Existem inúmeros tipos de planos de leitura bíblica disponíveis atualmente. Mas antes de decidir por onde começar, lembre-se que o mais importante é dedicar-se em conhecer e prosseguir no conhecimento de Deus e da Sua Palavra (Oséias 6:3).

Em primeiro lugar, cada pessoa deve escolher o plano mais apropriado para si mesmo. Decida conforme:

  • seu objetivo (tenha uma meta: conhecer mais a Deus!),
  • seu nível de familiaridade com as Escrituras e 
  • sua disponibilidade de tempo para leitura e estudo da Bíblia.

Contudo, independentemente de qual seja o plano, tenha sempre em mente que é imprescindível ler a Palavra de Deus com regularidade e com profundidade. Ela é o alimento que todo filho de Deus necessita:

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".

Mateus 4:4

Planos para Iniciantes

Se você nunca leu a Bíblia, ou ainda está se familiarizando com os textos e histórias bíblicas, comece lendo um dos quatro Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas ou João. Através dessa leitura você irá conhecer a história da vida e obra do Senhor Jesus Cristo. Ele ocupa lugar central em toda a Bíblia e é a chave para compreendermos o que Deus quer comunicar à humanidade. 

1. Plano de Leitura - Evangelho segundo João

Plano de leitura bíblica - Evangelho de João

  1. Apresentação: O Evangelho de João possui 21 capítulos e foi escrito pelo apóstolo João. É considerado um dos livros mais espiritual e profundo da Bíblia e realça a divindade de Jesus Cristo. Neste Evangelho, João registra oito milagres de Cristo, a fim de inspirar a fé dos leitores no Filho de Deus.
  2. Duração: 21 dias.
  3. Como fazer? Leia um capítulo por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Anote ou marque versículo chave na leitura de cada dia.
  4. Desafio final: Quais foram os 8 milagres relatados por João nesse Evangelho? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
  5. Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (7 dias), leia 3 capítulos do Evangelho de João por dia.  

2. Plano de Leitura - Louvor e gratidão com Salmos

plano de leitura bíblico - livro de salmos

  1. Apresentação: Os Salmos são 150 cânticos espirituais ou poemas, compostos por levitas e poetas no período do Antigo Testamento. Os temas mais recorrentes são louvor, oração e gratidão a Deus. O livro dos salmos possui uma grande lista de autores diferentes: o famoso rei Davi (escreveu outros além do salmo mais conhecido popularmente, o salmo 23), Salomão, Os filhos de Coré (ou Coraítas), Asafe, Moisés, dentre outros. 
  2. Duração: 50 dias.
  3. Como fazer? Leia 3 salmos por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Sublinhe ou marque versículos que tenham chamado sua atenção na leitura de cada dia.
  4. Desafio final: Quais são os seus Salmos preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
  5. Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (30 dias), leia 5 Salmos a cada dia.

3. Plano de Leitura - Gotas de Sabedoria: Livro de Provérbios

plano de leitura bíblica - livro de provérbios

  1. Apresentação: O Livro de Provérbios é uma coleção de ditados ou máximas morais e religiosos que apontam para a virtude e advertem contra os vícios de uma vida sem a sabedoria de Deus. Esse livro apresenta ensinamentos diversos sobre a sabedoria para uma vida correta e honesta, sobre justiça, equilíbrio, pureza, trabalho e outros.
  2. Duração: 31 dias (1 mês).
  3. Como fazer? Leia 1 capítulo de Provérbios a cada dia. Anote ou marque versículos que mais tenham chamado a sua atenção na leitura de cada dia.
  4. Desafio final: Quais são os seus Provérbios preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
  5. Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (16 dias), leia 2 capítulos a cada dia. No último dia, lerá apenas 1.

Planos de leitura da Bíblia completa

Se procura uma maneira simples de ler a Bíblia inteira sem complicações, poderá escolher alguns desses planos que preparamos para você. Lembre-se sempre que todos nós precisamos ter um encontro diário com a Palavra de Deus. Mas se por algum motivo você perder algum dia (ou muitos!), não deixe de ler a Bíblia, nem abandone o plano. Não desista!

4. Plano de Leitura: Leia a Bíblia toda em 1 ano 

Plano leitura completa da Bíblia

  1. Apresentação: Com este plano de leitura diária, você conseguirá fazer uma viagem fabulosa por toda a Bíblia em apenas 1 ano. Leia em média 4 capítulos por dia e descubra quanta riqueza Deus nos tem dado através da Sua Palavra. Neste plano você irá ler a Bíblia completa 1 vez e os livros de Salmos e Provérbios 2 vezes num só ano.
  2. Duração: 1 ano.
  3. Como fazer? Leia 1 capítulo de Provérbios ou Salmos, mais 3 capítulos dos outros livros a cada dia. Faça a sequência dos livros completos e avance para o seguinte sempre que concluir o anterior. Ex: Dia 1 - Provérbios 1 e Gênesis 1-3; Dia 2 - Provérbios 2 e Gênesis 4-6... Ao fim do dia 31, alterne para o livro de Salmos: Dia 32 - Salmos 1 e Levítico 4-6...
  4. Desafio diário: Sublinhe em sua Bíblia quais os versículos que mais falaram ao seu coração. Anote palavras chaves e reflexões acerca daquilo que vai aprendendo ao longo das leituras. Marque quais os capítulos terminou de ler a cada dia, para facilitar o inicio da leitura no dia seguinte.
  5. Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo, poderá optar por ler o livro de Salmos e Provérbios apenas uma vez. Ao terminar de lê-los na sequência descrita acima, acrescente mais 1 capítulo dos restantes livros. A partir do dia 182, você lerá 4 capítulos a cada dia. Assim terminará de ler a Bíblia inteira em menos de 1 ano.

