Os filhos são presentes de Deus - a fé cristã diz isso! Em toda a Bíblia somos lembrados do amor e cuidado de Deus pelos pequeninos. Por serem tão preciosos e vulneráveis, precisamos instruí-los a seguir os retos caminhos de Deus.

Para ajudar nessa tarefa tão privilegiada e desafiadora, reunimos 18 versículos bíblicos para crianças, focados em ensinos práticos sobre amor, obediência e fé. Incentive seus filhos a andarem no Caminho de Cristo e a se desenvolverem no seu crescimento espiritual. 

Em Amor

Imagem criança olhando para o céu - Lucas 10:27

1. Amar a Deus - 1 João 5:3

Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis.
1 João 5:3

A primeira coisa que nos vem a cabeça quando pensamos no ensino de crianças, talvez seja a obediência. Não está errado mas, se partirmos do princípio mais importante, de amar a Deus, isso acontecerá naturalmente. O amor é mais que sentimentos e meras palavras, o amor se expressa por ações e compromisso. Amar a Deus é obedecê-lo (serve também para adultos).

2. Amar aos pais - Efésios 6:2-3 

Honre seu pai e sua mãe. Esse é o primeiro mandamento com promessa.
Se honrar pai e mãe, tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra.
Efésios 6:2-3 

Os filhos precisam aprender a amar e honrar seus pais. Exercer esse princípio será um passo importante para aprenderem a amar ao Pai celestial e honrar a sua autoridade. Os pais não são pessoas quaisquer na vida das crianças. Foram escolhidos para uma missão importante na criação e ensino dos filhos, assim também deve agir à semelhança do Pai eterno com seus filhos.

3. Como amar - Lucas 10:27 

'Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de toda a sua mente' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Lucas 10:27b

Amar a Deus e ao próximo foram considerados por Jesus os mandamentos mais importantes. Eles resumem todas as demais Leis divinas e os ensinos bíblicos. Ensine a sua criança a amar (a Deus acima de tudo e aos outros de modo especial), ter empatia, se colocar no lugar dos outros, respeitar, partilhar o que tem e se importar com os mais frágeis.

Oração e gratidão

criança orando - Tiago 5:16 " A oração de um justo pode muito em seus efeitos

4. Falar com Deus - 1 Tessalonicenses 5:17

Nunca deixem de orar.
1 Tessalonicenses 5:17

Orar é conversar com Deus. Essa lição as crianças aprenderão mais facilmente se forem acompanhadas e se virem os mais velhos nessa prática. Crie momentos devocionais de oração, louvor e leitura da Bíblia com frequência. Orem juntos, diariamente, antes de dormir, ao acordar, durante as refeições e sempre nos momentos de crise e de alegria também (aniversário, dias especiais, etc.).

5. Ser agradecido - 1 Tessalonicenses 5:18

Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
1 Tessalonicenses 5:18

A gratidão é um valor precioso. Se aprendermos a reconhecer as bençãos que nos cercam, seremos muito mais felizes na vida. Desde o amor que recebemos de Deus, às coisas mais simples, como o ar que respiramos, temos milhares de motivos para agradecer. Ensine aos pequeninos a valorizar o que têm. Comecem uma lista de coisas pelas quais podem agradecer (muito útil também para os adultos).

6. Alegria em Deus - Filipenses 4:4 

Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!
Filipenses 4:4 

Alegria não é uma sensação apenas, é a condição de um coração que está pleno de Jesus. É um contentamento baseado na graça e amor de Deus. É importante explicar aos pequenos que não é preciso ter tudo que queremos para ser feliz. Já temos o que é mais importante: o Senhor! Se primeiro nos alegrarmos nele, certamente Ele nos dará muitos motivos de alegria...

7. Louvar ao Senhor - Salmos 147:1

Louvado seja o Senhor! Como é bom cantar louvores a nosso Deus! Como é agradável e apropriado!
Salmos 147:1

Deus é digno de louvor! Ele merece aclamação e festa muito maior do que as que fazemos quando o nosso time do coração ganha o campeonato nacional. Celebre, cante junto dos seus filhos, ensine canções de louvor e adoração. Estimule-os a bendizer a Deus através da música, seja cantando no chuveiro, tocando instrumentos, cantando num coral, individualmente, ou grupo, na igreja ou sozinho.

Obediência

Criança - mãos entrelaçadas em oração sobre bíblia - João 14:15

8. Obedecer é melhor que sacrificar - 1 Samuel 15:22

Porém Samuel disse: Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22

Atualmente a obediência é um conceito muito pouco ensinado. Infelizmente, muitos pais evitam essa palavra, pois em nossa sociedade privilegiam-se mais aspectos como independência, rebelião e autossuficiência. Mas os cristãos mantêm um padrão diferente: temos um Deus que nos rege, pois, sabe o que é melhor para nós. Assim também, os filhos precisam aprender a importância da obediência ao Senhor.

9. Obediência aos pais - Efésios 6:1

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer.
Efésios 6:1

Não é fácil estabelecer limites, dizer "não", nem manter um ambiente saudável de respeito e disciplina em casa. Mas são os pais (responsáveis) que precisam ensinar esses valores aos filhos. Somente assim os pequenos aprenderão, por associação, a obedecer a Deus, às leis e as outras autoridades instituídas, as quais devemos respeitar. Peça sabedoria e orientação ao Senhor para ensinar esse princípio valioso aos filhos. 

10. Regras dadas por Deus - Salmos 119:4

Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos.
Salmos 119:4

A Bíblia é o manual de Deus para os homens, em todas as idades. Ela é a nossa regra de fé e prática em todas as situações. Assim como um jogo sem regras e sem um juiz, a vida sem as orientações de Deus torna-se sem sentido e sem graça. Ensine seus filhos a buscarem orientação no nosso manual de vida - o Livro Sagrado - lendo, ouvindo, estudando e praticando. 

Comportamento

Imagem criança pequena sorrindo - Versículo Provérbios 20:11

11. Ser autêntico e gentil - Mateus 7:12 

Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
Mateus 7:12 

Essa é uma regra de ouro que precisamos sempre lembrar: tratar como gostaríamos de ser tratados. Exigir dos outros aquilo que nem nós mesmos fazemos é hipocrisia e fingimento. Ensine seus filhos esse bom resumo do amor e cuidado: agir da maneira com que esperamos que ajam conosco.

12. Sem reclamações nem discussões - Filipenses 2:14-15 

Façam tudo sem queixas nem discussões, de modo que ninguém possa acusá-los.
Levem uma vida pura e inculpável como filhos de Deus, brilhando como luzes resplandecentes num mundo cheio de gente corrompida e perversa.
Filipenses 2:14-15 

Filhos de Deus não devem ser resmungões nem murmuradores. Jesus ensinou que são bem-aventurados (felizes) aqueles que são pacificadores (Mat. 5:9). Ensine seus filhos a valorizarem a paz, tendo uma atitude positiva enquanto fazem suas tarefas e evitando discussões.

Brigas e acessos de raiva devem ser controlados para que as crianças sejam como "estrelas brilhantes no universo". Ajude-os com algumas estratégias práticas - falar com Deus (pedindo calma!), respirar fundo, contar até 10, ficar em silêncio ou baixar o tom de voz.

13. Cuidado com a língua! - Provérbios 15:1

Uma resposta gentil afasta a ira, mas uma palavra dura desperta a raiva.
Provérbios 15:1

Ser agradável com as palavras envolve bom senso e equilíbrio das emoções. Não é uma tarefa fácil de se ensinar, porque muitos adultos ensinam exatamente o contrário, na prática. Lembre-se: um vocabulário vasto e adequado aos ambientes é importante, mas os filhos precisam também aprender a falar com gentileza. Corrija grosserias, gritos e palavrões desde cedo. O bom exemplo em casa também é fundamental.

14. Bons frutos nascem de boas atitudes - Mateus 7:17

Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus.
Mateus 7:17

Provérbios 20:11 diz que "até a criança mostra o que é por suas ações". De certo modo, todos nós revelamos quem somos pelo nosso procedimento. Ensine seus filhos a perceberem que maus frutos são resultados de más decisões. E, estas, são provenientes de maus desejos que precisam ser transformados com a ajuda de Deus. 

Primeiros passos na Fé

Menina olhando para o céu - O justo vive pela fé - Hebreus 10:38

15. Confiança - Salmos 37:5

Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
Salmos 37:5

Entregar o caminho pode significar entregar a vida, um problema, um sonho, uma necessidade... Quando damos isso para Deus devemos crer que Ele fará o melhor com o que lhe entregamos. Essa entrega envolve fé! É a certeza que Deus sabe o que faz. Ensine seus filhos a confiarem em Deus, deixando que Ele cuide das coisas, desde as mais simples, até aqueles grandes desafios que possam surgir. 

16. Dependência - Salmos 121:5

O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita.
Salmos 121:5

Deus nos protege sempre. Lembre seus filhos a confiarem na presença protetora de Deus em todos os momentos, principalmente nos perigos e aflição. Se Jesus está no nosso barco, podemos nos sentir seguros, mesmo que venham tempestades e grandes ondas. Somos dependentes Dele para tudo.

17. Coragem com Deus - Josué 1:9

Esta é minha ordem: Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar.
Josué 1:9

Essa é uma lição preciosa: com Deus podemos ser corajosos! Enfrentar os medos e perigos é não é uma mostra de valentia humana - como dos super-heróis. Mas trata-se de um passo de fé que deve ser aprendido desde cedo. Podemos não desanimar com as adversidades, pois Deus está conosco e nos ajuda a continuar.

18. Ser abençoado para abençoar - Números 6:24-26

Que o Senhor o abençoe e o proteja.
Que o Senhor olhe para você com favor e lhe mostre bondade.
Que o Senhor se agrade de você e lhe dê paz.
Números 6:24-26

Abençoe seus filhos, com essas ou outras palavras, para que eles sejam uma benção nesse mundo. Infelizmente, muitos pais maldizem e aborrecem seus filhos, com xingamentos, maus-tratos e desproteção. Deseje boas coisas, declare bençãos bíblicas, ore pelo seu bem e crescimento espiritual. 

Receber bençãos dos pais e de quem amamos é muito mais precioso do que muitos presentes e prêmios materiais. As bençãos e orações dos pais produzem forte efeito na vida dos filhos. Ore sempre por eles...

Veja aqui: Passos para ensinar a criança no caminho