O ressentimento é destrutivo. Ele estraga amizades, provoca ódio e enche o coração de amargura. Mas, como largar esse sentimento tão ruim? A Bíblia tem a solução para curar a dor e libertar do ressentimento. Se você quer viver livre de ressentimento, siga estes conselhos.
1. Escolha perdoar
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
- Colossenses 3:13
O perdão é a cura para o ressentimento. O ressentimento somente aparece onde não há perdão. Mas, perdoar é uma escolha. Não é algo que simplesmente acontece; você precisa decidir perdoar.
Perdoar significa abandonar o desejo de retribuição. Você não está dizendo que o que aconteceu não é um problema, mas você decide não guardar mais dor contra a outra pessoa. O perdão liberta do ressentimento.
2. Entregue a dor para Deus

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
- Mateus 11:28
Um grande problema que muitas vezes nos impede de largar o ressentimento é a dor. Lembrar-se do que outra pessoa fez de errado com você pode ser muito doloroso. Isso é normal, mas chega uma hora em que a dor começa a sobrecarregar.
Quando a dor se recusa a ir embora ou diminuir, conte a Jesus. Admita que você não consegue carregar a dor sozinho e dê-a para Ele. Sempre que a dor aparecer, ore a Deus e confie em Seu consolo. Deus vai aliviar a sua dor.
3. Entenda o amor de Deus
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
- Romanos 5:8
Antes de tudo, você precisa entender o amor de Deus por você e por todas as pessoas do mundo. Deus tem todo o direito de ficar ressentido contra você, porque sempre que você peca, você O ofende. Mas Deus O ama tanto que enviou o Seu único filho para morrer por você! Agora você pode receber o perdão de Deus.
Quando você se sente machucado por outra pessoa, lembre-se do amor de Deus por você. Assim como a outra pessoa provavelmente não merece o seu perdão, você não merecia o perdão de Deus. Mesmo assim, Deus lhe dá o Seu perdão. Se Deus fez isso por você, qual deve ser a sua atitude com quemO ofende?
4. Não guarde rancor (nem ódio) no coração
"Não guarde ódio no coração contra o seu próximo, mas repreenda-o e não incorra em pecado por causa dele." "Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor."
- Levítico 19:17-18
O rancor é como um veneno que contamina os nossos corações, prejudicando o nosso crescimento espiritual. É certo que Deus não habita num coração rancoroso, com mágoas e carregado de sentimentos ruins. Deus é amor, bondoso e perdoador. Por isso, nós, Seus filhos, também devemos seguir os passos do nosso Pai celestial.
Quando guardamos resquícios de mágoa e ódio por alguém, estamos nos afastando da vontade de Deus e rejeitando a Sua paz. Se você ainda mantém rancor no coração por alguém, não perca tempo. Livre-se desse peso hoje mesmo. Peça ajuda ao Senhor para te libertar desse sentimento e liberte o perdão. Com Cristo, você conseguirá dar passos na direção da reconciliação.
5. Acalme a ira antes do fim do dia
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha.
- Efésios 4:26
Somos seres espirituais, mas isso não apaga a nossa humanidade. Todos temos emoções, ficamos tristes, decepcionados e, por vezes, irritados também. Mas não devemos nos guiar por sentimentos de raiva ou ódio, já que em nós habita o Deus de graça, que é amor.
Outra tradução para este versículo diz: "não pequem ao permitir que a ira os controle". De fato, quando somos dominados pela ira, perdemos o controle das nossas palavras e ações. Por isso, é tão importante apaziguar o coração em Deus. Antes de fazer ou dizer qualquer coisa, busque a paz e a serenidade divina.
Outra advertência importante diz respeito ao tempo em que permanecemos irritados. O texto diz que não devemos ficar o dia inteiro irritados. Não fique irado até o dia seguinte, pois o apego à ira por muito tempo só nos consumiria por dentro e causaria danos a nós e aos outros. Quando se irar,ORE imediatamente, falando com o Senhor sobre os seus sentimentos e peça por paz e serenidade.
6. Livre-se de toda amargura
Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo.
- Efésios 4:31-32
A amargura é um sentimento negativo e corrosivo. Ela inibe a bondade e o perdão. A pessoa amargurada não floresce espiritualmente nem emocionalmente. O apego à lembrança do mal que nos fizeram só nos deixará ainda mais tristes, rancorosos e amargos.
Repare que todos esses sentimentos negativos não ajudam a resolver o problema e só nos prejudicam em todas as áreas da vida.
Apesar de muitas ofensas deixarem cicatrizes em nossos corações, precisamos aprender com as experiências ruins da vida e avançar. Sim, deixe a amargura e a dor irem embora. Deposite todas as memórias dolorosas aos pés da Cruz de Cristo e limpe seu coração. Com leveza e serenidade, você conseguirá perdoar e se curar da mágoa, vivendo livre da amargura.
7. Não dê oportunidades para o Diabo
E não dêem lugar ao diabo.
- Efésios 4:27
O ressentimento, a ira e as mágoas causam o mal e criam oportunidades para o Diabo atuar. Ele é o nosso inimigo e deseja corromper a nossa vida, tornando-nos pessoas infelizes, agressivas e amarguradas.
A Bíblia nos diz que Satanás veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Isso significa que ele quer matar a sua alegria, roubar a sua paz e destruir a sua alma. Por isso, não permita a Sua influência nem dê espaço na sua vida emocional (e em seus relacionamentos).
Por outro lado, Jesus veio para nos dar vida em abundância (João 10:10). Ele te desafia, capacita e encoraja a viver plenamente! E isso também significa abandonar os sentimentos e pensamentos maus, permitindo uma transformação profunda no íntimo do seu ser.
Entregue-se a Cristo, entregue tudo a Ele. O Senhor te ajudará a perdoar e te livrará de todo mal.
Veja mais sobre a mágoa e o perdão: