Deus.

2. Estudando a Bíblia Sagrada

A Bíblia é a Palavra de Deus! Todas as palavras ali contidas foram registradas para edificar a nossa fé e nos guiar a vida eterna. Ler a Bíblia é uma forma de conhecer a Deus e seus desígnios. Quanto mais lemos a Bíblia, mais nos aproximamos de Deus. Com a Bíblia conhecemos mais de Deus e mais de nós mesmos.

Dica: Programe-se para ler a Bíblia, conheça 10 planos de leitura da Bíblia. Essa é uma forma organizada de ler e conhecer mais a Deus.

3. Praticando a Palavra de Deus

A Bíblia é mais que um conjunto de livros, é um guia prático para todo cristão. Todo o conhecimento que recebemos de Deus é para ser colocado prática. Do que adianta sabermos sobre o amor de Deus, se não amamos? Através da Bíblia, recebemos conselho e instrução para a nossa conduta.

Quando obedecemos à Palavra de Deus, estamos nos aproximando verdadeiramente dele. Como Cristo disse em João 14:15: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos". Se guardamos a Palavra, amamos a Deus.

Dica: Depois de toda leitura bíblica, reflita sobre que efeito prático a mensagem teve para você. A Palavra de Deus nunca volta vazia.

4. Aproximando-se dos irmãos em Cristo

Como se aproximar de Deus sem fazer parte do seu corpo? Não dá. Quando estamos em comunhão entre os irmãos, Deus se faz presente. Jesus disse em Mateus 18:20 que "onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Estar em comunhão é estar com Deus.

Dica: Procure uma igreja, faça parte do corpo de Cristo. Nada mais perto de Deus do que ir a sua casa!

5. Aproximando-se do próximo

Do que adianta amar a Deus, os seus irmãos, se não amamos o próximo? Jesus disse em Marcos 12:30-31, que amar a Deus e amar ao próximo eram os maiores mandamentos. Se não amamos o próximo, que vemos, como amar a Deus, que não vemos?

Não devemos amar o pecado, mas devemos ter compaixão do pecador. Um dia estivemos nessa condição. Quando ajudamos o próximo, estamos nos aproximando de Deus, pois estamos obedecendo aos seus mandamentos.

Dica: Tenha um coração disposto a ajudar. Tudo que fizer, faça como para Deus. Ame, pois você é amado.

3 coisas que precisamos evitar para manter a conexão com Deus

Assim como podemos nos aproximar de Deus, buscando-o através da oração, da leitura da Palavra e da comunhão. Existem algumas atitudes que pode nos afastar da Sua presença. Veja alguns pontos a se evitar.

1. O pecado

Buscar a Deus está diretamente condicionado em se afastar do pecado, conforme nos santificamos, nos aproximamos dele. Por isso, se aproximar de Deus está diretamente ligado a processo de amadurecimento espiritual. Quando nos afastamos da mentira, dos excessos, da infidelidade, da inveja, a ira, da cobiça, nos aproximamos de Deus.

2. A ingratidão

Quando deixamos de agradecer a Deus, estamos esquecendo tudo o que Ele já fez por nós. Só a Salvação já é motivo de gratidão eterna, por isso, é importante trazermos a memória tudo o que o Senhor já fez por nós. Seja grato, um coração agradecido atraí o coração de Deus.

3. A frieza espiritual

A frieza espiritual acontece quando nos desinteressamos das coisas do alto. Isto é um sinal grave e perigoso. Quando perdemos a vontade de nos aproximarmos de Deus, estamos num processo de desvio. Se está nessa condição, procure por ajuda, fale com um irmão sobre este desinteresse. Fale sinceramente com Deus, peça a sua provisão, Ele quer você perto dele!

Descubra como nós podemos ajudá-lo a se aproximar de Deus

1. Todo dia publicamos um Devocional do Diário para meditar e buscar a Deus. Temos também a Palavra do Dia, uma mensagem curta para refletir e fortalecer a sua fé.

2. Outra forma de buscar a Deus, é separando um momento para ler o nosso Salmo do Dia. Todo dia selecionamos um Salmo inspirador para a sua vida.

3. Você também pode realizar um estudo mais profundo da Palavra de Deus através dos nossos Estudos Bíblicos. Artigos sobre os mais diversos temas; Deus, crescimento espiritual, curiosidades e perguntas bíblicas.

4. Siga-nos nas redes sociais, inclua a Palavra de Deus no seu dia a dia. Essa é uma boa maneira de sempre estar em contato com o que te edifica. Adicione o nosso Instagram, Facebook, TikTok e ouça o nosso Podcast.

Busque a Deus verdadeiramente e aproxime-se dele!

Veja também: