Pedro foi um homem vibrante. Era um dos 12 Discípulos de Jesus e teve a sua vida transformada pelo amor e graça do Senhor. Antes disso, tinha sido pescador, com um temperamento forte e impulsivo. Pedro mostrava ter ousadia e iniciativa em várias situações, mas também teve uma trajetória marcada pela inconstância e falhas. Apesar disso, Jesus restaurou a sua vida completamente. Assim, o apóstolo Pedro foi usado poderosamente para abençoar muitas vidas...

Veja algumas de suas frases mais impactantes:

Pessoas unidas de mãos dadas - Versículo 1 pedro 4:8 - Sobretudo amem-se sinceramente uns aos outros...

O apóstolo Pedro nas suas cartas alerta para a proximidade do fim. Com isso, ele ensina  aos crentes em Jesus que sejam sensatos, prudentes, justos, dedicados à oração, e acima de tudo, que se amem reciprocamente de forma genuína e verdadeira. O amor é forte, é perdoador, apaga as ofensas cometidas. Tal como recebemos amor de graça do Senhor, também devemos dar gratuitamente o amor sincero uns aos outros.


Imagem mão lançando avião papel para o céu - Versículo 1 Pedro 5:7 - Lancem sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês

"Lançar" significa arremessar com força, atirar, largar ou soltar... Pedro aprendeu a projetar toda aflição aos cuidados daquele que tem todo o controle: Jesus Cristo! Ele encontrou no Senhor o refúgio eficaz, um para-raios capaz de dissipar toda preocupação, impulsividade e aflições. Também nós podemos largar todo estresse, inquietação e receios, com confiança total no Senhor.

Num outro sentido, "lançar" também pode expressar a ideia de divulgar ou inaugurar. Apresente ao Senhor seus anseios assim que eles surgirem e não espere se apegar a eles. Fale das suas preocupações ao Senhor em oração, Ele cuida de você!


Imagem leão - Versículo 1 Pedro 5:8-9 - Sede sóbrios e vigilantes...

Ser prudente e vigilante... Essa é uma recomendação fundamental para todos os cristãos nos nossos dias. A sensatez está ligada ao bom juízo, à atenção e ao estado de alerta. Precisamos ser conscientes nesta vida. Quando se faz um safári ou se caminha no meio da selva é preciso estar atento aos perigos à volta. Apesar das belezas e entretenimentos, sabemos que existem ameaças reais, há animais ferozes e famintos à caça, que podem nos atacar. Assim também acontece conosco, os peregrinos neste mundo, não podemos baixar a guarda!

Não fique distraído demais com as coisas dessa terra.

O Inimigo dos crentes anda ao redor esperando um momento de distração e negligência para tragar suas presas descuidadas. Resista ao Diabo e as suas investidas, permanecendo firme na fé. Não se afaste da confiança firme e inabalável na Palavra de Deus. Faça tudo para a glória de Deus... Lembre-se, em Cristo, todos os cristãos espalhados no mundo poderão ultrapassar os sofrimentos e ter vitória contra o Mal. Creia que Jesus, o verdadeiro Leão da Tribo de Judá, está contigo e caminha ao seu lado na jornada dessa vida!


Ilustração - Pedro anda sobre as águas - Mateus 14:28 - Se és tu, manda-me ir contigo sobre as águas
Ilustração de Good News Productions Int. via FreeBibleimages.org

Pedro era um dos discípulos mais próximos de Jesus. Junto com os onze faziam parte de um círculo mais estreito de amizade, participando de eventos e experiências particulares da vida e ministério de Jesus. Nesta ocasião, Pedro demonstrou ousadia e coragem em fazer tal pedido ao Senhor. Apesar de ter duvidado no meio do caminho, Pedro pôde experimentar, literalmente, o que foi dar alguns passos de fé, na palavra de Jesus. Pena que ele não foi constante nessa confiança e começou a afundar quando tirou os olhos de Jesus...

Essa frase nos mostra uma fé ousada mas pequena, de alguém que estava no processo de conhecimento de Cristo... Hoje não precisamos mais testar se a palavra de Jesus é realmente de confiança. Ele provou que é o Rei da glória, quando morreu na cruz e ressuscitou ao 3º dia. Jesus é todo poderoso, e tem domínio sobre terra, céu e mar. Nada lhe é impossível! Confie de todo coração no Senhor e não duvide... Ainda que os ventos sejam contrários, Cristo lhe capacita a vencer as provações da vida. Firme os seus passos na Palavra de Deus, e ela te conduzirá seguro até Jesus.


Versículo Mateus 14:30 - Pedro afundando, Jesus socorrendo - Senhor salva-me!
Ilustração de Good News Productions Int. via FreeBibleimages.org

Essa frase de Pedro foi dita num momento de completo desespero e aflição... Ele, que acabara de viver uma experiência tão maravilhosa, andando sobre as águas...  Agora estava prestes a se afogar num mar revolto e tempestuoso.

Como pescador, Pedro era um homem experiente naquelas águas. Trabalhou ali durante anos e sabia que em meio a um vendaval como aquele, ninguém à deriva no mar acabaria bem...

Mas Pedro clamou à pessoa certa na hora certa! Mesmo que tivesse se esquecido que  Jesus estava ali com ele. Cristo era o mesmo que tinha dito para não ter medo e para ir ao Seu encontro, sobre as águas. A nós também, Jesus nos ensina a não temer o vento contrário, mas olhar para Ele com confiança e fé. Ele é o Deus que sempre nos ampara. Nas mãos de Jesus há socorro em qualquer lugar...


