Versículos sobre Lei


A Lei é o conjunto de decretos e preceitos de Deus registrado por seus profetas e inscrito na Bíblia Sagrada. A Lei aparece como sinônimo de Mandamento, Estatutos, Decretos, Testemunhos ou Palavra de Deus. 

Como instrução divina que é, a Lei deve ser aprendida, guardada na mente e coração e ensinada a outros (Deut. 6:4-9) Deus é o grande Legislador (Isaías 33:22), ensinou essas coisas ao Seu povo para que lhe obedeçam e assim vivam de acordo com a Sua vontade.

A transgressão da Lei é pecado (1 João 3:4). E assim a humanidade tem falhado em cumprir os decretos divinos desde a primeira ordem que Deus deu, no Éden a Adão e Eva (Gênesis 2:16-17)

O Decálogo (Êxodo 20:1-17), ou Dez mandamentos, são parte central da Lei de Deus dada através de Moisés no Antigo Testamento. Além desses, muitas outras leis foram dadas ao povo, mostrando como os valores e o padrão de justiça, pureza e santidade de Deus são elevados. 

Jesus foi o único que cumpriu plenamente toda a Lei (Mat. 5:17). No Novo Testamento, Ele ensinou-nos e a resumiu em dois grandes mandamentos (Mateus 22:36-40): Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Estes dois mandamentos fundamentam toda a Lei do Senhor.

Para aqueles que amam a Deus a Sua Palavra não é um peso, mas uma benção e satisfação (Salmos 1:2). Jesus é o nosso modelo e nos ajuda a agradar a Deus vivendo na plenitude do Seu amor. Toda a Lei de Deus se cumprirá, tal como Ele disse, nada passará (Mateus 5:18).

A Lei na Bíblia

"Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Deuteronômio 6:4-9

Pois o Senhor é o nosso juiz,
o Senhor é o nosso legislador,
o Senhor é o nosso rei;
é ele que nos vai salvar.
Isaías 33:22

Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
1 João 3:4

E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livre­mente de qual­quer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá".
Gênesis 2:16-17

E Deus falou todas estas palavras: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos. "Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. "Não matarás. "Não adulterarás. "Não furtarás. "Não darás falso testemunho contra o teu próximo. "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
Êxodo 20:1-17

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Mateus 5:17

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Mateus 22:36-39

Como é feliz aquele
que não segue o conselho dos ímpios,
não imita a conduta dos pecadores,
nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação
está na lei do Senhor,
e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada
à beira de águas correntes:
Dá fruto no tempo certo
e suas folhas não murcham.
Tudo o que ele faz prospera!
Salmos 1:1-3

Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Mateus 5:18

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Romanos 5:12-14

"Quem derramar sangue do homem,
pelo homem seu sangue será derramado;
porque à imagem de Deus
foi o homem criado.
Gênesis 9:6

Ele decretou estatutos para Jacó,
e em Israel estabeleceu a lei,
e ordenou aos nossos antepassados
que a ensinassem aos seus filhos,
Salmos 78:5

Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Êxodo 31:18

Os preceitos do Senhor são justos
e dão alegria ao coração.
Os mandamentos do Senhor são límpidos
e trazem luz aos olhos.
Salmos 19:8

Moisés não deu a Lei a vocês? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me?"
João 7:19

vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram".
Atos dos Apóstolos 7:53

Qual era então o propósito da Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
Gálatas 3:19

Porque, se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
Hebreus 2:2

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma.
Os testemunhos do Senhor
são dignos de confiança
e tornam sábios os inexperientes.
Salmos 19:7

Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.
Romanos 7:14

De fato a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.
Romanos 7:12

Tenho constatado
que toda perfeição tem limite;
mas não há limite para o teu mandamento.
Salmos 119:96

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 12:12

A tua justiça é eterna,
e a tua lei é a verdade.
Salmos 119:142

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:3

Obedeçam, pois, à lei, isto é, aos decretos e às ordenanças que hoje ordeno a vocês.
Deuteronômio 7:11

Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e o mundo todo esteja sob o juízo de Deus.
Romanos 3:19

Ao contrário, sua satisfação
está na lei do Senhor,
e nessa lei medita dia e noite.
Salmos 1:2

Veja também o que a Bíblia diz sobre: