Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O que Jesus quis dizer com vigiai e orai? Saiba o significado e onde se encontra na Bíblia neste estudo bíblico.

Vigiai e orai

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Mateus 26:41 ARA 

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." 

Mateus 26:41 NVI 

Neste versículo, Jesus nos alerta sobre o quanto a nossa carne é fraca e sujeita as tentações. Jesus estava no  Getsêmani, em aflição, numa batalha espiritual. Ele pediu aos discípulos que vigiassem - enquanto ia orar a sós. Ao retornar, Jesus encontrou os discípulos dormindo. Apesar de ter chamado a atenção, eles adormeceram outras duas vezes antes de Jesus ser preso. 

Esta passagem em Mateus 26, nos dá um grande exemplo de como a falta de atenção pode nos expor as tentações. Os discípulos estavam cansados - num lugar aparentemente tranquilo - sem o olhar de Jesus. Dois fatores foram necessários para que eles dessem brecha a carne: a falsa impressão de tranquilidade e a sensação de não estarem sendo vistos por Deus. 

Na verdade, os discípulos se afastaram de Deus. Jesus pediu que ficassem em oração, isso os manteriam na presença do Pai. A falta de discernimento - vigia - deu espaço as falhas. Fica um grande ensinamento de como não cair em tentação: ter cuidado com os momentos "aparentemente tranquilos" e sempre buscar a Deus.

Vigiai 

Vigiar

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.

1 Pedro 5:8-9 NVI

Vigiar é justamente estar em alerta, não "baixar a guarda". São nas coisas que parecem inofensivas que podemos cair em tentação.

A melhor forma de vigiar é através da palavra de Deus. É pela Palavra que podemos identificar as pequenas brechas e ciladas de satanás. Foi pela Palavra que Jesus venceu o diabo no deserto. Jesus estava em alerta e não se deixou levar pela carne - cansaço e fome - nem pelas palavras distorcidas do Diabo. 

A Palavra de Deus nos mantém em alerta. Através da palavra de Deus firmamos a nossa fé e é pela fé que permanecemos em alerta controlando a nossa carne.

Orai

Orai

Orem continuamente.

1 Tessalonicenses 5:17 

A oração nos mantém em constante comunhão com Deus. Quando oramos, tomamos a iniciativa. Deus ouve a nossa oração e responde. Com a vigia percebemos o natural e com a oração podemos perceber o espiritual.

Deus vê além dos nossos olhos e através da oração podemos ter a Sua orientação. Orar é uma atitude de coragem e fé, não de medo ou fraqueza. Oramos por que cremos em Deus e no Seu poder. Orar fortalece o nosso espírito e nossa intimidade com Ele. 

Quando vigiamos e oramos colocamos em prática o que Jesus disse em Mateus 26. Com isso, discernimos espiritualmente o que acontece em nosso redor. Não se deixe levar pelas aparências, santifique-se, vigiai e orai! 

Aprenda mais de Deus, veja este estudo sobre os frutos do espírito e os frutos da carne.