Imagine, um jovem guerreiro sucedendo um experiente líder como Moisés. Este era Josué. Josué recebeu de Deus uma grande missão: conduzir o povo hebreu e conquistar a terra que lhe fora prometida.

Uma missão como esta exigiria de Josué coragem, obediência e fé em Deus. Diante daqueles desafios Deus não desamparou Josué e derramou verdadeiramente uma injeção de ânimo naquele jovem guerreiro:

Jovem guerreiro
"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9

Deus realmente levantou aquele jovem e o preparou para o maior desafio da sua vida: conquistar Jericó. Assim como Josué, podemos tomar posse desta palavra de ânimo e força. Neste pequeno e poderoso versículo bíblico temos 3 grandes lições:

1. Seja forte e corajoso! 

Deus sabe o que faz, Ele sabe de todas as coisas! Se Deus lhe deu um desafio, erga a sua cabeça, sê forte e corajoso. Somos geração eleita (1 Pedro 2:9), Deus capacita os seus escolhidos e você foi escolhido pelo Todo Poderoso.

Deus não nos dá um fardo maior do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). As provações amadurecem a nossa fé e a nossa intimidade com Deus. Isto não deve ser motivo de tristeza, mas de alegria, pois é fé produz perseverança e crescimento espiritual (Tiago 1:2-4).

Um detalhe que faz toda a diferença:a Palavra de Deus nos encoraja e fortalece. Deus aconselhou Josué meditar "dia e noite' no Livro da Lei, para que tudo o que lhe foi prometido fosse cumprido (Josué 1:8). A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).

A Bíblia é o verdadeiro suplemento para enfrentarmos qualquer desafio! Faça da Palavra de Deus o seu alimento diário e tome posse das suas promessas.

2. Não se apavore nem desanime! 

De fato, certos desafios podem nos levar ao desânimo e ao apavoramento. Essas reações ocorrem quando focamos apenas nas dificuldades, nos dando a falsa impressão que "Deus não está conosco".

A única coisa que pode nos afastar da presença de Deus é o pecado. E somente o perdão e o arrependimento faz com que nos reaproximemos dele. Se sentes que está longe do Pai, peça perdão e busque-o verdadeiramente.

Os discípulos se apavoraram diante de uma forte tempestade, mas Jesus estava com eles no barco o tempo todo! Depois de esgotarem as suas forças, recorreram a Jesus - que dormia tranquilamente - e acalmou o mar com a Sua voz (Mateus 8:24-25). 

Ao ser acordado, Jesus questionou os discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" (Mateus 8:26). Não se apavore, nem desanime, Jesus está contigo no mesmo barco!

3. Deus estará com você por onde você andar! 

Aonde Josué colocasse os seus pés, Deus estaria com ele. Antes mesmo que Josué colocasse os seus pés, Deus lhe mostrou tudo o que poderia ser conquistado em obediência a Sua palavra e comunhão com Ele (Josué 8:3-5). 

Ler a Bíblia nos dá a oportunidade de tomar conhecimento das promessas de Deus. Deus não nos deixou sem amparo. Ele enviou o Seu Filho para nos salvar (João 3:16) e nos deixou o Espírito Santo que nos aconselha e santifica (João 14:16-18). 

Se andamos segundo a Palavra de Deus, milagres e maravilhas hão de acontecer! Foi assim com Josué e será com todo aquele que anda segundo a Palavra de Deus (2 Samuel 22:31-33). Ele estará com você por onde você andar!