A palavra hipocrisia deriva do vocábulo grego "ator", significando aquele que finge ou engana. A prática de dissimular declarando crenças, sentimentos ou virtudes que não possuímos é considerado hipocrisia. Muitas vezes somos tentados a camuflar a verdade para conseguir aquilo que queremos. Na verdade a hipocrisia funciona dessa forma. Quando fingimos o que não somos, o que não sentimos ou o que não cremos na verdade, estamos sendo hipócritas. Essa tentativa de enganar e distorcer a verdade é tão séria que a Bíblia alerta-nos muitas vezes sobre esse perigo. 

1. Os hipócritas serão retirados do Reino de Deus

Hipocrisia e joio

Na parábola do joio e do trigo, Jesus ensina sobre a realidade de algo que aparenta ser o que não é. O joio é uma erva daninha que cresce nas plantações de trigo. Devido a semelhança, os agricultores preferiam deixar que ele permanecesse, até o amadurecimento do trigo para que na colheita fosse arrancado, e lançada no fogo. O joio é uma espécie de metáfora para hipócritas que até convivem no meio dos cristãos mas, não são verdadeiros. No fim, o trigo (filhos legítimos) será separado do joio (daqueles que são falsos) e este será retirado do reino de Deus.

2. O hipócrita não enxerga os seus próprios problemas

Hipócrita tire a viga

Uma das dificuldades daqueles que dizem viver de uma realidade e vivem outra completamente diferente é que passam a não enxergar as suas próprias falhas e enganos. Eles veem a todo tempo os erros alheios, os problemas e o que os "outros" fazem de mal, mas nunca reconhecem que eles próprios precisam e podem melhorar em vários sentidos. Não querem enxergar nem retirar as suas próprias falhas antes de poder alertar os outros. Os hipócritas também desconfiam de tudo e todos. Na verdade agem assim porque eles próprios são capazes de fazer todo o mal que sugerem que outros estão fazendo.

3. O hipócrita não merece confiança

confiança no hipocrita

A Bíblia alerta para o descrédito que o hipócrita manifesta. Independentemente de quem são, do que fazem, ou de onde podem ter influência, quando é reconhecida a sua prática de hipocrisia, é comum as pessoas à sua volta se afastarem. Mesmo amigos e colegas chegados sabem que não se pode confiar em quem age com hipocrisia. No momento da dificuldade, as pessoas sabem que não podem recorrer ao apoio do hipócrita. 

4. A hipocrisia contamina e cresce como fermento

Fermento e hipocrisisa

Jesus alerta aos seus discípulos sobre o "fermento dos fariseus". Fermento é uma substância que, em pequena quantidade, ao ser misturada à massa do pão a faz levedar e crescer. Aqui o fermento dos fariseus é a hipocrisia, que sendo aparentemente inofensiva, causa um grande e crescente mal. Os fariseus, tal como os religiosos falsos dos dias de hoje, vivem uma vida dupla, corrompida, contaminando a outros para agirem da mesma forma. "Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade". (Mateus 23:28)

5. Não dê ouvidos a ensinos de pessoas hipócritas

mestres hipocritas

Nestes versículos vemos que dar atenção a ensinos falsos, vindos de pessoas enganadoras pode levar muitos a abandonarem a fé verdadeira no Senhor Jesus. Vivemos estes últimos dias e sabemos que, infelizmente, muitos têm caído em armadilhas tramadas por falsos mestres e pessoas hipócritas. Ore e esteja alerta para não agir como um hipócrita nem ser enganado por ensinamentos falsos de homens mentirosos.

Saiba aqui como reconhecer falsos profetas

6. Fuja e previna-se contra toda maldade e hipocrisia

Fuja da hipocrisia

Lembre-se que Jesus Cristo é a verdade, por isso, Deus tem compromisso com aqueles que são verdadeiros e abraçam a justiça pela fé. Seja genuíno e transparente nas suas relações, custe o que custar. Deus não compactua com fraudes de caráter, mas perdoa quando nos arrependemos e deixamos as falhas. Abandone todo engano, maldade, inveja, hipocrisia e deseje viver uma nova vida com Deus.

Veja mais versículos sobre hipocrisia