A história de Marta e Maria nos ensina sobre a importância das prioridades certas na vida. Estar na presença de Deus, buscando conhecer a sua Palavra, evitando as distrações mundanas, numa vida equilibrada de amor e fé é fundamental.

Esse episódio bíblico encoraja a cada cristão a escolher o melhor caminho na vida, de modo a agradar e ser aprovado por Cristo.

Marta e Maria eram duas irmãs que viviam em Betânia. Quando Jesus visitou aquela aldeia, ficou hospedado na casa de Marta. Esta, recebeu a Jesus e os seus discípulos com amor e servia a todos com muita dedicação, como aquela ocasião especial requeria. Mas, a sua irmã Maria decidiu ficar ouvindo as palavras de Jesus, sentada aos seus pés, dedicando tempo e atenção a Ele.

Marta desaprovou essa atitude de Maria e, contrariada, questionou a Jesus se Ele não se importava que ela ficasse sozinha nos serviços, sem a ajuda da irmã. Marta pediu a Ele que pedisse a Maria para ajudá-la.

Com amor, Jesus repreendeu Marta, mostrando-lhe que ansiedade e inquietação das suas tarefas não era mais importante que ouvir a Palavra de Deus. Maria escolheu a boa parte e ninguém poderia lhe tirar isso.

O episódio de Marta e Maria está registrado Evangelho de Lucas 10:38-42:

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! "
Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
- Lucas 10:38-42

Essas duas irmãs eram também irmãs de Lázaro, aquele que foi ressuscitado por Jesus. Esses três irmãos eram amigos do Senhor Jesus (João 11:5). Nos Evangelhos encontramos muitas ocasiões em que estiveram juntos com Jesus, mas neste episódio específico podemos aprender muitas lições.

O que aprendemos com a história de Marta e Maria

1. Marta nos ensinou que as tarefas da vida diária não devem tirar o nosso foco

Marta exemplifica bem a maioria das pessoas na atualidade: vivendo um estilo de vida hiperativo e caótico. Infelizmente, temos nos habituado a viver cheios de programações, agendas lotadas de compromissos e muitos afazeres diários e, simultaneamente, também nos perdemos em muitas distrações.

Marta representa as pessoas que abraçam uma vida corrida e agitada, se desdobrando em inúmeras tarefas, variados projetos particulares, muitas vezes ainda se dedicando para servir bem as pessoas.

Isso não é necessariamente ruim. Jesus não reprovou o serviço dedicado de Marta. O problema é quando fazemos tudo isso cheios de ansiedade e frustração, por não sermos valorizados ou por não recebermos a ajuda de que gostaríamos.

Jesus elogiou a escolha mais acertada de Maria, que decidiu desfrutar da companhia e dos ensinamentos do Senhor Jesus.

2. Maria nos ensinou que estar na presença de Jesus é a maior prioridade na vida

Maria aproveitou uma oportunidade exclusiva! Ela tinha o Senhor em sua casa e jamais perderia a chance de ouvir atentamente os Seus ensinamentos. Essa prontidão em ouvir a instrução divina é fundamental para qualquer discípulo de Cristo.

As preocupações com as coisas desse mundo não devem distrair do que é prioritário: manter-se na presença de Deus.

Tal como Maria, devemos manter uma preferência mental para aprender de Deus, em submissão total. Frente às muitas distrações da vida diária, precisamos concentrar-nos nas Palavras de Cristo. Silenciando todas as outras vozes que nos deixam ansiosos e, nos prostrarmos em quietude, humildade e contemplação, para nos dedicarmos em adoração, e assim O conhecermos cada dia mais e melhor.

3. A importância de ouvir a palavra de Deus

A história destaca a escolha de Maria de sentar-se aos pés de Jesus e ouvir seus ensinamentos, como a melhor parte. Isso enfatiza a importância de priorizar a Palavra de Deus em nossas vidas e de nos submeter a Ele. Marta estava preocupada em deixar a casa em ordem para os convidados, preparar uma boa refeição, mas Jesus preferia mais alimentar do que ser alimentado.

4. Priorizar a melhor parte

Muitas vezes, nos envolvemos em muitas coisas e nos esquecemos do que é realmente importante. Estar na presença de Deus dever ser nossa prioridade. Marta estava tão ocupada com as tarefas da casa que ela perdeu a oportunidade de passar um tempo precioso com Jesus. A ansiedade com as muitas áreas da vida não deve ofuscar a paz da alma daquele que escolheu viver com Cristo. Faça Dele a melhor parte da sua vida.

5. O perigo da distração

Marta estava tão preocupada com as tarefas domésticas que perdeu de vista a presença de Jesus. Isso pode ser aplicado nossa própria vida, quando, muitas vezes, nos distraímos com tarefas, preocupações mundanas, muitas programações (inclusive na igreja!) e deixamos de prestar atenção às coisas mais importantes. A vida de oração, leitura e estudo da Bíblia devem estar bem presente em nossa rotina diária.

6. Serviço e Devoção

A medida que desenvolvemos o nosso relacionamento com Deus, nos tornamos mais aptos para servi-lo melhor, em espírito e em verdade, com todo ser e ações. O serviço de Marta não era ruim, ela apenas deixou que a ansiedade e um certo orgulho tomasse o lugar da sua total dedicação ao Senhor.