Imagem caminho - Versículo João 668-69 - Para quem iremos, só tu tens as palavras de Vida eterna

Certa vez, quando alguns discípulos começaram a abandonar a Jesus, deixando de segui-Lo, os 12 foram indagados se também não queriam ir embora. Pedro não respondeu que sim ou não... Ele apenas identificou o que era mais óbvio: não há nenhum outro que tenha Palavras de Vida eterna. Só Jesus!

Se a caminhada está difícil ao lado de Deus, sem Ele é impossível!

Saiba que vale a pena avançar e seguir em frente com Jesus, pela fé! Se você reconhece e crê que o Senhor Jesus é o Santo de Deus, siga-O, apesar das circunstâncias e dos problemas. Que nenhuma tribulação, medo ou tristeza tire os seus olhos de Cristo, o Salvador eterno.


Imagem de salto de briga de rua - Versículo 1 Pedro 3:9 - Não paguem mal por mal nem insulto por insulto...

Não é fácil amar quem nos ofende e faz mal, certo? Mas já pensou que, foi exatamente isso que Deus fez por nós? Ele amou-nos mesmo quando éramos Seus inimigos. E hoje ama-nos e convida-nos a amar também. Jesus nos instrui a amar até nossos inimigos e orar por quem nos perseguem (Mateus 5:44). Nesta frase do apóstolo Pedro também somos desafiados a agir na contra-mão do mundo.

Enquanto discípulo, Pedro deu-nos grandes exemplos seguindo a Jesus e deixando tudo por amor a Ele. Uma das coisas que Pedro teve que abandonar foi sua antiga natureza. O velho instinto de violência e impulsividade foi substituído pelo novo caráter semelhante a Cristo. Essa mudança não ocorreu porque Pedro se esforçou para isso ou porque as pessoas esperavam isso dele. Não. Pedro foi transformado porque ele nasceu de novo, pela água e pelo Espírito Santo.

É muito difícil que sozinho você consiga reprimir seu instinto deliberado e inclinado para o mal. Busque ajuda de Deus! Todos precisamos da ajuda do Senhor. Encha-se do Seu doce Espírito, e aprenda com Jesus que é manso e humilde de coração.


Imagem homem ao pôr do sol, rendição, mãos levantadas ao céu - Versículo Mateus 16:16 - Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo -

Durante o ministério de Jesus, havia muita confusão acerca de quem Ele era realmente. Os judeus aguardavam o Messias, mas quando Ele chegou, não se deram conta disso. Os líderes religiosos da época pensavam que Ele era um impostor, por isso perseguiam-no e tentavam colocá-lo à prova. Alguns dentre o povo, enganados, pensavam que Ele era João Batista, que tivesse ressuscitado. Outros, igualmente enganados, pensavam que Ele era Elias ou algum outro profeta da antiguidade. Simplesmente não queriam crer que aquele homem impactante, mas simples e pobre, poderia ser o Salvador prometido...

Mas Deus revelou a alguns seguidores dentre o povo, quem Jesus era de fato. Não era um homem qualquer... Ele é muito superior a qualquer profeta, anjos ou demônios! Jesus é o Rei dos reis, era e é o Redentor do mundo. 

O Cristo, o ungido de Deus, a quem Pedro confessou, estava diante de seus discípulos. E hoje também, O Filho do Deus Vivo, está junto dos que O amam e vai à frente do Seu povo... O Messias, prometido desde a antiguidade nas Escrituras, revelou-se ao mundo e veio até nós.  Ele se revela aos que O buscam de coração. Creia e busque conhecê-lo na Sua Palavra.


Versículo João 21:17 - Senhor tu sabes de todas as coisas, sabes que eu te amo

Pedro via-se mais forte e mais eficiente do que na verdade era... Pouco antes de negar Jesus ele disse que mesmo se todos o abandonassem, ele jamais faria isso. De alguma forma ele pensava que era mais dedicado ou mais empenhado que os outros. Talvez julgasse que seu amor pelo Senhor era maior do que o de todos os outros. Mas como sabemos, Pedro não se sustentou a si mesmo e negou a Cristo 3 vezes.

Depois de ter ressuscitado, Jesus lhe perguntou por 3 vezes: "tu me amas?"

Diante daquele que vê por baixo das máscaras, Pedro teve que se reconhecer, era um homem como os outros, tal com o nós: carente da graça... Falho, impulsivo, egoísta, tão vulnerável, mas vestido numa capa de super-homem...  Somente através da sua experiência seguindo a Jesus é que Pedro pôde ser quebrantado e transformado num homem verdadeiro. Ao se converter, Pedro declarou seu amor também por 3 vezes.


Construção - 1 Pedro 5:10

Pedro viu que sua força provinha de Jesus. Na verdade, todos nós precisamos passar por este choque de realidade, chama-se conversão... Encontrar-nos cara a cara com Jesus e reconhecer que o negamos com as nossas atitudes covardes e pela falta de fé. Precisamos compreender que só O podemos amar porque Ele nos amou primeiro, deu a Sua vida, entregou-se por nós. Não porque somos mais especiais ou melhores, mas pela Sua graça infinita!

Creia que o Deus de toda graça lhe restaura e lhe firma num alicerce forte!

Fique firme... Caminhe pela fé, grato, confiante, declarando o seu amor humilde e verdadeiro a Cristo! Ele também quer que cuidemos do Seu rebanho, amando-nos uns aos outros, cuidando uns dos outros. Assim como Pedro, na sua nova vida, busque ensinar e dar alento aos cristãos, por onde você for. Jesus é a rocha eterna, Ele te fortalecerá!