O Salmo 70 está entre uns dos mais conhecidos da Bíblia. Sua autoria é atribuída a Davi e reflete um momento de aflição do rei. Apesar das suas falhas, em nenhum momento Davi escondeu seus sentimentos a Deus. Quando esteve alegre, dançou na presença de Deus, quando esteve triste, clamou por ajuda.

Muitos se perguntam, para que serve ler o Salmo 70? Na verdade, lê-lo não significa que os teus problemas serão resolvidos, Deus não trabalha de forma mística ou supersticiosa. Ler o Salmo 70 - assim como toda a Bíblia - pode acalmar o teu coração e te trazer esperança. Assim como Davi, clame ao Senhor mesmo na angústia e receba socorro.

Veja o Salmo 70 completo:

Livra-me, ó Deus!
Apressa-te, Senhor, a ajudar-me!

Sejam humilhados e frustrados
os que procuram tirar-me a vida;
retrocedam desprezados
os que desejam a minha ruína.

Retrocedam em desgraça
os que zombam de mim.

Mas regozijem-se e alegrem-se em ti
todos os que te buscam;
digam sempre os que amam a tua salvação:
"Como Deus é grande!"

Quanto a mim, sou pobre e necessitado;
apressa-te, ó Deus.
Tu és o meu socorro e o meu libertador;
Senhor, não te demores!
Salmos 70:1-5

Salmo 70 explicado versículo por versículo

Salmo 70:1

Davi começa o Salmo com um pedido de urgência, até de desespero, clamando "livra-me, ó Deus! Apressa-te, Senhor, a ajudar-me!". Podemos entender esta abertura como uma forma de Davi chamar a atenção de Deus ao seu pedido.

Salmo 70:2-3

No segundo e terceiro verso, Davi mostra a razão do seu clamor desesperado: vem sofrendo perseguição e corre risco de vida, por isso seu pedido urgente. Além disso, Davi alega haver pessoas que se divertem com a sua situação: "retrocedam em desgraça os que zombam de mim". Para estes, Davi pede a Deus que "sejam humilhados e frustrados os que procuram tirar-me a vida".

Salmo 70:4

No quarto verso, Davi enfatiza que todos que buscam a Deus são felizes e reconhecerão a sua grandeza, "como Deus é grande!". Neste caso, Davi associa a presença de Deus a alegria e ao júbilo. Dessa forma, ele aponta uma saída para a sua angústia: buscar a Deus, o que estava justamente a fazer.

Salmo 70:5

No último verso, Davi, rei de Israel, se coloca como um"pobre e necessitado" diante de Deus. Desta forma, Davi demonstra a sua dependência de Deus. Ainda no mesmo verso, o rei voltar a clamar por urgência enquanto reafirma a sua fé em Deus.

O Salmo 70 nos traz um grande ensinamento: somente Deus pode atender as nossas urgências. No momento mais difícil da sua vida, clame a Deus e Ele o responderá. Você pode sofrer perseguições - até mesmo risco de vida devido a sua fé - mas Deus sempre estará ao seu lado, pronto a te socorrer.

Veja mais estudos bíblicos sobre os salmos: