Orar é mais fácil que imagina. Deus não quer palavras rebuscadas, gritos ou choro. Ele quer somente um coração aberto de verdade. A oração é um canal poderoso para mover o sobrenatural. Através do nome de Jesus Cristo, o impossível pode acontecer, basta crer!

Assim como referido em João 14:13-14, Jesus disse que a nossas orações seriam atendidas. Por isso, a oração é um meio poderoso para falar diretamente com Deus. Através de Jesus, temos acesso direto o Pai e podemos fazer os nossos pedidos a Ele!

Deus, por Jesus, nos deu acesso a Ele por meio da oração. Todo o processo realizado para falar com Deus no Antigo Testamento foi substituído por Jesus, o sacrifício perfeito, o Sumo Sacerdote como dito em Hebreus 2:17. Orar é uma forma de se relacionar com Deus. Através da oração, podemos criar intimidade com Ele e crescermos em graça.

Como orar a Deus corretamente segundo a Bíblia

Não há forma "certa" ou "errada", quando abrimos o nosso coração de verdade. A melhor forma de aprendermos a orar, é orando! Quando estamos dispostos a falarmos com Deus, Ele se agrada. Mesmo que de forma simples, Deus entende e atende a nossa oração.

Jesus ensinou princípios básicos para uma oração: toda oração deve centrar-se no seu destinatário, Deus. Devemos chamá-lo, exaltá-lo, confessarmos nossos pecados, fazermos nossos pedidos e agradecermos em nome de Jesus.

Não existe uma regra para orar, mas devemos ter em mente que estamos falando com Deus. Por isso, é importante focarmos no que queremos dizer a Ele e deixarmos claro o motivo do nosso clamor.

Esses pontos não são uma ordem obrigatória, mas podem te ajudar a organizar a sua forma de orar. Veja alguns pontos que pode te ajudar a orar a Deus corretamente:

1. Chame a Deus na oração, peça a Sua atenção

Não jogue palavras no vazio, chame a Deus, clame o Seu poderoso nome! Deus está pronto a nos ouvir, mas devemos estar determinados a falarmos com Ele.

2. Louve o Seu nome, exalte-O

Diga a Ele o quanto é importante para ti, louve o Seu nome. Quando exaltamos o Seu nome, estamos reconhecendo e demostrando a nossa fé nele.

3. Fale sobre a sua petição, abra o seu coração

Fale a Deus sobre o seu pedido. Apresente a Ele a sua petição. Reflita, diga como se sente em relação ao que pede e como Deus faria a diferença.

4. Peça perdão a Deus. Confesse seus pecados

Fale sobre as suas limitações e falhas, peça perdão a Deus. Quando confessamos os nossos pecados, estamos nos despindo do orgulho e estamos nos humilhando diante dele.

5. Demonstre a sua confiança nele, reafirme a sua fé

Diga o quanto confia nele, permita que Deus tome controle da situação que apresentou. Deixe Ele fazer segundo a Sua vontade.

6. Agradeça a Ele pelo momento de oração

Agradeça por esse momento especial. Se Deus não enviasse Jesus, não teríamos acesso direto a Ele. Reconheça, seja grato pelo que já fez e o que fará!

7. Termine a sua oração com "em nome de Jesus"

Jesus é o mediador entre você e Deus. Sem Cristo, as nossas orações não poderiam ser atendidas. Graças a nova aliança mediada por Jesus, as nossas orações podem ser atendidas.

Sobre o que podemos orar?

Podemos orar pelos mais diversos motivos, desde que corresponda com a Palavra de Deus. Podemos orar tanto agradecendo, quanto pedindo um livramento. Há vários tipos de orações, podendo ser motivados por diversos assuntos e pedidos:

  • Oração de intercessão
  • Oração de agradecimento e ações de graças
  • Oração de profissão de fé
  • Oração de pedido de livramento
  • Oração pela família
  • Oração de pedido de conselho
  • Oração pelo relacionamento
  • Oração de pedido de cura e libertação
  • Oração por milagre
  • Oração relacionada a trabalho e finanças
  • Oração buscando o batismo pelo Espírito Santo
  • Oração de confissão

Não há uma definição sobre que assunto orar, mas devemos ter claro que a nossa oração é por um motivo justo. Deus não ouve orações orgulhosas e nem pedidos que infrinjam a Sua Palavra. Podemos orar em qualquer momento, pois Deus está presente todas as horas da nossa vida.

Aproveite este momento em que aprendeu um pouco mais sobre como orar e fale com Deus agora. Experimente falar com Deus seguindo os pontos sugeridos e seja abençoado!

Saiba mais sobre o poder da oração e como buscar a Deus: