A Transfiguração foi um momento milagroso em que a aparência do corpo de Jesus foi totalmente transformada. Jesus demonstrou que era plenamente homem e também é plenamente Deus glorioso. Esse evento está registrado no evangelho de Mateus 17:1-13, Marcos 9:1-10 e em Lucas 9:28-36.

Neste evento estiveram presentes apenas três dos discípulos: Pedro Tiago e João. Estes viram o rosto de Jesus resplandecente como o sol e as suas roupas brancas como se emitissem luz. Neste mesmo momento, surgiram milagrosamente Moisés e Elias. Estes prefiguravam a Lei e os profetas da Antiga Aliança e conversavam com Jesus.

Os discípulos estavam perplexos pelo que viam, então Pedro falou em preparar lugar para que todos estivessem reunidos sobre o monte. Uma nuvem gloriosa os envolveu e dela ouviram uma voz que disse: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!" Esta foi uma confirmação do que já tinha sido dito no batismo de Jesus. O Pai distingue a Cristo e O exalta, ordenando que Ele seja ouvido.

De fato, em Cristo se confirmam a lei e os profetas (Mateus 5:7). Ele morreu para cumprir com as exigências do nosso resgate, mas ressuscitou em glória, como também prometeu voltar. A transfiguração no monte foi uma prova prévia da divindade e da glória de Jesus. Ali Ele revelou-se como Senhor divino, sendo a autoridade máxima a quem todos nós devemos seguir e obedecer. Também foi um sinal da ressurreição de Jesus, tal como Ele nós também receberemos um corpo glorificado na Sua segunda vinda (1 Coríntios 15:51-53).

Versículos sobre a transfiguração de Jesus

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento, apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado de quem me agrado. Ouçam-no!" Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados. Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se! Não tenham medo!" E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus. Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: "Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos". Os discípulos lhe perguntaram: "Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?" Jesus respondeu: "De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu digo a vocês: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles". Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.
Mateus 17:1-13

Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago. Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias.
Lucas 9:29-30

De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando falamos a vocês a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, de quem me agrado". Nós mesmos ouvimos essa voz vinda dos céus, quando estávamos com ele no monte santo.
2 Pedro 1:16-18

Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias". Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados.
Marcos 9:5-6

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Mateus 5:17

Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal se revista de imortalidade.
1 Coríntios 15:51-53

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, de quem me agrado".
Mateus 3:16-17