Tema: Como vencer as dificuldades do mundo pela Fé?

Objetivo: Comunicar a relevância da Fé verdadeira em Jesus Cristo para vitória, segundo a Bíblia.

Texto base: 1 João 5:4-5

Quem vence o mundo aquele que crê que Jesus Cristo é o filho de Deus - 1 João 5: 4-5

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
1 João 5:4-5

Introdução 

Vivemos num mundo com grande diversidade de crenças e religiões, mesmo assim, sabemos que trata-se de um mundo caído e perdido. Apesar de existirem muitas rotas espirituais, a Bíblia nos aponta somente um  caminho e um único Deus verdadeiro. Para alguns pode parecer exclusivista, mas somente Jesus Cristo é o caminho que conduz à Vitória (João 14:6). 

Apesar de haver uma tendência natural no ser humano de crer em algo e de buscar o que lhe transcende, nem sempre conseguimos acertar o alvo. A sua fé deve ser genuína e verdadeira na pessoa certa que é Cristo. Ele é o socorro nas horas de angústia, Ele é o amigo fiel que lhe ama, é o Salvador eterno. Vale a pena depositar a sua fé no Senhor.

O que é a Fé?

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Hebreus 11:1

A fé verdadeira tem como base o próprio Deus, Criador único e verdadeiro, e em tudo que Ele disse, nas Sagradas Escrituras. Diferentemente do que muitos pensam, a fé em Deus e na Sua Palavra, não é uma fé cega ou sem bases para a compreensão humana.

Deus nos deixou provas suficientes, escritas e através da vida de Jesus Cristo, para termos uma fé sólida em tudo o que Ele nos disse na Bíblia. Desde o princípio Ele tem se revelado à humanidade e quer que creiamos no Seu Cristo para termos acesso a vida eterna. 

O que significa ter fé em Jesus

Crer é mais que saber, ter simpatia ou aceitar racionalmente que Deus existe. Ter fé em Cristo implica em confiar, depender, aceitar, se envolver, se entregar e descansar em Deus. Crer em Jesus significa confiar que Ele é o Senhor e é suficiente para nos ajudar, cuidar e salvar. O crente em Jesus não precisa de "ajudantes" ou crenças auxiliares! Jesus Cristo é o autor e aperfeiçoador da nossa fé (Hebreus 12:2)

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Atos 4:12

O alvo da fé

O objetivo central da fé em Cristo é a salvação (1 Pedro 1:6-9). Podemos crer num futuro melhor, crer em curas, sinais, milagres e bençãos materiais, mas tudo isso é passageiro e secundário (1 Coríntios 15:19). O alvo principal da fé em Jesus é a vida eterna (João 3:16). E esta vida abundante já começa aqui, quando confiamos tudo nas poderosas mãos do Senhor. Temos essa confiança pela fé que nos acompanhará pela eternidade.

Princípios da Fé na Bíblia

  • A fé salvadora inclui conhecimento, aprovação e confiança pessoal em Jesus - Romanos 10:14, Tiago 2:19
  • A fé nasce quando damos ouvidos à Palavra de Deus - Romanos 10:17 "... a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus..." 
  • A fé é um mandamento bíblico - Marcos 11:22 "Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus."; Hebreus 11:6, Lucas 8:50, Provérbios 3:5, Isaías 26:4, Salmos 37:3
  • A fé é o dever fundamental do cristão - João 6:28-29 - "...A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".
  • A fé é um mandamento que deve estar unida ao amor - 1 João 3:23 "... que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros..."
  • A fé é uma arma defensiva - Efésios 6:16 - "embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno."
  • A fé sem frutos é irrelevante - Tiago 2:17 " a fé, se não tiver obras, por si só está morta."
  • O crente é justificado pela fé - Hebreus 10:38 "Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Romanos 5:1, Romanos 1:17, Gálatas 3:11
  • A fé é essencial para quem quer se aproximar de Deus:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6

Use a Fé para Vencer

Imagem de soldado combate com armadura e escudo - Versículo Efésios 6:16 - Escudo da Fé

A fé é uma arma poderosa contra os males do mundo e contra o Inimigo implacável das nossas almas. Em Efésios 6:13-17 vemos o escudo da Fé aliado às outras peças fundamentais da armadura de Deus. Revista-se todos os dias e esteja preparado contra os inimigos do Senhor.  

Vencendo os inimigos da Fé

  1. Dúvida - Quem duvida é inconstante, ora acha que crê mas quando a dificuldade vem, tudo se transtorna (Tiago 1:6). Diversas vezes Jesus repreendeu a dúvida de seus discípulos (ex. Pedro quando afundava no mar - Mateus 14:31).  A dúvida pode ser natural (humana) ou diabólica, mas a fé quando se apoia no poder de Deus, é sobrenatural.
  2.  Incredulidade - A desconfiança momentânea ou que rejeita totalmente o que Deus diz e faz é pecado (João 16:8-9). A descrença está quase sempre associada à malícia, esperteza ou indiferença. Alguns crentes na Bíblia tiveram momentos em que deslizaram e não creram (ex. Zacarias quando na velhice lhe foi prometido um filho famoso - Lucas 1:20). Todos somos incentivados a crer pois, tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).
  3. Medo - O temor é outro inimigo da fé. Quando sentimos medo, incerteza, ansiedade ou pavor precisamos rapidamente agarrar-nos em Deus, pela fé. Ao pai desesperado pela vida da filha, Jesus disse: "não temas, crê somente!" (Marcos 5:36) O medo paralisa-nos e nos deixa infrutíferos, mas Deus quer que avancemos confiantes nele sempre! Confie e não tenha medo, pois tudo é possível para Deus! (Lucas 1:37)

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5-6

Exemplos bíblicos de vitoriosos pela Fé

A confiança em Deus proporciona ao crente uma vida vitoriosa, diante das lutas e dos problemas neste mundo. O Senhor é soberano, refúgio e fortaleza, Ele sustenta os Seus filhos na alegria e na tristeza. Há inúmeros exemplos de fé vitoriosa na Bíblia. Viva pela fé, como: 

  • Heróis da antiguidade - Hebreus 11:33 - "os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões..." É longa a lista dos primeiros heróis da fé no capítulo 11 de Hebreus.
  • Davi - 1 Samuel 17:37 - "Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o Senhor seja contigo."
  • Centurião - Mateus 8:8,10 - "Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.(...) Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta."

Conclusão: Viva pela Fé!

Deus nos convida a crer todos os dias. E se a nossa fé é pequena, podemos pedir como os apóstolos de Jesus fizeram: "Aumenta-nos a fé" (Lucas 18:8). Crer é uma questão de escolha. A vida é feita de escolhas. Você escolhe confiar em Deus ou apenas se simpatizar com as promessas que Ele fez. Mas como tudo na vida, a fé exige uma decisão, um passo que lhe comprometerá por completo. Comprometa-se a crer em Jesus!

Se decidiu crer, permaneça firme na fé em Cristo! Mais cedo ou mais tarde, a sua fé será testada pelas circunstâncias da vida, que colocarão em check toda a sua confiança no Senhor. Não tenha medo, não desanime, não duvide, mas creia!

Leia mais: Pregações impactantes