Quando Jesus disse: “Tome a sua cruz e siga-me”, ele estava ensinando aos seus discípulos sobre o verdadeiro custo de segui-lo. Naquela época, a cruz era um símbolo de sofrimento e morte. Quem carregava uma cruz estava a caminho da execução, condenado a morrer de forma dolorosa e humilhante.
Com essas palavras, Jesus deixou claro que segui-lo não seria fácil. Não se tratava somente de crer nele, mas de estar disposto a entregar a vida por ele, se fosse necessário. Ele mesmo aceitou sofrer e morrer na cruz para cumprir a vontade de Deus e trazer salvação à humanidade. Seus discípulos deveriam estar preparados para enfrentar oposição, perseguição e até a morte por sua fé.
Ao chamar seus seguidores a tomar sua cruz, Jesus falava de uma entrega total. Não se referia a simples renúncias ou dificuldades diárias, mas à disposição de dar a vida por amor a ele.
Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
- Lucas 9:23
O que significa “negar-se a si mesmo”
Negar-se a si mesmo é submeter a nossa vontade completamente ao domínio do Senhor. Quem se nega a si mesmo valoriza obedecer a Deus e seus mandamentos. Em vez de satisfazer seus desejos e anseios, pergunta a Deus “o que queres que eu faça? Qual é a tua vontade para mim neste momento?”, e faz o que Deus indica.
Todo aquele que se nega a si mesmo escolhe dar prioridade à vontade de Deus, foca na obediência a Deus e renúncia a fazer simplesmente o que deseja.
O impacto em nossa vida ao escolher tomar a cruz e seguir a Jesus
Deus chama todos os que o seguem a se entregarem completamente a ele e tomarem a cruz. Embora nem todos os cristãos enfrentem perseguição extrema, seguir a Jesus implica uma entrega profunda e uma fidelidade a ele que vai além de nossas comodidades e desejos pessoais. Sofreremos por ele porque, em muitos aspectos, o mundo em que vivemos vai contra o que Deus diz.
Quando decidimos seguir a Jesus, Deus nos chama a deixar para trás certas coisas ou costumes. Deus nos chama a nos livrarmos de tudo o que nos prende e nos afasta do nosso serviço a ele. Mas o versículo se refere a uma entrega ainda maior: fala de estar disposto a morrer por Jesus, a sermos mortos por amor a ele.
O texto bíblico em Lucas e Marcos
Esse relato da conversa de Jesus com seus discípulos também se encontra nos evangelhos de Lucas e Marcos. Nos três evangelhos é enfatizada a importância de estarmos dispostos a morrer por Jesus, de valorizarmos mais nosso destino eterno com ele do que nossa vida terrena.
Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se ou destruir a si mesmo?
- Lucas 9:23-25
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
- Marcos 8:34-35
Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.
- Mateus 16:24-27
Leia também: