Versículos sobre Consequências dos nossos atos


Para toda ação existe uma reação. Esse não é um paradigma somente da Física, mas uma lei bíblica (Gálatas 6:7) que acompanha todos os nossos atos. Seja qual for o tipo de ação que tivermos, isso irá repercutir de alguma forma em nossa vida. As atitudes humanas revelam o caráter e geram consequências, mesmo que o resultado não seja o mais esperado. 

A Bíblia diz que:

  •  se conhece uma árvore pelos seus frutos (Lucas 6:44)
  • as más ações procedem do coração humano (Mateus 15:19)
  • teremos que prestar contas a Deus daquilo que fizermos (Hebreus 4:13)

Todos os pecados, sejam grandes ou pequenos, têm consequências e punições consoantes a sua gravidade. E a pior dessas consequências é a separação de Deus, a morte eterna. De forma generalizada, a Bíblia nos diz que o salário do pecado é a morte, mas Deus oferece gratuitamente a vida eterna em Jesus (Romanos 6:23). 

As consequências dos erros são diferentes e algumas bastante graves podem levar à morte (1 João 5:16-17). Desde o princípio, com a entrada do pecado no mundo, o homem tornou-se inclinado a pecar, obtendo por isso o pagamento pela sua má conduta. Abandonar a Deus, transgredir as suas Leis e viver ao seu próprio modo (inconsequente) são algumas das piores decisões do ser humano. 

Por outro lado, as boas atitudes podem ser reflexo de um coração regenerado por Deus. Quando permitimos que o Senhor governe as nossas vidas, Ele transforma o nosso interior e consequentemente as nossas atitudes passam a ser melhoradas também. A Bíblia diz que os filhos de Deus foram feitos para as boas obras (Efésios 2:10), por isso com Jesus podemos rejeitar a inclinação para o mal e buscar fazer coisas boas. 

Você reconhece que fez e faz coisas erradas? Arque com as consequências daquilo que já fez. Arrependa-se e peça perdão a Deus. Ele lhe ama e é fiel para perdoar (1 João 1:9). As nossas más atitudes são sinal de um coração manchado que precisa de Deus. Com a ajuda do Senhor, buscando orientação na Bíblia, você alcançará um coração transformado e uma mente renovada (Romanos 12:2), que o impulsionarão a fazer a vontade de Deus. Só assim você poderá agir melhor e ter boas consequências na vida. Dê agora mesmo esse  passo e busque ter novas e valiosas atitudes com Deus.

Consequências dos atos na Bíblia

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.
Gálatas 6:7

Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.
Lucas 6:44

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6:23

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:19

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Efésios 2:10

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
Romanos 14:12

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Hebreus 4:12-13

Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.
Romanos 2:6-11

Se você for sábio, o benefício será seu;
se for zombador, sofrerá as consequências".
Provérbios 9:12

O prudente percebe o perigo
e busca refúgio;
o inexperiente segue adiante
e sofre as consequências.
Provérbios 22:3

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor".
Ezequiel 23:49

Mas a terra será desolada
por causa dos seus habitantes,
em consequência de suas ações.
Miquéias 7:13

Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
Romanos 5:16-17

Por que o ímpio insulta a Deus,
dizendo no seu íntimo:
"De nada me pedirás contas!"? Mas tu enxergas o sofrimento e a dor;
observa-os para tomá-los em tuas mãos.
A vítima deles entrega-se a ti;
tu és o protetor do órfão.
Salmos 10:13-14

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
Mateus 12:36

Somos como o impuro - todos nós!
Todos os nossos atos de justiça
são como trapo imundo.
Murchamos como folhas,
e como o vento as nossas iniquidades
nos levam para longe.
Isaías 64:6

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
1 João 5:16-17

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9