A vida é repleta de desafios, quanto mais avançamos, mais desafios surgem. Não é fácil superar os obstáculos à nossa frente.

Há momentos que olhamos a nossa volta e não sabemos o que fazer. Nessas horas só Deus pode nos ajudar. Sim! Ele nos ajuda! As dificuldades fazem os nossos olhos voltarem para Deus. 

A vida cristã não é fácil, 'o caminho é estreito', requer esforço e atenção para continuar trilhando o bom caminho da fé (Mt 11:12). Muitas das vezes olhamos somente para os problemas, esquecemos os desafios que já foram superados e o quanto Deus já nos abençoou. 

Aí está um segredo para romper em fé: traga a memória o que te traz esperança e reconheça o quanto Deus já fez na sua vida. Agradecer Deus por tudo o que já foi feito não é olhar para trás, mas se preparar em fé para o que está por vir! Certamente aquele que começou a boa obra na sua vida, vai completá-la! 

Filipenses 1:6

Até os guerreiros buscam refúgio no Senhor

A história de Davi é muito conhecida, ainda jovem foi levantado por Deus e derrubou o gigante Golias. Davi foi um homem segundo o coração de Deus, se tornou um grande guerreiro e rei de Israel.

Apesar das tribulações Davi sempre teve seus olhos voltados para Deus. Mesmo sendo um guerreiro, Davi se viu aflito em muitas situações na vida. Além de sofrer as consequências dos seus erros, foi muito perseguido por seus adversários. No Livro de Salmos podemos perceber o clamor e a sua total submissão a Deus em meio aos problemas.

Mesmo com o coração acoado, Davi sempre buscou refúgio Senhor. Davi nunca confiou na sua própria força, ele reconhecia que tudo provinha de Deus. Davi abria seu coração, colocava os seus joelhos no chão e pedia direção a Deus. Não tenha medo de refugiar-se no Senhor, Ele é a sua fortaleza!

Refugio no Senhor!

Clame ao Senhor ainda que não veja nada!

O cego Bartimeu vivia na escuridão, ao saber da presença de Jesus tomou uma posição que mudou a sua vida. Mesmo sem ver nada, percebendo a aglomeração que Jesus causava ao passar clamou bem alto por socorro.

As pessoas ao redor o reprimiram, pediram para que ele se calasse. Bartimeu reagiu e gritou ainda mais alto: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" O Messias ouviu o seu clamor, mandou que o chamasse e algo extraordinário aconteceu, Bartimeu voltou a ver! (Marcos 10:46-52) 

Bartimeu

Bartimeu clamou, persistiu e Jesus ouviu. Se estás pedindo ajuda a Jesus, estás fazendo a coisa certa! Cristo é o único que pode reverter qualquer quadro, o único que pode dar luz em meio a escuridão. 

Imagine se Bartimeu desse ouvidos as repreensões e calasse a sua voz? Por que incomodar a Deus? Quem sou eu para pedir algo a Jesus? A oportunidade que teve, ele agarrou com todas as forças. Não perca a oportunidade de clamar a Deus. A melhor hora para Deus agir em sua vida é AGORA!

Deus vai te ajudar! 

Deus quer nos ajudar, Ele nos ouve: "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá" (1 João 5:14). Só há uma coisa que nos dá a 'falsa impressão' que Ele não está nos ouvindo e nos afasta de Deus: o pecado.

"Certamente, o braço do Senhor não está encolhido para salvar, nem seu ouvido fechado para ouvir. Mas suas iniqüidades separaram vocês de Deus. Seus pecados esconderam a face dele de vocês, então ele não os irá ouvir. (Isaías 59:12) 

Faça essas perguntas a si mesmo: Minhas orações estão de acordo com a vontade de Deus? "Deus não está ouvindo" ou estou afastado dos caminhos do Senhor? Se as respostas não forem positivas, calma, não se desespere. 

Temos em Jesus a chance de reconciliarmos com Deus! Assim como Davi, seja verdadeiro com Deus. Peça perdão e arrependa-se dos seus pecados. Se esforce diante de Deus para se reaproximar dele, busque-O! Quando buscamos a Deus, as nossas orações vão de encontro com a vontade do Senhor. 

Permanecer

Reaproxime-se com Deus, entenda que os desafios da vida são um exercício de fé e perseverança. Aumente a sua intimidade com Deus, santifique-se. Deus vai ouvir o seu clamor e vai agir em seu favor. Você alcançará um novo nível de maturidade espiritual!