"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação." O que Jesus quis dizer com "vigiai e orai"? Saiba o significado e onde se encontra na Bíblia neste estudo bíblico.

Vigiai e orai

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
- Mateus 26:41 ARA

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
- Mateus 26:41 NVI

Neste versículo, Jesus nos alerta sobre o quanto a nossa carne é fraca e sujeita às tentações. Jesus estava no Getsêmani, em aflição, em uma batalha espiritual. Ele pediu aos seus discípulos que vigiassem enquanto ia orar a sós. Ao retornar, Jesus encontrou os discípulos dormindo. Apesar de ter chamado a atenção, eles adormeceram outras duas vezes antes de Jesus ser preso.

Esta passagem em Mateus 26 nos dá um grande exemplo de como a falta de atenção pode nos expor às tentações. Os discípulos estavam cansados, em um lugar aparentemente tranquilo, afastados do olhar de Jesus. Dois fatores foram necessários para que eles dessem brecha à carne: a falsa impressão de tranquilidade e a sensação de não estarem sendo vistos por Deus.

Na verdade, os discípulos se afastaram de Deus. Jesus pediu que ficassem em oração; isso os manteria na presença do Pai. A falta de discernimento (vigiar) abriu espaço para as falhas. Fica um grande ensinamento sobre como não cair em tentação: ter cuidado com os momentos "aparentemente tranquilos" e sempre buscar a Deus.

Vigiai

Vigiar

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
- 1 Pedro 5:8-9 NVI

Vigiar é justamente estar em alerta, não "baixar a guarda". É exatamente nas coisas que parecem inofensivas que podemos cair em tentação.

A melhor forma de vigiar é por meio da Palavra de Deus. É pela Palavra que podemos identificar as pequenas brechas e ciladas de satanás. Foi pela Palavra que Jesus venceu o Diabo no deserto. Jesus estava em alerta e não se deixou levar pela carne — cansaço e fome — nem pelas palavras distorcidas do Diabo.

A Palavra de Deus nos mantém em alerta. Por meio da Palavra de Deus, firmamos a nossa fé e é pela fé que permanecemos em alerta, controlando a nossa carne.

Orai

Orai

Orem continuamente.
- 1 Tessalonicenses 5:17

A oração nos mantém em constante comunhão com Deus. Quando oramos, tomamos a iniciativa. Deus ouve a nossa oração e responde. Com a vigilância, percebemos o natural e, com a oração, podemos perceber o espiritual.

Deus vê além dos nossos olhos e, por meio da oração, podemos ter a Sua orientação. Orar é uma atitude de coragem e fé, não de medo ou fraqueza. Oramos porque cremos em Deus e no Seu poder. Orar fortalece o nosso espírito e a nossa intimidade com Ele.

Quando vigiamos e oramos, colocamos em prática o que Jesus disse em Mateus 26. Com isso, discernimos espiritualmente o que acontece ao nosso redor. Não se deixe levar pelas aparências; santifique-se, vigiai e orai!

Aprenda mais de Deus, veja este estudo sobre os frutos do espírito e os frutos da carne.