Varão valoroso significa homem de valor. A Bíblia está cheia de exemplos de homens de valor, que agradaram a Deus: Davi, Daniel, Gideão, Moisés... O maior exemplo de um varão valoroso foi Jesus.

Tal como Jesus, o varão valoroso tem essas 5 caraterísticas:

1. Ama a Deus

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.” Salmos 1:1-2

O varão valoroso põe Deus em primeiro lugar em sua vida. Ele não compromete sua fé para agradar outras pessoas com valores errados.

2. Dedica-se aos outros

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” Romanos 12:10

O varão valoroso não é egoísta. Ele entende que cada pessoa tem valor aos olhos de Deus. Ele tem amor e respeito pelas pessoas à sua volta.

3. É corajoso

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.” 1 Coríntios 16:13

O homem não precisa ser forte para ser valoroso. Coragem é se manter firme, mesmo enfrentando oposição e perigos. O varão valoroso não desiste de obedecer a Deus.

4. Tem domínio próprio

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16:32

O homem que se controla revela grande força. O varão valoroso encontra força em Deus para se controlar, evitando muitos pecados.

5. É sensato

“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.” 1 Timóteo 2:8

A responsabilidade e o equilíbrio são qualidades importantes do varão valoroso. Ele pede ajuda a Deus para fazer o que é certo para promover a paz e a união.

O varão valoroso é abençoado por Deus!

Veja aqui outros versículos sobre o varão valoroso.