A Bíblia nos mostra que a inveja é um pecado que surge do ressentimento pelo bem ou pelas bênçãos que os outros recebem. Não é só querer o que o outro tem, mas também sentir incômodo por ele ter aquilo. A Palavra de Deus alerta que pode levar ao ódio, às brigas e a outros pecados graves. Deus não se agrada da inveja, porque mostra um coração insatisfeito com o cuidado e com a vontade dEle.
Para superar a inveja, precisamos fortalecer nosso relacionamento com Deus. Isso envolve falar com Ele em oração, ler a Bíblia com frequência e pedir que Ele transforme nossos pensamentos e atitudes. Quando escolhemos nos concentrar em todo o bem que Deus já fez por nós, paramos de nos comparar com os outros e aprendemos a viver com gratidão e paz.
5 chaves para combater a inveja com a ajuda do Senhor
A inveja não precisa reinar em nossos corações. A Bíblia nos dá algumas chaves importantes para vivermos vidas vitoriosas, superando a inveja para a glória de Deus. Vamos analisar algumas delas e aprender a vencer com o Senhor.
1. Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne
Em Gálatas 5:16-24, encontramos duas listas: uma fala dos desejos da carne e a outra nos mostra o que é o fruto do Espírito Santo. Visto que o desejo da carne se opõe ao Espírito, o texto nos diz claramente o que devemos fazer: andar no Espírito!
Quanto mais cheios estivermos do Espírito Santo, menor será o poder dos desejos da carne sobre nós. Uma vida dedicada a agradar a Deus e guiada pelo Seu Espírito não permitirá que coisas como adultério, fornicação ou inveja reinem.
Portanto, se você quer vencer a inveja, busque a Deus todos os dias e seja cheio do Seu Espírito Santo. Quando a tentação vier e você se sentir inclinado à inveja, ore a Deus para que ele tire esse sentimento e lhe dê mais do Seu Espírito.
2. Reconheça sua luta e confesse
Uma das táticas do diabo é o engano. Ele quer nos convencer de que não há nada de errado, que é normal ter esses sentimentos de inveja porque realmente merecemos mais. Mas a realidade é que a inveja expressa insatisfação com a provisão de Deus e pode ser muito perigosa. Tiago diz:
“Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade”.
- Tiago 3:14
Vemos que a inveja descontrolada nos enche de amargura e nos leva a mentir e nos justificar. Devemos reconhecer e confessar a inveja diante de Deus. Ao expor nossa luta a Ele, abrimos a porta para que Ele trabalhe em nós e nos ajude a superar esse sentimento destrutivo.
Em algumas ocasiões, Deus nos levará a confessar nossa luta a outros para orarem por nós e nos ajudem a permanecermos alerta. O importante é não ignorar a presença da inveja. Reconhecer que temos essa luta é um bom passo para começar a superá-la.
3. Encha seu coração com o amor de Deus
Uma das características do amor que vemos em 1 Coríntios 13:4 é que ele não inveja. Quando amamos, nos alegramos genuinamente ao ver os triunfos dos outros e como Deus os abençoa. Portanto, escolha amar em vez de invejar. Encha seu coração todos os dias com o amor puro que vem de Deus.
Demonstre seu amor orando pelos outros. Peça a Deus que os abençoe e você verá como a inveja deixa seu coração. Quando oramos por alguém, Deus realiza Sua obra não somente na outra pessoa, mas também em nós, levando-nos a compreendê-la e amá-la mais.
4. Escolha se contentar com o que você tem
A inveja reflete uma certa insatisfação, pois quando invejamos, desejamos algo que pertence a outra pessoa. Hebreus 13:5-6 nos fala sobre a importância de nos contentarmos com o que temos. Deus nos deu muitas coisas e Ele sabe o que é melhor para nós.
Um coração grato e contente reconhece que o que Deus nos proveu é bom e suficiente. Encha seu coração de gratidão! Olhe ao seu redor, lembre-se de como Deus proveu para você e o ajudou em momentos de necessidade. Escolha se contentar com o que Ele proveu para sua vida e você dará um passo à frente na batalha contra a inveja.
5. Fixe os olhos no Senhor. Confie na sua sabedoria, justiça e amor por você.
Deus é justo e sabe o que é melhor para cada pessoa. Aqueles que confiam em sua justiça sabem que o melhor que podem ter é o que Deus preparou para a eternidade com seus filhos.
Confie no Senhor e faça o bem;
assim você habitará na terra
e desfrutará segurança.
- Salmo 37:3
Quando escolhemos confiar plenamente em Deus, em sua justiça, seu amor e sua sabedoria, nosso foco muda. Damos mais importância à sua bondade eterna, à salvação que ele nos concedeu e à vida eterna que desfrutaremos com ele. Tudo o que é terreno fica em segundo plano.
Coloque Deus em primeiro lugar em seu coração, deixe-o reinar plenamente em sua vida, e não haverá espaço para inveja.
3 exemplos de inveja na Bíblia
A inveja descontrolada traz angústia e dor. Encontramos vários exemplos na Bíblia que nos ajudam a compreender o poder destrutivo da inveja.
1. Adão e Eva
Adão e Eva viviam em um lugar perfeito, um verdadeiro paraíso. Deus os havia colocado ali, dado a eles domínio sobre os animais e provido tudo o que precisavam. No entanto, a serpente se aproximou deles e lhes disse algo que eles não tinham: eles não eram como Deus! Enquanto comiam do fruto proibido, a serpente lhes disse: “Seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gênesis 3:5).
Embora tivessem tudo o mais, naquele momento se concentraram no que não tinham. Em vez de se alegrarem com tudo o que Deus lhes havia dado e com tudo o que Deus era, ficaram tristes por não poderem comer do fruto proibido ou ser como Deus. O resultado? Escolheram desobedecer a Deus e abriram a porta para o pecado, algo que nos afeta até hoje.
Saiba mais sobre a história de Adão e Eva.
2. Caim
Caim e Abel eram irmãos. Um dia, eles foram trazer suas ofertas diante de Deus. Caim era lavrador e trouxe alguns dos frutos da terra como oferta ao Senhor. Abel era pastor e trouxe alguns dos primogênitos do seu rebanho e a gordura deles a Deus (Gênesis 4:2-5).
Deus olhou com benevolência para a oferta de Abel, mas não olhou com benevolência para Caim e sua oferta, o que lhe causou grande ira. Caim, embora não tivesse trazido o seu melhor ao Senhor, ansiava pelo reconhecimento de Deus.
Ao não receber, seu coração se encheu de raiva e ele acabou assassinando o próprio irmão. O que começou com uma raiz de inveja, por não ter sido devidamente reconhecido, abriu caminho para o primeiro assassinato da história da humanidade.
Saiba mais sobre a história de Caim e Abel.
3. Saul
Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele tinha um físico impressionante, era alto e corajoso, e venceu muitas batalhas contra os inimigos de Deus e de Israel. No entanto, seu coração estava cheio de inveja e ciúme de Davi depois que este matou Golias.
O povo dançava e cantava: “Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares.”, algo que o deixou muito irado (1 Samuel 18:7). Daquele momento em diante, Saul viveu em grande angústia, oprimido pela inveja e pelo ciúme. Ele ansiava por mais reconhecimento do que Davi; queria que o povo o visse como o maior guerreiro.
Mas o povo continuou a aclamar Davi. Saul, em sua angústia, abriu a porta do seu coração para um espírito maligno e nunca mais desfrutou da verdadeira paz.
Nunca permita que a inveja reine em seu coração. Apegue-se a Deus e seja cheio do Seu Espírito. Assim você triunfará!
Conheça a história de Saul.
Veja também: