Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os 10 mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo. 

Veja os 2 maiores mandamentos na lei de Deus segundo Jesus: 

1. Amar a Deus

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. Marcos 12:30

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.

Marcos 12:30 NVI 

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

Marcos 12:30 ARA

Esse é o maior mandamento da lei de Deus. Quem ama a Deus com tudo que tem não quer ficar longe dele, se arrepende de seus pecados, aceita Jesus como seu salvador e vive para agradar a Deus. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.

Veja aqui mais versículos do amor de Deus.

2. Amar os outros como a si mesmo

O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes. Marcos 12:31

O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes".

Marcos 12:31 NVI 

O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Marcos 12:31 ARA

Amar o próximo como a ti mesmo, quem ama a Deus ama os outros. Todas as outras pessoas são pecadoras como você e Deus nos ama a todos! Quando você entende isso e decide agir com amor, isso muda tudo que você faz. A paz, a paciência, o perdão, o respeito, a compaixão tudo isso vem de amar os outros como a si mesmo.

Os dez mandamentos no novo testamento 

Jesus não veio ao mundo para abolir a lei, mais cumpri-lá. Como foi dito no Sermão da Montanha em Mateus 5:17-18. Somente Cristo cumpriu toda a lei e todas as profecias, comprovando ser o Messias:

"Foi isso que eu falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Lucas 24:44 

Na passagem de Mateus 5:17-48, Jesus comentou a respeito de alguns dos 10 mandamentos de Moisés, a lei de Deus. No sermão, Cristo ensinou irmos além com nossos atos:

Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.

Mateus 5:20 

Jesus quis dizer que devemos cumprir a lei, mas não ficarmos presos a religiosidade das palavras. Obedecer aos mandamentos por amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. 

O sexto mandamento da lei de Moisés diz "não matarás" (Êxodo 20:13). Jesus foi além:

"Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno."

Mateus 5:22

Jesus quis dizer que matar vai além do ato, podemos matar as pessoas através das palavras - como o bulling - e Deus considerará todas essas coisas.

O sétimo mandamento diz "não adulterarás" (Êxodo 20:14). Jesus foi além:

"Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração."

Mateus 5:28 

O que se passa no nosso coração deve corresponder com a Palavra de Deus. Cristo criticou os religiosos por obedecerem à lei diante dos homens, mas desobedecerem a Deus no seu íntimo: 

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.

Mateus 23:27 

Deus quer que obedeçamos a Ele por amor, não pela dor. Quer que o adoremos em Espírito e em Verdade.

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

1 João 5:3 

Se amarmos a Deus e o nosso próximo, esses 2 grandes mandamentos segundo Jesus - não somente com palavras - mas com o nosso coração, amamos a Deus e engrandecemos o Seu nome! 

Conheça mais sobre os 10 Mandamentos e os seus significados.