Em João 14:1, na Última Ceia, Jesus liberou uma palavra de esperança para os discípulos:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim
- João 14:1 ACF

Essa expressão foi uma forma de dizer aos discípulos que eles não precisariam se preocupar, pois não estariam sozinhos, mesmo depois da sua morte e ressurreição. Jesus está pedindo aos discípulos que confiem n'Ele e que não se deixem abalar pelas adversidades.

"Não se turbe o vosso coração" significa: não fique com o coração perturbado ou inquieto. A expressão era uma mensagem de conforto que Jesus deu aos seus discípulos em um momento de incerteza: a sua crucificação.

Jesus continuou derramando uma palavra de esperança no versículo seguinte; em João 14:2, Ele disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar". Cristo liberou a promessa de preparar o céu como nossa morada eterna.

No mesmo momento, Jesus revelou aos discípulos como o único Salvador. Ele disse em João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". Cristo afirmou ser o caminho para a salvação, a verdade que revela o caráter e a vontade de Deus, e a fonte de vida eterna.

As palavras de Jesus tinham um propósito claro: tranquilizar os discípulos diante dos desafios que estavam por vir. Ele queria que seus discípulos confiassem n'Ele, pois Ele já havia vencido e compartilhava conosco a sua maior vitória: a salvação eterna.

Não se turbe o seu coração; Jesus Cristo venceu!

Veja também: