Em Mateus 18:21-22, Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?" E Jesus respondeu: "Eu não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete".

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:

Essa passagem nos ensina sobre a importância do perdão incondicional. Ao dizer 70x7, Jesus estava usando uma expressão hebraica que simboliza um número infinito de vezes. Ele nos mostra que devemos perdoar nossos irmãos e irmãs repetidamente, sem limites, assim como Deus nos perdoa.

Perdoar não significa esquecer ou tolerar o mal, mas é um ato de amor, compaixão e misericórdia. O perdão nos liberta do peso do ressentimento, da raiva e da amargura, e nos permite experimentar a paz e a reconciliação com Deus e com nossos semelhantes.

Ao nos instruir a perdoar 70x7, Jesus está nos chamando a adotar uma postura de perdão contínuo em nossas vidas. Ele nos lembra que assim como somos perdoados por Deus, devemos estender o mesmo perdão aos outros.

Quando enfrentamos situações difíceis de perdão, é importante lembrar que somos todos pecadores e dependentes da graça divina. O perdão não é fácil, mas com a ajuda de Deus, podemos superar a amargura e encontrar cura em nossos relacionamentos.

Pratique o ensinamento de Jesus sobre o perdão incondicional, perdoando não apenas 7 vezes, mas sem limites. Que o amor de Cristo te guie e te capacite a viver uma vida de perdão, reconciliação e amor ao próximo.

O perdão de Deus é a base de nosso perdão

Perdoar é difícil. Como podemos superar a mágoa e oferecer perdão, mesmo quando a outra pessoa não merece? Jesus também nos dá a resposta.

Depois de dizer que devemos perdoar 70x7 vezes, Jesus contou uma parábola sobre um homem que devia muito dinheiro ao seu patrão. Ele devia tanto que nunca poderia pagar, nem se tivesse várias vidas! O homem implorou por misericórdia e seu patrão perdoou a dívida.

Mais tarde, o servo perdoado encontrou outro homem que lhe devia um pouco de dinheiro. Ele exigiu o dinheiro e não teve dó quando o outro homem lhe implorou por misericórdia, lançando-o na prisão até pagar a dívida. O patrão ouviu o que ele tinha feito e ficou muito zangado, porque seu servo não tinha aprendido nada ao ser perdoado. Por isso ele entregou o servo para ser torturado até pagar sua dívida.

"Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão."
- Mateus 18:35

Leia a parábola do servo cruel completa.

Sempre que cometemos um pecado, pecamos contra Deus. Somos como o servo que tinha uma dívida impossível de pagar. Mas, quando recebemos Jesus como nosso salvador, Deus perdoa todos os nossos pecados! Ele nos perdoa porque nos ama. Basta crer.

Se os nossos pecados foram todos perdoados, como podemos recusar perdoar quem peca contra nós? Se não perdoamos, mostramos que não entendemos ainda o perdão de Deus. Será que podemos mesmo nos chamar de cristãos se nos recusamos a perdoar?

Perdoar não é fácil. Mágoa e outros sentimentos ruins nem sempre desaparecem de uma hora para outra. Precisamos da ajuda de Jesus. Tudo começa quando estamos dispostos a perdoar. E o perdão de Deus é nossa grande motivação para perdoar.

O primeiro passo para perdoar é lembrar quanto Deus nos perdoou.

Atenção: perdoar não significa continuar em uma situação abusiva ou perigosa. Significa largar o ressentimento e a vontade de retribuição. Você tem todo direito de se proteger e evitar situações ruins. Em caso de crime, você também tem todo direito de procurar o apoio da polícia e da justiça.

Mais na Bíblia sobre o perdão: