Versículos sobre Desculpas


Todos nós erramos na vida. Isto é um fato, e por isso precisamos aprender a pedir desculpas pelos nossos erros. As nossas falhas são ofensivas a Deus diretamente e às pessoas contra quem falhamos.

Mas, mesmo falhando, podemos ter atitudes certas em relação ao erro:

  1. Reconhecer - entenda que você não é perfeito
  2. Arrepender - reconsidere as suas atitudes, com tristeza e contrição (2 Coríntios 7:9)
  3. Confessar - declare que você reconhece as suas falhas e que está arrependido e peça perdão a Deus - (1 João 1:9) Pedido de desculpas.
  4. Mudar de atitude - Abandonar o erro (Apocalipse 2:5)

Desculpar-se (pedir perdão) não deve significar apenas retirar a culpa pelo mal que foi feito. Não restrinja-se a estar livre da culpa dos erros do passado mas busque também mudar de direção hoje. Avalie-se, arrependa-se, peça ajuda ao Senhor e mude o sentido da sua vida!

Mas há também um outro sentido para desculpas, isto é, dar justificativas, razões ou argumentos para as nossas falhas. Essa é uma tentativa de autodefesa falida usada desde o princípio pelo homem (Gênesis 3:11-13).

Dar desculpas para tudo é um erro comum entre as pessoas - "Não fui eu!" / "Não posso (quando não quero)..." / "Vamos combinar depois..." -
Infelizmente aprendemos a justificar-nos e ter pretextos para nossas atitudes ou omissões desde muito cedo. Isso acontece quando não assumimos a nossa condição, e tentamos retirar a nossa culpa, perante Deus e os outros. Porém, Deus conhece os corações e sabe que somos falhos. Ele perdoa-nos se nos arrependermos e confessarmos (1 João 1:9)

Infelizmente, muitas vezes, não conseguimos enxergar nossos próprios erros. Apontamos com frequência as falhas dos outros, mas colocamos "panos quentes" sobre as nossas. Mas não se engane, todos temos alguma parcela de culpa. Arrependa-se de verdade (Mateus 3:8) e peça perdão hoje mesmo! 

Desculpas e perdão na Bíblia

Mas contigo está o perdão
para que sejas temido.
Salmos 130:4

O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;
Daniel 9:9

Deem fruto que mostre o arrependimento!
Mateus 3:8

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".
Lucas 5:32

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9

Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
2 Coríntios 7:9

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
Apocalipse 2:5

E Deus perguntou: "Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?" Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mu­lher: "Que foi que você fez?"
Respondeu a mulher: "A serpente me en­ganou, e eu comi".
Gênesis 3:11-13

Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus". Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: 'Venham, pois tudo já está pronto'. "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: 'Acabei de comprar uma propriedade e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me'. "Outro disse: 'Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me'. "Ainda outro disse: 'Acabo de me casar, por isso não posso ir'. "O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: 'Vá rapidamente para as ruas e os becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos'. "Disse o servo: 'O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar'. "Então o senhor disse ao servo: 'Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu digo a vocês: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete' ".
Lucas 14:15-24

Se eu não tivesse vindo e falado a vocês, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.
João 15:22

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos dos Apóstolos 2:38

Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse.
Marcos 6:12

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
Atos dos Apóstolos 3:19

Tomem cuidado.
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.
Lucas 17:3

Ele os fará ouvir a correção
e lhes ordenará que se arrependam
do mal que praticaram.
Jó 36:10

Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".
Mateus 4:17

Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele perdoe tal pensamento do seu coração,
Atos dos Apóstolos 8:22

Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.
Jeremias 26:13

Rasguem o coração e não as vestes.
Voltem-se para o Senhor,
o seu Deus,
pois ele é misericordioso e compassivo,
muito paciente e cheio de amor;
arrepende-se e não envia a desgraça.
Joel 2:13

De fato, depois de desviar-me,
eu me arrependi;
depois que entendi, bati no meu peito.
Estou envergonhado e humilhado
porque trago sobre mim
a desgraça da minha juventude'.
Jeremias 31:19

Talvez eles escutem e cada um se converta de sua má conduta. Então eu me arrependerei e não trarei sobre eles a desgraça que estou planejando por causa do mal que eles têm praticado.
Jeremias 26:3