Os filhos do Diabo são aqueles que resistem à verdade de Deus, sendo enganadores, assassinos e mentirosos, como é Satanás. Segundo Jesus, as pessoas cuja conduta é marcada pela malícia, engano, violência e mentira estão provando ser filhas espirituais do Diabo, que age assim desde o princípio.

Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade.
- João 8:44 (NTLH)

Nesta ocasião, o Senhor Jesus confrontou seus opositores, sem rodeios, sobre sua verdadeira paternidade. Eles, que se consideravam filhos de Deus e do patriarca Abraão, foram repreendidos, pela sua arrogância e maldade. Cristo lhes mostrou que não eram de Deus, porque não ouvia a Sua Palavra.

Veja como isso aconteceu:

Evangelho segundo João, capítulo 8

³⁸ Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vocês, porém, fazem o que ouviram do pai de vocês.
³⁹ Então lhe disseram:
— Nosso pai é Abraão.
Mas Jesus respondeu:
— Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que ele fez.
⁴⁰ Mas agora vocês estão querendo me matar, a mim que lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não fez isso.
⁴¹ Vocês fazem as obras do pai de vocês.
Eles responderam:
— Nós não somos filhos ilegítimos. Temos um pai, que é Deus.
⁴² Jesus disse:
— Se Deus fosse, de fato, o pai de vocês, certamente me amariam, porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
⁴³ Por que vocês não compreendem a minha linguagem? É porque vocês são incapazes de ouvir a minha palavra.
⁴⁴ Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
⁴⁵ Mas, porque eu digo a verdade, vocês não creem em mim.
⁴⁶ Quem de vocês me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não creem em mim?
⁴⁷ Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, vocês não me ouvem, porque não são de Deus.
- João 8:38-47

Jesus, neste contexto, falava com judeus, que não creram nas Suas Palavras. Eles endureceram os seus corações para a mensagem anunciada da parte de Deus. Jesus é o Salvador prometido de Deus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas quem O rejeita, está adotando um pai espiritual que não é Deus.

Mais passagens bíblicas sobre os "filhos do Diabo"

As Escrituras Sagradas mostram que, as pessoas que se comportam como Satanás, que é mentiroso e Pai da mentira, são filhos do maligno. Estes rejeitam a Verdade (Cristo), e vivem no engano, mentindo a si mesmos e aos outros durante toda sua vida. Veja também esses versículos:

Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a maldade, inimigo de toda a justiça, por que você não deixa de perverter os retos caminhos do Senhor?
- Atos 13:10

Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus, e o mesmo vale para aquele que não ama o seu irmão.
- 1 João 3:10

Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
- 1 João 3:8

³⁸ O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino; o joio são os filhos do Maligno.
³⁹ O inimigo que o semeou é o diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos.
⁴⁰ Pois, assim como o joio é colhido e jogado no fogo, assim será no fim dos tempos.
⁴¹ O Filho do Homem mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu Reino todos os que servem de pedra de tropeço e os que praticam o mal
⁴² e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
- Mateus 13:38-42

Mas ainda há uma esperança para todos que praticam a mentira, desonestidade, violência e todo tipo de maldade. É preciso renunciar ao Pai da mentira e aceitar a Jesus Cristo. Creia e recebe ao Senhor Jesus em seu coração, somente Ele pode te tornar um verdadeiro filho de Deus!

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,
- João 1:12 (grifo nosso)

Leia mais: