A morte é um dos maiores dilemas da existência humana. A Bíblia nos ensina muitas coisas sobre essa dura realidade.

A Bíblia nos diz com clareza que a vida não termina depois da morte. O corpo morre, mas a alma permanece.

O ser humano foi feito do pó da terra. A Palavra de Deus nos diz que o corpo volta para a terra e o espírito volta para Deus.

Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó voltarão.
- Eclesiastes 3:20

...e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.
- Eclesiastes 12:7

A alma da pessoa que morre continua existindo em uma nova realidade.

Um dos ladrões, crucificado ao lado de Jesus, recebeu a confirmação do Senhor que estaria com Ele no paraíso, depois da sua morte:

Jesus lhe respondeu: Em verdade lhe digo que hoje você estará comigo no paraíso.
- Lucas 23:43

O apóstolo Paulo tinha a expectativa de estar com o Senhor após a sua morte:

Estou cercado pelos dois lados, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Mas, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver.
- Filipenses 1:23-24

As pessoas que morrem estão aguardando o dia do juízo final. O livro de Apocalipse nos apresenta a realidade dos cristãos martirizados devido ao testemunho que deram sobre Jesus. Eles estavam aguardando o dia juízo final:

Quando o Cordeiro quebrou o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.
Clamaram com voz forte, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
- Apocalipse 6:9-10

Para aonde vamos quando morremos?

Jesus disse para os seus discípulos que existem dois caminhos: o caminho que conduz para a vida e o caminho que conduz para a perdição (Mateus 7:13-14). Jesus também disse que Ele é esse único caminho que nos leva para Deus (João 14:6). A Palavra de Deus nos diz o que devemos fazer para andar nesse caminho:

Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.
- Romanos 10:9

A pessoa que crê no Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador, após a morte estará com o Senhor.

Quando Jesus falou desse lugar para o ladrão na cruz, Ele chamou esse lugar de "Paraíso". Na parábola do "Rico e Lázaro", Jesus chama este lugar de "...junto de Abraão" ou "seio de Abraão" (Lucas 16:19-31). No entanto, genericamente este lugar é descrito como "Céu". O propósito da Palavra de Deus, não é definir o nome desse "lugar", mas enfatizar que, quem morre em Cristo, estará com o Senhor. A ênfase não é "onde", mas "com quem" estaremos depois da morte.

Por outro lado, a pessoa que morre sem crer em Jesus será separada definitivamente do Senhor. Quem morre nessa condição vai para um lugar descrito como "Hades", ou conforme algumas traduções bíblicas, "Inferno" (Lucas 16:23). Nesse lugar as pessoas estão separadas de Deus (morte espiritual).

Seja com o Senhor, ou separados de Deus no inferno (Hades), as pessoas que morreram estão aguardando o dia do juízo final de Deus.

As pessoas que morrem lembram dos familiares?

A Bíblia não fala sobre isso com clareza, mas deixa algumas dicas.

Na parábola do "Rico e lázaro", Jesus diz que o homem rico que morreu (e que estava no Hades), pede para Abraão mandar Lázaro de volta para advertir seus familiares. A ideia dele era que os seus irmãos não fossem para aquele lugar de tormento. Isso mostra que esse homem, mesmo depois da morte, lembrava dos seus familiares e estava preocupado com o destino eterno deles:

"Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'".
- Lucas 16:27-28

No texto de Apocalipse, também citado acima, as pessoas que morreram devido à sua fé, clamam diante de Deus e perguntam:

"Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?"
- Apocalipse 6.10

Essas pessoas tinham consciência de que haviam morrido e tinham pleno conhecimento sobre o que causou a morte delas. Elas sabiam que foram assassinadas devido à sua fé em Jesus. Isso nos leva a crer que as pessoas que morrem têm lembranças nítidas das suas vidas neste mundo e das pessoas com quem se relacionaram.

Significado bíblico da Morte

A Bíblia diz que a morte é a consequência do pecado.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
- Romanos 6:23

Quando o ser humano pecou, a morte passou a fazer parte da vida.

No Jardim do Éden, Deus advertiu Adão e Eva que se eles comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles morreriam:

...mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.
- Gênesis 2:17

Depois que comeram o fruto proibido, Adão e Eva não morreram fisicamente de forma instantânea. No entanto, eles foram expulsos do Jardim do Éden e separados espiritualmente da presença de Deus. Com o passar do tempo, a separação de Deus (morte espiritual) trouxe como consequência a morte física (separação do corpo e da alma).

A morte física é a separação do corpo e da alma. Quando alguém morre, a sua alma é separada do seu corpo.

A morte deixará de existir?

A Palavra de Deus nos diz que a morte deixará de existir no futuro. A morte e o Hades (lugar dos mortos) serão lançados no "lago de fogo".

Então a morte e o inferno (hades) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
- Apocalipse 20:14

A morte será banida da existência humana. Na nova vida que os crentes terão em Cristo, não haverá mais tristeza, nem luto, nem dor.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
- Apocalipse 21:4

Para vivermos essa nova vida, precisamos crer em Jesus Cristo como nosso único Senhor e Salvador.

Entregue, hoje mesmo, sua vida a Cristo! Ele venceu a morte. Ele tem poder para te salvar. Por isso Ele afirma:

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.
E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto?
- João 11:25-26

Veja também: versículos sobre a morte e versículos de luto.