Biografia da vida de Jesus com versículos e referências bíblicas. Esta é a melhor forma de conhecer aquele que mudou a nossa história e dividiu o nosso tempo: Jesus Cristo!

Profecias quanto ao nascimento de Jesus 

Centenas de anos antes de nascer, já haviam profecias acerca do nascimento do Messias, o Salvador do mundo:

Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.

Isaías 7:14 

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero­so, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 9:6 

O nascimento de Jesus

Segundo os dados históricos, Jesus nasceu entre os anos 7 e 2 a.C. Maria - uma jovem virgem - foi visitada pelo anjo Gabriel. O anjo anunciou que Maria teria um filho, que do seu ventre seria gerado - pelo Espírito Santo - o Messias e que se chamaria Jesus: 

O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!" Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. 

Lucas 1:28:31 

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:18

José teve dificuldade em crer no que ocorrera e pensou até em anular o casamento. Mas foi visitado por um anjo - em sonho - confirmando o feito milagroso.

Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

Mateus 1:19-21

O império romano fez um censo em toda região, o que obrigou José e Maria retornarem a sua cidade natal. Jesus nasce em Belém, numa estrebaria. O "Rei dos reis" veio ao mundo de forma simples e humilde.

Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lucas 2:4-7

Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:11 

José e Maria receberam a visita de pastores e magos do oriente, estes, que despertaram a ira de Herodes. Ao saberem da tal perseguição, o casal fugiu para o Egito conforme estava escrito nas profecias.

Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Mateus 2:10-11 

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu diga a você, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo". Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".

Mateus 2:13-15

A origem do nome Jesus

Jesus, é a tradução da expressão grega Iesus. O nome Jesus em hebraico é traduzido como Yeshua, que significa "o Senhor salva". Vale lembrar que os Evangelhos foram escritos em grego - não em hebraico - e o idioma falado na época de Jesus era o aramaico e o grego. 

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Filipenses 2:9-11

Como Jesus era, onde Jesus viveu? 

Jesus era judeu, de etnia e nacionalidade judaica. Aprendeu o ofício de José: a carpintaria. Jesus teve irmãos e irmãs, vivendo com seus pais até os seus 30 anos. Jesus não se casou e nem teve filhos.

Muitos perguntam se Jesus era negro ou branco. Jesus teria traços comuns das pessoas do Oriente Médio, pele corada, cabelos curtos e barba. A Bíblia diz somente que Jesus era um homem de aparência simples, como nas profecias: 

Ele cresceu diante dele
como um broto tenro
e como uma raiz saída de uma terra seca.
Ele não tinha qualquer beleza
ou majestade que nos atraísse,
nada havia em sua aparência
para que o desejássemos.

Isaías 53:2 

Após ser batizado nas águas por João Batista, Jesus passou a viver em Nazaré.

Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
Marcos 1:9-10

As margens do mar da galileia, Jesus chamou os 12 discípulos a quem também designou apóstolos: 

Simão (Pedro), André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu (Natanael), Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu (Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes o traidor.

O ministério de Jesus

Em 3 anos de ministério profético - ensinando e pregando o Reino de Deus - Jesus realizou milagres e maravilhas por onde passou. O primeiro milagre de Jesus foi num casamento. Segundo a passagem no Evangelho de João, Jesus transformou a água em vinho. 

Jesus realizou outros muitos milagres, na Bíblia são registrados 37 milagres de Jesus.

Veja a lista completa de todos os milagres com as passagens bíblicas em Milagres de Jesus.

Vale salientar Jesus fez muitas outras maravilhas que não foram registradas nos Evangelhos, como João destacou:

Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.

João 20:25

As Parábolas de Jesus 

Além de milagres, Jesus ensinou e pregou ao povo. Jesus exortava e explicava temas complexos através de parábolas. Existem ao todo, 44 parábolas de Jesus no Novo Testamento.

Neste link você encontra todas as parábolas de Jesus na Bíblia: Parábolas de Jesus.

A crucificação de Jesus

A cada milagre Jesus atraía uma multidão ainda maior. Isto incomodava os religiosos da época, que começaram a conspirar contra a vida de Jesus. Judas Iscariotes - discípulo de Jesus - se ofereceu aos fariseus para entregar Jesus Cristo em troca de dinheiro (30 moedas de prata):

Então Judas Iscariotes, um dos Doze, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes a fim de lhes entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.

Na Última Ceia, Jesus anunciou aos discípulos que seria traído e morto. Mesmo triste, mas ciente do seu propósito, celebrou a Páscoa: 

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo".Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Mateus 26:26-28

Angustiado, Jesus foi ao monte da Oliveiras para orar. No lugar chamado Getsêmani, Judas Iscariotes - com um beijo - entregou Jesus Cristo as autoridades. Logo após traí-lo, Judas tirou a sua própria vida.

Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre!", e o beijou.

Jesus perguntou: "Amigo, o que o traz?"

Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.

Mateus 26:49-50

Naquele mesmo lugar, Jesus realizou o seu último milagre antes de ser crucificado. Jesus restaurou a orelha do sumo sacerdote que fora arrancada por Pedro:

Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: "Senhor, atacaremos com espadas?" E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, respondeu: "Basta!" E tocando na orelha do homem, ele o curou.

Lucas 22:49-51 

Jesus foi julgado no sinédrio pelos sacerdotes, que depois o entregaram as autoridades romanas. Pilatos não via motivos para condená-lo, mas o povo preferiu soltar Barrabás e crucificar Jesus:

Desejando soltar a Jesus, Pilatos dirigiu-se a eles novamente.

Mas eles continuaram gritando: "Crucifica-o! Crucifica-o!"

Pela terceira vez ele lhes falou: "Por quê? Que crime este homem cometeu? Não encontrei nele nada digno de morte. Vou mandar castigá-lo e depois o soltarei". Eles, porém, pediam insistentemente, com fortes gritos, que ele fosse crucificado; e a gritaria prevaleceu.

Então Pilatos decidiu fazer a vontade deles.

Lucas 23:20-24

Jesus foi torturado e humilhado. No Gólgota, Jesus foi crucificado. Na morte de Jesus o dia ficou em trevas, à terra tremeu, mortos saíram dos sepulcros e o véu do templo se rasgou ao meio. 

Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.

Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados.

E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus!" 

Mateus 27:50-54

 Jesus Cristo morreu com a idade entre 34 a 39 anos. O corpo de Jesus foi colocado num túmulo selado com seguranças, para que não fosse violado.

A ressurreição de Jesus

3 dias depois da crucificação, Jesus Cristo ressuscitou! As mulheres quando foram visitar o seu túmulo, foram surpreendidas por dois anjos que disseram que Jesus já não estava mais lá:

Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia: 'É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia' ".

Lucas 24:5-7 

Os discípulos ficaram perplexos com a notícia e dias depois tiveram a oportunidade de verem Jesus em carne e osso! Jesus continuou com os discípulos durante 40 dias, até ser elevado aos céus diante de mais de 500 seguidores.

Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".

Lucas 24:39 

Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.

1 Coríntios 15:6

A volta de Jesus 

Jesus voltará, a Bíblia registra isto! A hora e o dia ninguém sabe, somente o Pai. Por isso, é necessário permanecermos firmes na Sua Palavra, pois no momento devido o Pastor recolherá as suas ovelhas:

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

Mateus 24:36 

Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos dos céus o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro." Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome:
REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Apocalipse 19:11-16

Jesus virá em glória para julgar a humanidade e estabelecer a justiça plena. Aqueles que aceitaram a Jesus serão salvos, receberão a vida eterna e viverão com Ele para todo sempre!

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

Apocalipse 22:12 

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 Tessalonicenses 4:16-17