Nosso Deus não é um Deus distante, que fica afastado de nós, sem se interessar com nossa situação. Ele também não é um Deus ruim, que fica de olho em nós só para nos castigar e fazer mal. Deus é bom. E Deus está por perto.

Já desde a criação do mundo Deus se mostrou presente. Ao longo de toda a História, ele se revelou à humanidade de várias maneiras: no monte Sinai, no tabernáculo, em milagres e profecias, na natureza Deus nunca nos abandonou. Mas sua maior revelação ainda estava por vir...

Jesus - Deus se torna homem

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:

Emanuel significa Deus conosco. Deus veio à terra e se tornou um homem - Jesus. Ele nasceu, cresceu, aprendeu uma profissão e viveu como qualquer um de nós, passando por alegrias, sofrimentos e tentações. Deus estava presente!

Em Jesus vemos Deus se identificando conosco. Jesus entende nossas dificuldades e necessidades porque ele também passou pelas mesmas coisas. Deus se sujeitou às regras que tinha criado para nós.

Jesus também nos mostrou o caráter de Deus. Ele ensinava com amor, cuidava dos necessitados, curava os doentes e perdoava pecados. Jesus revelou toda a bondade e sabedoria de Deus, de uma forma que nós podemos entender. Em sua humanidade, Jesus manifestou a glória de Deus.

O Espírito Santo - Deus em nós

Mas Jesus voltou para o Céu. Ele não ficou aqui na terra, para nos mostrar mais de Deus. Em vez disso, ele enviou o Espírito Santo, para estar ainda mais próximo de nós. O Espírito Santo é Deus se revelando dentro de nós.

Agora todos nós que cremos em Jesus podemos ter Deus conosco, dentro de nossos corações. Através do Espírito Santo, temos sempre acesso a Deus! Não precisamos subir montes, nem oferecer sacrifícios nem fazer peregrinações. Deus já está aqui.

Jesus veio para nos unir a Deus. Agora, através da fé em Jesus e da presença do Espírito Santo, temos sempre Deus conosco.

Veja aqui versículos sobre o Espírito Santo.

Ouça este devocional com uma palavra de aproximação a Deus