5. Plano de Leitura: Leia a Bíblia toda em 2 anos

plano de leitura bíblica - 2 anos

  1. Apresentação: Com este plano de leitura diária, você terá liberdade para conhecer a bíblia sagrada de capa a capa, com mais tempo, numa leitura mais lenta. Lendo em média 2 capítulos por dia mais um salmo ou capítulo de Provérbios e descubra a sabedoria valiosa das Sagradas Escrituras. Neste plano você irá ler a bíblia completa 1 vez e os livros de Salmos e Provérbios 2 vezes.
  2. Duração: 2 anos.
  3. Como fazer? Leia 1 capítulo de Provérbios ou Salmos, mais 2 capítulos dos outros livros a cada dia. Faça a sequência dos livros completos e avance para o seguinte sempre que concluir o anterior. Ex: Dia 1 - Provérbios 1 e Gênesis 1-2; Dia 2 - Provérbios 2 e Gênesis 3-4... Ao fim do dia 31, alterne para o livro de Salmos.
  4. Desafio diário: Sublinhe em sua Bíblia quais os versículos que mais falaram ao seu coração. Anote palavras chaves e reflexões acerca daquilo que vai aprendendo ao longo das leituras. Marque quais os capítulos terminou de ler a cada dia, para facilitar o início da leitura no dia seguinte.
  5. Variação - Leia mais rápido: Aproveite os fins de semana ou férias para antecipar as leituras e avançar no seu plano. O que importa é ser sempre alimentado pela Palavra de Deus. 

Planos semanais

Estes planos são pensados na medida certa para a sua semana. São 7 dias lendo e meditando sobre temas fundamentais para fortalecer a sua fé. Dedique-se a leitura diária de uma porção da Bíblia Sagrada e preencha o seu coração com o verdadeiro alimento espiritual, preparado por Deus.

6. Plano de leitura semanal - Mais que vencedor!

plano de leitura bíblica - mais que vencedor

  • Dia 1- Leia Romanos 8 - Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. 
  • Dia 2-  Leia 1 João 5 - A vitória que vence o mundo: a nossa fé em Jesus Cristo.
  • Dia 3- Leia 1 Coríntios 15 - Ressurreição: a vitória de Cristo sobre a morte.
  • Dia 4- Leia Salmo 33 - A vitória daqueles que esperam no Senhor.
  • Dia 5- Leia Romanos 12 - Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem!
  • Dia 6- Leia Provérbios 21 - Prepare-se para as suas batalhas, mas lembre-se que a sua vitória vem do Senhor.
  • Dia 7- Leia Apocalipse 2 - Perseverança e fidelidade a Cristo garantirá a sua vitória na eternidade.

Plano de leitura quinzenal

Através destes planos você encontrará um reforço especial para a sua caminhada com Deus. Priorize o crescimento na graça e no conhecimento de Deus e amadurecimento na vida cristã.

7. Plano quinzenal: Cresça com a história de José, o príncipe do Egito

plano de leitura bíblico -  cresça com a história de José, o príncipe do Egito

Leia a história de José, um dos filhos do patriarca Jacó (Israel) e descubra como a fidelidade de Deus supera as dificuldades da vida:

  • Dia 1- Leia Gênesis 37 - A vida de um sonhador
  • Dia 2- Leia Gênesis 39 - José é promovido de escravo a mordomo na casa de Potifar 
  • Dia 3 - Leia Gênesis 40 - Inocente na prisão: José interpreta sonhos
  • Dia 4 - Leia Gênesis 41 - Pela graça de Deus José interpreta os sonhos de Faraó
  • Dia 5 - Leia Gênesis 42 - Os irmãos de José precisam recorrer a ele no Egito
  • Dia 6-  Leia Gênesis 43 - Segunda viagem ao Egito: José conhece o seu irmão Benjamim
  • Dia 7- Leia Gênesis 44 - A taça de José é encontrada na bagagem de Benjamim
  • Dia 8 -  Leia Gênesis 45 - José se revela aos seus irmãos
  • Dia 9 - Leia Gênesis 46 - Jacó também viaja Egito e reencontra seu filho José
  • Dia 10 -  Leia Gênesis 47 - Os familiares de José se instalam no Egito e são sustentados durante a fome
  • Dia 11 - Leia Gênesis  48 - Jacó fica doente, José o vai visitar
  • Dia 12 - Leia Gênesis 49 - Jacó abençoa a todos os seus filhos e morre
  • Dia 13 - Leia Gênesis 50 - A fidelidade de Deus até os últimos dias de vida de José 
  • Dia 14 - Leia Atos 07 - Estevão dá testemunho de José e sua descendência
  • Dia 15 - Leia Salmos 105 - Busque a presença do Senhor mesmo em tempos de aflição.

Plano de leitura mensal

Com esses planos você poderá dedicar cada um dos meses do ano para uma leitura mais direcionada da Bíblia. Estabeleça metas mensais de leitura e aprofunde o seu conhecimento bíblico. Leia livros completos da Bíblia, durante 4 semanas, e edifique a sua fé através de histórias memoráveis de Deus e o Seu povo, ao longo dos tempos.

8. Plano: Vem com Josué até a Terra prometida- Livro de Josué

plano vem com Josué até a terra Prometida

A cada semana leia 6 capítulos do livro de Josué e aprenda como a presença de Deus e Sua fidelidade concederam a promessa à nação de Israel.

  • Semana 1- Leia Josué - Capítulos 1 a 6
  • Semana 2 -  Leia Josué - Capítulos 7 a 12
  • Semana 3 -  Leia Josué - Capítulos 13 a 18
  • Semana 4 -  Leia Josué - Capítulos 19 a 24

Veja também: Plano de leitura Bíblica para o Natal- Emanuel Deus conosco