A história de Caim e Abel é contada no capítulo 4 do livro bíblico de Gênesis. Devido ao ódio e inveja, Caim assassinou seu irmão a sangue-frio, sendo culpado do primeiro assassinato na história humana, segundo a Bíblia.

Caim e Abel eram irmãos, sendo Caim o mais velho e trabalhava como agricultor. E Abel, por sua vez, pastoreava como pastor de ovelhas. Ambos eram filhos de Adão e Eva, os primeiros humanos e o primeiro casal feito por Deus. O casal havia sido expulso do Jardim do Éden, após serem enganados por Satanás a pecarem contra o Senhor. O casal passou a ter filhos após essa expulsão, multiplicando a raça humana pela terra.

Os irmãos dedicam uma oferta ao Senhor

Certo dia, os irmãos apresentaram-se para cultuar ao Senhor e dedicar parte de suas produções a Deus. Assim, Caim trouxe do fruto da terra como oferta ao Senhor; porém Abel escolheu as partes gordas das primeiras crias do rebanho.

Dessa forma, Deus aceitou com alegria as ofertas de Abel, mas recusou as ofertas de Caim. O irmão mais novo dedicou ao Senhor aquilo que havia de melhor em toda sua produção, mas Caim não teve esse cuidado. Deus não rejeitou Caim para sempre, mas rejeitou sua oferta naquele momento.

Deus, que é um Pai cuidadoso e amoroso, percebeu pelo rosto de Caim que ele estava furioso e desapontado. Diante disso, o Senhor alertou que Caim tomasse cuidado, porque o pecado estava à porta de seu coração, e ainda o corrigiu dizendo "Se você fizer o bem, não será aceito?", mostrando que ainda havia a possibilidade de mudança para fazer a coisa certa.

Caim mata Abel

Ainda furioso e sem cuidar de seu coração, Caim tramou uma armadilha contra Abel. Ele chamou seu inocente irmão para o campo e lá o atacou até a morte.

Logo depois, mesmo sabendo do ocorrido, Deus questionou Caim sobre seu irmão. Dissimulado e sem arrependimento, Caim respondeu "Não sei; sou eu o respon­sável por meu irmão?". Diante disso, o Senhor o amaldiçoou, dizendo "Quan­do você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Vo­cê será um fugitivo errante pelo mundo".

Com medo de ser morto por algum parente que o encontrasse, Caim suplicou ao Senhor que o poupasse. Cheio de misericórdia, o Senhor o marcou de certa forma, para que ninguém lhe tirasse a vida. Assim, Caim vagaria fugitivo pelo mundo até o fim de sua vida.

A Bíblia ainda registra a linhagem de Caim, pois teve um filho com sua mulher, e lhe deu o nome de Enoque. Esse também foi o nome da cidade que Caim fundou.

Deus dá outro filho a Adão

Após vivenciarem um assassinato entre dois de seus filhos, Adão e Eva tiveram outro filho, Sete. Adão lhe deu esse nome dizendo "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou".

A descendência dos dois filhos se dividiu, sendo os descendentes de Caim retratados como homens maus, enquanto os de Sete como aqueles que seguiram fiéis ao Senhor.

Passagem bíblica sobre Caim e Abel em Gênesis 4

1 Adão teve relações com Eva, sua mu­lher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: Com o auxílio do Senhor tive um filho ho­mem.

2 Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele.
Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor.

3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma ofe­rta ao ­Senhor.

4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primei­ras crias do seu reba­nho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

6 O Senhor disse a Caim: Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu ros­to?

7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ame­aça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.

8 Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: Vamos para o campo. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

9 Então o Senhor perguntou a Caim: On­de está seu irmão Abel?
Respondeu ele: Não sei; sou eu o respon­sável por meu irmão?

10 Disse o Senhor: O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

11 Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão.

12 Quan­do você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Vo­cê será um fugitivo errante pelo mundo.

13 Disse Caim ao Senhor: Meu castigo é maior do que posso supor­tar.

14 Hoje me expul­sas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará.

15 Mas o Senhor lhe respondeu: Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.

16 Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden.

17 Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Eno­que.

18 A Enoque nasceu Irade, Ira­de gerou a Meujael, Meujael a Metusael, e Metusael a Lameque.

19 Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada; a outra, Zilá.

20 Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos.

21 O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 Zilá também deu à luz um filho, chamado Tubalcaim, que fabri­cava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro. Tubalcaim teve uma irmã chamada Naamá.

23 Disse Lameque às suas mulheres:
Ada e Zilá, ouçam-me;
mulheres de Lameque,
escutem minhas palavras:
Eu matei um homem porque me feriu,
e um menino, porque me machucou.

24 Se Caim é vingado sete vezes,
Lameque o será setenta e sete.

25 Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem cha­mou Sete, dizendo: Deus me concedeu um filho ­no lugar de Abel, visto que Caim o matou.

26 Tam­bém a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos.
Nessa época começou-se a invocar o no­me do Senhor.

Quer conhecer outras histórias bíblicas? Leia também: