Perdão na Bíblia significa absolver e não condenar alguém pelo erro ou pecado que cometeu. Isso quer dizer que quem perdoa não leva em conta a ofensa, dívida ou culpa do outro. Na Bíblia aparecem dois tipos de perdão: o perdão de Deus pelos nossos pecados e o perdão humano (como condição para ser perdoado).

Definição de Perdão

O perdão bíblico:

  • É uma benção concedida por Deus, de não atribuir as nossas ofensas contra nós. É graça (favor não merecido).
  • É mais uma das provas da bondade e misericórdia de Deus por todo que crê em Jesus Cristo.
  • Requer arrependimento, confissão e fé em Jesus.
  • Estabelece uma condição: para recebermos o perdão de Deus nós mesmos devemos perdoar os outros.
  • O perdão humano reflete o milagre e bondade do perdão recebido por Deus.
  • Perdoar alguém demonstra que recebemos e compreendemos o perdão de Deus.
  • Tem na sua essência o amor (amar a Deus acima de tudo - e obedecê-lo - e amar ao próximo como a nós)
  • Perdoar é uma decisão que envolve libertação, isto é, livrar a nós e ao outro, das algemas da culpa, vitimização, rancor, amargura e condenação.

O Perdão de Deus

O perdão divino é reconhecido com um ato de misericórdia de Deus, ao não atribuir os nossos pecados a nós.

Todos os seres humanos possuem uma natureza pecaminosa. Sim, você e eu somos pecadores. Trata-se de uma inclinação natural para fazer coisas ruins e erradas. Isso significa que, nos rebelamos contra Deus, não aceitando o Seu justo padrão. Seguimos a nossa vontade e não a de Deus.

Então, para se cumprir a justiça divina, todo pecado terá que ser punido. A Bíblia ensina que a consequência real e direta do pecado é a morte. Todos estávamos condenados a receber essa justa punição (o salário do pecado é a morte).

Porém, Deus, na sua graça, providenciou uma maneira de sermos perdoados, por meio de Jesus Cristo. Nesse plano perfeito, Deus enviou seu Filho Jesus, como sacrifício pelos nossos pecados. Todos que acreditam nele, recebem o perdão do Senhor. Jesus Cristo, era perfeitamente justo, mas ao dar a sua vida em nosso lugar, pagou o preço pela dívida que tínhamos que enfrentar: uma eternidade longe de Deus.

Perdão através da fé em Jesus Cristo

O perdão bíblico requer arrependimento e fé em Jesus Cristo. Não há outra solução viável para o problema do pecado da humanidade. O Senhor não nos culpabiliza pelas ofensas que cometemos contra Ele, porque Jesus assumiu a nossa culpa, cumprindo a pena (de morte na cruz) em nosso lugar. Mas isso acontece somente com aqueles que acreditam em Jesus:

Todo aquele que nele crê [em Jesus] recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome".
- Atos 10:43b

O que significa perdoar os outros?

O perdão humano significa absolver da culpa, da ofensa, da dívida e do pecado que outra pessoa cometeu. Não que a pessoa mereça isso, é também um ato de graça. Se por um lado envolve o milagre de relevar (não levar em conta) o mal causado por outro, também implica em livrar a nós mesmos da prisão da amargura, vingança e do ressentimento.

Reter o perdão ou perdoar é uma decisão pessoal, mas, como vemos na Bíblia, terá implicações eternas. Jesus ensinou, inclusive na oração do "Pai Nosso", que nós só receberemos o perdão do Pai, se nós mesmos perdoarmos uns aos outros.

"Porque, se perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês; se, porém, não perdoarem aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês não perdoará as ofensas de vocês."
- Mateus 6:14-15

A Bíblia diz também em Efésios 4:32 que devemos perdoar uns aos outros como Deus, em Cristo, nos perdoou. O perdão de Jesus, como lemos, é a libertação, redenção, perdão dos pecados.

A Bíblia também nos diz em Lucas 24:47 que a mensagem de arrependimento para perdão dos pecados deve ser anunciada para todos. Isto significa que o perdão de Deus é inclusivo, é para todas as nações e está acessível a todos, pois o Senhor é um Deus de perdão:

Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Contigo, porém, está o perdão para que te temam.
- Salmos 130:3-4

Pratique o amor de Deus: decida perdoar

Na vida e nos nossos relacionamentos, sabemos que nem sempre receberemos flores. Por vezes, nas crises que enfrentamos somos machucados, ofendidos e nos decepcionamos com quem amamos. Por isso, o perdão é algo tão fundamental na vida dos cristãos. Para que a harmonia e a paz voltem a reinar em nossos corações precisamos de perdoar.

Lembre-se que você mesmo foi perdoado por Deus. Por isso, também podemos e devemos oferecer um pouco da graça que recebemos de Jesus. Não é algo fácil, mas é o melhor.

Perdoar não é esquecer! Não vamos nos esquecer do mal recebido, como se sofrêssemos de uma amnésia. Mas, ao perdoar, estaremos destruindo as grades que nos aprisionam ao rancor e maldade. Dando espaço para a misericórdia, graça e nova vida. Perdoar é se livrar da dor.

Perdoe a quem te ofende e deixe para trás as dores do passado. Deus cura as suas feridas e concede novas perspectivas para sua vida. Perdoe e siga em frente!

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
- Efésios 4:31-32

Veja mais sobre o perdão: