Todos gostamos de receber coisas, mas quantos gostamos de dar? Quem é cristão é chamado para ser generoso, abençoando outros à sua volta e ajudando aqueles que precisam. Quando não nos sentimos muito motivados a ser generosos, a Bíblia nos lembra das bênçãos que acompanham essa atitude:

1. Alegria especial

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber '. Atos dos Apóstolos 20:35
"Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber'". (Atos dos Apóstolos 20:35)

Sim, receber é bom, mas dar é melhor! Quando aprendemos a dar com alegria, descobrimos uma felicidade especial em saber que melhoramos a vida de alguém. O coração generoso é mais feliz.

2. Dádivas transbordantes

Sacos cheios de grãos transbordando - Dêem e lhes será dado: boa medida, recalcada..." Lucas 6:38
"Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês".
(Lucas 6:38)

Receber dádivas transbordantes é outro resultado positivo para quem age com generosidade e dá. A lei do retorno ou da semeadura costuma não falhar. Se agirmos com liberalidade, o Senhor também nos retribuirá. Porém, as Suas medidas excedem as nossas: são transbordantes!

3. Grande recompensa como filhos do Altíssimo

Lucas 6:34-35 "...vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo
"E se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus." (Lucas 6:34-35)

Não devemos dar esperando receber algo em troca. Até os empréstimos que fazemos a necessitados deveriam ser sem esperar devolução. Quando damos generosamente, assumimos características do Pai celestial que é bondoso em seu amor incondicional. Grandes recompensas os filhos do Altíssimo irão desfrutar!

4. Segurança na vida

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados. Salmos 37:25-26
"Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados."
(Salmos 37:25-26)

Muitas vezes, deixamos de ser generosos porque achamos que temos que acumular riquezas para nossa segurança. Mas quem é generoso sabe que Deus cuida de sua vida e não vai deixar faltar o que precisa. Deus supre as necessidades do generoso.

5. Economia invertida

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. Provérbios 11:24
"Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza." (Provérbios 11:24)

Na economia de Deus, quem divide, multiplica! O avarento nunca tem suficiente, mas o generoso tem sempre mais para partilhar. A generosidade liberta do amor ao dinheiro e do medo da pobreza.

6. Misericórdia de Deus e dos outros 

Imagem de abraço de consolo - Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. Mt. 5:7
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia."
(Mateus 5:7)

Deus concede a sua misericórdia e favor àqueles que também são misericordiosos. A generosidade promove e frutifica atos de bondade da parte do Senhor e de pessoas (usadas por Ele). Provérbios 11:25 também diz que  aquele que "dá alívio aos outros, alívio receberá." Aja com misericórdia e, quando menos esperar, receberá também misericórdia e conforto em sua vida.

7. Tesouro eterno

Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Lucas 12:33
"Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói."
(Lucas 12:33)

Os verdadeiros tesouros não são materiais. Quando morrermos, vamos deixar toda nossa riqueza na terra, mas no Céu uma vida reta diante de Deus vale mais que ouro! Ser generoso é investir na eternidade. 
A atitude generosa traz grandes bênçãos!

Leia mais: 

Dar com alegria: estudo sobre generosidade

Seja generoso com o que Deus te deu