A Bíblia diz que as crianças precisam de aprender sobre Deus. Isso significa que os pais devem ensinar a Bíblia aos seus filhos desde pequenos. Quem cresce conhecendo a Bíblia é muito privilegiado e sabe onde encontrar ajuda para sua vida.

1. Deus quer que sua palavra seja ensinada às crianças

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos.
- Deuteronômio 6:6-7

A educação está no centro da Lei de Deus, todas as pessoas devem aprender ela, e com isso os pais ganham um papel muito importante. Veja o que Deus diz, Sua vontade deve ser ensinada com persistência aos pequeninos. Essa tarefa pode não ser fácil, mas seja persistente!

2. Discipline seus filhos

Meu filho,
não despreze a disciplina do Senhor
nem se magoe com a sua repreensão,
pois o Senhor disciplina a quem ama,
assim como o pai faz ao filho
de quem deseja o bem.
- Provérbios 3:11-12

Disciplinar é corrigir, mostrar o caminho certo para aquele que não sabe. O pai deve disciplinar o filho como Deus disciplina seu povo. Disciplinar é um ato de amor, porque protege o filho dos perigos da vida. O pai que não disciplina o filho vai vê-lo traçar caminhos perigosos na vida, mas o disciplinado dará orgulho aos pais.

3. Mostre o caminho correto a ser seguido

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6

Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
- Provérbios 22:6

A melhor coisa que você pode fazer pelas crianças é ensinar o caminho do Senhor! O caminho do Senhor é a maneira correta de viver, amando o próximo, sendo gentil, paciente e temente a Deus. Por isso, um dia, quando seus filhos forem crescidos e se lembrarem desse versículo, saberão que é verdade.

4. Filhos, obedeçam aos seus pais

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Êxodo 20:12

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
- Êxodo 20:12

Quem obedece a seus pais fica mais preparado para a vida. Os pais nem sempre acertam, mas eles querem o bem de seus filhos e podem ensinar muitas coisas importantes. Por isso, lembre-se de ensinar à eles que devem te respeitar e honrar, essa é a Lei de Deus.

5. Deus vê o que é importante

O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7

Porém o Senhor disse a Samuel: — Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.
- 1 Samuel 16:7

Muita gente dá valor às coisas erradas: dinheiro, roupa, os brinquedos mais caros... Mas essas coisas não são importantes. Deus valoriza bondade, boa educação, carinho, ajuda etc. Mesmo quando outras pessoas não veem, Deus está vendo e dá a recompensa. Por isso, ensine seus filhos a serem fies a Deus mesmo no secreto.

6. O Reino dos Céus pertence às crianças

Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas. Mateus 19:14

Jesus, porém, disse: — Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus.
- Mateus 19:14

Deus não é só para os adultos! Ele ama e se preocupa com cada criança. Jesus abençoava as crianças e quer abençoar seus filhos, por isso apresente os pequeninos ao grande Salvador e Senhor do universo.

Que Deus abençoe seus filhos!

Veja também: