Josue 1:9 ACF

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1:9 ACF

Josué recebeu um grande encorajamento de Deus. A missão de liderar o povo de Israel era pesada, pois, ele havia convivido com Moisés e visto em primeira mão o tipo de líder que ele era. Talvez sentia o peso da responsabilidade, pelo fato de ser o sucessor de alguém como Moisés, que falava com o Senhor face a face.

A presença divina é destacada ao longo do primeiro capítulo, como encorajamento e promessa. "Como fui com Moisés, assim serei contigo" (Josué 1:5). Logo, Josué tem a confirmação do próprio Senhor de que nunca estará sozinho.

Por vezes, na vida, enfrentamos situações difíceis que podem nos deixar com medo. Temos receio de errar, de fracassar e, assim como Josué, podemos ficar com medo de não conseguir cumprir o objetivo que foi proposto.

Deus é um Deus de promessas. Ele cumpre as suas promessas. Ele nunca falhou e não vai começar agora. O Senhor é fiel e promete estar conosco "todos os dias" (Mateus 28:20), nos dando direção, força e esperança. Não devemos temer o que vemos (2 Coríntios 5:7), pois temos um Deus que abre qualquer caminho.

Esforça-te

A expressão "esforça-te" segundo a Bíblia, significa ser forte, aguentar, persistir, ser firme. Josué vivia um novo e grande desafio na liderança do povo de Israel. Era esperado que ele fosse um homem exemplar, resiliente, firme, forte e paciente à frente de Israel. Josué foi escolhido e capacitado para cumprir o propósito estabelecido pelo Senhor.

Por isso, o encorajamento "esforça-te e tem bom ânimo" soa como ordem e incentivo dados por Deus. Não era algo fácil de se fazer. Era uma tarefa árdua, mas Josué era a pessoa para fazer, pois, ele já havia provado seu valor, sua coragem.

Para todos os crentes, é esperado o mesmo. Independentemente da situação que você esteja vivendo, aplique também à sua vida esse princípio encorajador: esforça-te, aguenta, persiste, fica firme. O Senhor é a Rocha!

Josue 1:9 ARC

Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

Josué 1:9 ARC

Josue 1:9 ARA

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Josué 1:9 ARA

Josue 1:9 a mensagem

Seja corajoso e anime-se! O Eterno, o seu Deus, está com você a cada passo neste caminho.

Josué 1:9 A Mensagem

Tem bom ânimo 

O significado de "bom ânimo" remete a uma ideia de motivação, solidez, impulso, bravura. Ter bom ânimo é o que nos move para a frente, para seguir realizando, mesmo quando enfrentamos situações adversas e contrárias, pois, sem forças e bom ânimo, tudo fica mais complicado, quase insuperável e as dificuldades vão se aglomerando.

Josué tinha estado com Moisés, vivenciado situações complicados e, agora neste cenário, ele tinha praticamente todas as ferramentas em mãos: experiência, pessoas com ele, as instruções do Senhor, o "Livro" e a presença do próprio Deus.

O Senhor esperava que Josué fosse forte, perseverante, sólido, firme e destemido, além da fé e confiança na Sua presença fiel.

Que o nosso bom Deus nos ajude a enfrentar as situações desafiadoras da vida. Que Ele nos fortaleça e conduza com sua boa mão, capacitando sempre a seguir e a perseverar. Ele também te diz hoje: esforça-te e tem bom ânimo!

Leia mais aqui: Lições para aprender com Josué