Quando estamos na presença de Cristo, compreendemos que não é o que fazemos que deve ser considerado mais importante e valioso. Certamente, o foco deve estar n'Aquele a quem servimos.

Tudo o que fazemos deve ser para glória de Deus e bênção dos outros. Não devemos puxar os holofotes para o nosso trabalho ou aptidões. Nada deve servir para o nosso louvor próprio, mas sempre tudo deve glorificar ao único digno: Jesus Cristo.

7. A necessidade de equilíbrio

Embora a escolha de Maria seja elogiada, isso não significa que as tarefas domésticas, o trabalho ou outros serviços devem ser negligenciados. Tanto na igreja como na sociedade em geral, há muito trabalho a fazer!

A Bíblia também diz que "a seara é grande e são poucos os trabalhadores" (Mateus 9:37). O mundo tem necessidade de pessoas que trabalhem com dedicação e sirvam com fidelidade. Há grande importância de equilibrar nossas responsabilidades diárias com nossa vida espiritual, priorizando sempre, a nossa vida com Deus.

8. Compaixão e ensino de Jesus

Apesar da aparente repreensão de Marta por sua preocupação e ansiedade com as tarefas domésticas, Jesus mostra compaixão e amor por ela, ensinando haver prioridades na vida. Da mesma maneira, Cristo nos ensina o melhor caminho, isto é, a boa parte a se escolher.

Portanto, o nosso coração deve ter maior dedicação a essa prioridade e não se deixar levar pela ansiedade das coisas secundárias. Isso serve como um lembrete de que Jesus se importa com todos os aspectos de nossas vidas e que podemos confiar nele em todas as coisas, dando-lhe sempre o 1º lugar diariamente.

9. Agrade-se do Senhor

Aplique essa passagem à sua própria vida, como um teste do seu próprio estado e caráter. Faça a si mesmo essas perguntas:

  • O que tem ocupado o lugar principal nos meus pensamentos: Cristo e a salvação ou o mundo e as coisas mundanas?
  • Estou quase sempre muito afadigado com muitos afazeres, será que tenho dedicado tempo de qualidade para estar a sós com Deus?
  • Será que sigo a tendência natural da maioria, de pensar que agrado mais a Cristo quando faço muitas coisas visíveis e externas para Ele? Quanto valor tenho dado às coisas pouco vistas (vida de oração, devocional, estudo bíblico, jejum, intercessão, etc.)

Escolha também a melhor parte! Deus, pela através da Sua Palavra te ajudará a priorizar o melhor e ainda conciliar todos os afazeres diários, para Seu louvor e glória! Dê ao Senhor o primeiro lugar na sua vida...

10. "Coisas boas” podem te distrair da "melhor" coisa da vida

Apesar de existirem muitas coisas boas e, por mais interessantes e benéficas que sejam, elas não constituem a coisa boa em si. Saúde, conforto doméstico, carreira acadêmica, posição profissional, status mundano, busca por prazer, entretenimentos - lazer, mídias, arte, literatura, atividade física, etc. - tudo isso é bom, em certa medida; mas todas essas coisas, juntas, não podem compor nem sustentar a nossa existência. Essas coisas são secundárias, um dia irão desaparecer, mudar ou nos decepcionar. Há algo muito "melhor" do que todas essas coisas boas.

Esses afazeres não são "o pão da vida" nem conseguem satisfazer a nossa maior necessidade: a necessidade de Deus. Se baseamos a nossa vida e o nosso valor nessas coisas passageiras, mais cedo ou mais tarde, nos sentiremos frustrados, ansiosos e afadigados, porque, ao contrário de Cristo, o fardo disso tudo nos deixa desamparados e sem esperança.

11. Apenas uma coisa é necessária

Há uma coisa que é tão extraordinária e tão excelente que pode ser considerada a melhor escolha a se fazer na vida: a presença de Cristo e os seus ensinamentos. Pois, não há nada, nem nenhum poder na terra que supere a graça da presença de Jesus Cristo.

O relacionamento pessoal com Jesus produz em nós um vasto e profundo amor, que dura para sempre. Isto, sim, é indispensável! Não há nada que possa nos separar desse incomparável amor. Ninguém pode prejudicá-lo, nem sofrimento ou doença, nenhuma tristeza ou aflição irá esmagar, nenhuma fraude ou ladrão poderá roubar, nem o tempo pode enfraquecer, nem mesmo a morte poderá destruir o amor de Deus através de Jesus Cristo.

Essa é a única coisa que deve estar acima de tudo mais em nossas vidas. Todas as outras coisas boas terrenas são passageiras e poderão se apagar algum dia. Mas a melhor parte, quando é por nós escolhida, refletirá em toda a nossa vida presente e produzirá frutos para a eternidade. Esta é a "melhor parte" a escolher.

Outros episódios relacionados à Marta e Maria na Bíblia:

  • Lázaro fica doente e morre. As irmãs Marta e Maria, perderam o irmão Lázaro, mas não puderam contar com Jesus nesta ocasião - João 11:1-37
  • Jesus ressuscita a Lázaro, morto há 4 dias - João 11:38-45
  • Maria derramou o perfume caro sobre Jesus, num jantar em Betânia - João 12:1-7

Também pode lhe interessar: