Reflita sobre a glória do nascimento de Jesus Cristo através desta coleção de textos para serem lidos na véspera ou durante o dia de Natal. Jesus trouxe alegria e salvação ao mundo. Reacenda a chama de luz e esperança em seu coração, meditando nessa mensagem que preparamos para você e nessas passagens bíblicas.

Mensagem bíblica de Natal: Deus está conosco para sempre

Muitos falam da "magia do Natal" e pensam logo nas luzes, nos jantares, nos presentes e em toda a movimentação que esta comemoração reserva... Diversão, encontros familiares e mesa farta: esta é a essência do Natal para muitos nos dias que seguem. Porém, na realidade, esse não é o sentimento que deveríamos nutrir nesta época, em que relembramos o nascimento do nosso Salvador.

Nos preocupamos com roupas, comida farta, programações na igreja (ou nenhuma menção sequer!), ruas e lojas lotadas, presentes, e nos esquecemos de olhar para Ele. Sim, olhar para o Cristo, autor e consumador da nossa fé. Esquecemos de pensar naquela noite em que, com tamanha simplicidade, nasceu o Rei dos reis e Salvador do mundo. Sem ostentação, nem luxo, sem conforto, nem plateias famosas... Estava entre os simples e pobres daqueles dias. Os pastores (e não reis) receberam de graça o grande privilégio de ouvir os coros celestiais em exultação! Sem dúvida o maior show da história! Se maravilharam com a luz que irradiava daquela humilde manjedoura que acolhia o Deus Filho, encarnado, num pequenino bebê.

Certo, aquele dia há mais de 2 mil anos terá sido maravilhoso... Mas, e hoje? O que é o Natal, de fato? Ou O que deveria ser para aqueles que amam a Jesus? Para nós os cristãos, o Natal continua sendo uma mensagem de esperança e salvação. Não é uma magia, mas um milagre divino que devemos receber e honrar nos nossos corações. Natal é essencialmente Jesus! É uma oferta graciosa de comunhão, não somente com a família e amigos, mas comunhão plena e perfeita com Deus.

De fato, Ele é Emanuel, Deus conosco. Veio ao mundo naquela noite sublime em Belém, continua presente conosco hoje, nas noites simples da vida e será sempre! Até o dia em que Ele volte novamente, como prometeu. Não mais como um nenenzinho enrolados em panos num curral, mas como Soberano Senhor, envolto na Sua glória para reinar eternamente!

Passagens bíblicas para ler no Natal

João 14 - Fonte de Paz para todos

"Não deixem que seu coração fique aflito. Creiam em Deus; creiam também em mim.

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim.

Vocês podem pedir qualquer coisa em meu nome, e eu o farei, para que o Filho glorifique o Pai.
Sim, peçam qualquer coisa em meu nome, e eu o farei!"

"Se vocês me amam, obedeçam a meus mandamentos.

Aqueles que aceitam meus mandamentos e lhes obedecem são os que me amam. E, porque me amam, serão amados por meu Pai. E eu também os amarei e me revelarei a cada um deles."

"Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo.

- João 14:1, 6, 13-15, 21, 27.

João 15 - Permaneça em Jesus Cristo

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.

Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!

Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade.

"Eu os amei como o Pai me amou. Permaneçam no meu amor.

Quando vocês obedecem a meus mandamentos, permanecem no meu amor, assim como eu obedeço aos mandamentos de meu Pai e permaneço no amor dele.

Eu lhes disse estas coisas para que fiquem repletos da minha alegria. Sim, sua alegria transbordará!

- João 15:4, 7-11

Mateus 1:18-25 - O Salvador está conosco

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, estava comprometida para casar com José. Mas, antes de se unirem, ela se achou grávida pelo Espírito Santo.

José, com quem Maria estava para casar, sendo um homem justo e não querendo envergonhá-la em público, resolveu deixá-la sem que ninguém soubesse.

Enquanto ele refletia sobre isso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: — José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Ora, tudo isto aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta:

"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel." ("Emanuel" significa: "Deus conosco".)

Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria por esposa. Porém não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.

- Mateus 1:18-25

Mateus 2:1-6 - Nasceu o Bom Pastor

Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".

Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou perturbado, e com ele todo o povo de Jerusalém.

Reuniu os principais sacerdotes e os mestres da lei e lhes perguntou: "Onde nascerá o Cristo?".

Eles responderam: "Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta:

‘E você, Belém, na terra de Judá, não é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você virá um governante que será o pastor do meu povo, Israel’".

- Mateus 2:1-6

Filipenses 2:1-11 - Jesus Cristo é o Senhor

Há alguma motivação por estar em Cristo? Há alguma consolação que vem do amor? Há alguma comunhão no Espírito? Há alguma compaixão e afeição?

Então completem minha alegria concordando sinceramente uns com os outros, amando-se mutuamente e trabalhando juntos com a mesma forma de pensar e um só propósito.

Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês.

Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios.
Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.

Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar.
Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.

Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes,
para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

- Filipenses 2:1-11

Isaías 9:6-7 - Príncipe da Paz

Porque um menino nos nasceu; foi-nos dado um filho. Ser-lhe-á dada a responsabilidade de governar. Estes serão os seus títulos: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz.

O seu governo de paz e de desenvolvimento nunca mais terá fim. Ele chefiará com uma justiça e uma honestidade perfeitas, desde o trono de seu pai David. Trará verdadeira justiça e paz a todas as nações do mundo. Isto acontecerá mesmo, porque é o próprio Senhor dos exércitos celestiais quem está especialmente empenhado em que tal se realize!

- Isaías 9:6-7 - O Livro

Tenha um Natal diferente! Coloque Jesus no centro da sua vida e família, então veja como tudo se encherá de luz e vida! Feliz Natal com Cristo!

Veja mais sobre o Natal cristão: