Todo início de culto ou reunião cristã costuma ter uma oração para iniciar. Mais do que mero formalismo ou ritual, a oração tem o poder de trazer Deus para o ambiente, abrir o coração das pessoas e mudar situações.

Ainda assim, pode ser difícil para algumas pessoas iniciar as orações nesses ambientes, por isso alguns exemplos podem ajudar muito.

Deus, Todo-Poderoso, convidamos o Senhor a permanecer aqui em nossa presença. Dê-nos, ó Pai, o prazer da tua presença nesse culto, em nome de Jesus, amém.

Senhor, nosso Deus e Pai, receba nessa noite, de coração aberto, os louvores e clamores desta igreja. Meu Deus, inclina teus ouvidos para nos ouvir atentamente, pois pedimos que o Senhor habite entre nós e faça milagres.

Meu Deus e Rei meu, que a tua presença encha este lugar em que nos reunimos esta noite. Que todo irmão dessa igreja sinta o Senhor de maneira sobrenatural neste culto e volte para casa mudado. Vem meu Senhor, e toca-nos.

Meu Pai, oro para que nosso coração seja aberto e sincero no meio dos louvores. Que expressemos o que há no mais íntimo do nosso coração diante de ti, e que o Senhor possa nos perdoar pelos pecados que há lá!

Meu Senhor amado, nós, como congregação, viemos aqui esta noite para pedir perdão pelos nossos pecados. Diante de Ti, Todo-Poderoso, pedimos perdão por toda ofensa que fizemos contra ti e contra o próximo. Perdoa-nos Pai, pois muitas vezes não sabemos o que fazemos. Que possamos, nesta noite, nos refugiar em tua presença.

Pai amado e Deus meu, pedimos socorro hoje diante de tua presença. Ajuda-nos Pai a viver de acordo com a tua maravilhosa e perfeita vontade, corrige nossos corações e caminhos. Dá-nos sabedoria para viver segundo os teus preceitos, Amado Deus.

Senhor Deus e Pai, pedimos para que o Senhor abra nossos olhos nessa noite. Que enxerguemos na tua Palavra a tua vontade para nossas vidas. Que o Espírito Santo escreva tua Lei nos nossos corações e que sejamos capazes de cumprí-la, mediante teu poder.

Espírito Santo, Deus e Senhor sobre nossas vidas, aquele que nos vivifica e nos sela como garantia da vida eterna, dê-nos ânimo para adorá-lo. Encha-nos de graça e amor para cultuarmos a Deus nessa noite.

Espírito Santo de Deus, chamado Consolador pelo Senhor Jesus Cristo, consola-nos, Senhor, diante de tantas dificuldades que estamos enfrentando. Perdas, lutas e desafios nos assolam a semana toda. Que nesta noite possamos nos encontrar contigo e aquecer nossos corações.

Ó Espírito Santo, nossa noite te peço para que quebre nossos corações de pedra, e nos dê um coração de carne capaz de amar a Deus verdadeiramente. Perdoe-nos pelas nossas falhas, e anima-nos para adorá-lo.

Deus Pai, agradecemos ao Senhor pela dádiva do evangelho. A mensagem de salvação e transformação de Jesus Cristo, que nos tirou do Reino das Trevas, e nos transportou para o Reino da Tua maravilhosa Luz. Somos eternamente gratos a ti por isso, e dedicamos nossas vidas em amor ao Senhor por gratidão.

Início de Célula

Deus Pai e nosso amado Jesus, pedimos para que o Senhor esteja presente conosco nessa reunião. Que nossos pensamentos e falas estejam alinhados com a tua vontade. Pedimos ao Senhor meu Deus, que nossa união reflita a união que há em Ti, três pessoas em uma essência.

Senhor, Todo-Poderoso e amado Pai, agradeço a ti por todos meus irmãos que estão aqui reunidos. Peço ao Senhor que a nossa maior marca e característica seja nosso uns pelos outros. Que nos amemos e nos suportemos, em nome de Jesus.

Pai, agradeço-te por pelas amizades que estão aqui presentes. Um bom amigo é um verdadeiro irmão, que está presente em todas as situações. Assim é com estes amigos, que estejamos unidos até a eternidade, quando nos encontraremos diante de Ti.

Senhor, meu Pai e Deus amado, perdoe-nos pelos nossos pecados, aqueles que cometemos de forma consciente, e aqueles inconscientes. Amamos o Senhor e não queremos cometer nenhuma ofensa ao Senhor, em nome de Jesus.

Meu Senhor, Deus e Pai, agradecemos a Ti por nos sustentar até aqui, diante de tantas dificuldades. Pedimos, Senhor, que continue nos ajudando. Confiamos em ti que tudo ficará bem para todos os irmãos presentes. Que teu nome seja glorificado nesse lugar, em nome de Jesus.

Início de Culto Familiar

Senhor, Deus e Pai soberano de toda essa família. Pedimos a ti para que faça morada entre nós, habite nesse lar conosco e faça morada em nós. Transforme-nos, Pai, para que sejamos igual teu Filho Santo e Perfeito, Jesus Cristo.

Deus, Pai das luzes, agradecemos a ti por essa família, por estarmos aqui presente uns para os outros. Pedimos, Senhor, que teu Espírito Santo nos ajude a dar suporte uns aos outros, e que o amor seja o sentimento predominante nessa casa.

Pai Eterno e Jesus, Rei dos reis, ajuda-nos nesse lar a sermos quem o Senhor quer que sejamos. Ajude-nos Deus a negar nossa carne, e a viver pelo Espírito. Agradecemos pela comida de todo dia, que temos graças a tua bondade, e que nos alimentemos de fazer as tuas boas obras, em nome de Jesus.

Senhor Jesus, pedimos que o Senhor transforme a vida de todos nesse lar. Que o Deus Soberano seja o Pai cuidador e amoroso que cuide de todos nós. E que nós, como Teu filho Jesus Cristo, sejamos obedientes em tudo que se precisar.

Espírito Santo de Deus, dê em nós o fruto do Espírito, que o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Que nossa vida reflita esses valores do Reino para que sejamos iguais a Cristo em atitude.

Início de Estudo Bíblico

Senhor, Pai Eterno e Deus soberano, pedimos ao Senhor nesse momento que abra os nossos olhos para entender as tuas Sagradas Letras. Não queremos satisfazer nossos intelectos, mas queremos renovar nossa mente e mudar nossas atitudes mediante o renovar da tua Palavra.

Senhor Deus, amado Pai, pedimos que o Espírito Santo venha a iluminar nosso entendimento para podermos compreender o máximo que pudermos da tua Palavra, em nome de Jesus.

Pai, agradecemos ao Senhor por ter preservado tua Palavra através dos séculos e milênios para que ela chegasse até nós. Mediante a Bíblia podemos conhecer quem tu és, tuas obras e o que fez por nós, por isso amamos o Senhor.

Senhor amado Deus e Pai Todo-Poderoso, pedimos que a tuas Sagradas Escrituras sejam vivas na nossa vida, que meditemos nela dia e noite para conhecer-ti melhor e para viver segundo a tua vontade.

Espírito Santo de Deus, pedimos a ti para que fale conosco nesse estudo, que a Bíblia seja clara em denunciar nossos pecados e para anunciar o evangelho da nossa salvação. Agradecemos tua providência em manter a Palavra de Deus intacta até nós, em nome de Jesus. Amém.

Veja também: