A salvação não é uma coisa difícil de alcançar. Jesus veio para nos dar a salvação de graça, por meio do Seu sacrifício na cruz. Agora, a salvação está disponível para todos.
1. Ouvir a Palavra de Cristo: o primeiro passo para a salvação

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
- Romanos 10:17
Para ser salvo, é preciso entender o que é a salvação. Pecamos e, por isso, nos afastamos de Deus. Embora os nossos pecados mereçam punição, o amor de Deus é maior. Ele deseja nos resgatar da condenação e nos oferecer a salvação. Por isso, Ele enviou o Seu filho Jesus para levar o castigo em nosso lugar. Na cruz, Jesus pagou o preço de todos os pecados! Quando Jesus ressuscitou, Ele nos abriu a porta para uma vida nova, unida com Deus.
2. Crer em Jesus: a fé que nos leva à vida eterna

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
- João 3:16
Ouvir a verdade não tem valor nenhum se você não crê nessa verdade! Jesus veio para nos salvar, mas somente quem crê recebe a salvação. Crer em Jesus significa reconhecer que você tem pecado, que você precisa ser salvo do castigo e que somente Jesus pode salvá-lo. Não há nada que você possa fazer para merecer a salvação, mas tudo o que você precisa fazer é aceitar o presente gratuito da salvação de Jesus.
3. Arrependimento: transformação do coração e da mente para a salvação
Uma parte vital do processo de salvação é o arrependimento genuíno, conforme ensinado no Evangelho.
Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
- Atos 2:38
O arrependimento é fundamental para a nossa salvação em Cristo Jesus porque representa uma mudança de coração e mente em relação ao pecado. Ao nos arrependermos, reconhecemos a nossa falha diante de Deus e decidimos abandonar práticas erradas, voltando-nos para Ele em busca de perdão. Sem arrependimento, não há verdadeira conversão, pois o pecado continua nos afastando de Deus.
Jesus pregou o arrependimento como um chamado à vida nova e à comunhão com Deus, essencial para viver em obediência e santidade.
Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
- Atos 3:19-20
4. Confessar Jesus como Senhor: a decisão de viver para Ele

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
- Romanos 10:9
Confessar é a forma de oficializar a fé. Quando você confessa Jesus como o seu Senhor, entrega a sua vida a Ele. Isso significa que agora a sua vida é dedicada a Jesus, não ao pecado. A sua vida antiga acabou; agora você pertence a Deus!
Se você quer ser salvo, ouça o Evangelho, creia e confesse Jesus como o seu Salvador.
5. Viver em santidade: a jornada de transformação em Cristo
pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
- 1 Pedro 1:16
Buscar a santidade é essencial para a nossa salvação em Cristo; essa busca reflete uma vida dedicada a Deus, separada do pecado e guiada pelo Espírito Santo. A santidade é o processo contínuo de transformação, moldando o nosso caráter à imagem de Cristo.
Sem ela, não podemos agradar a Deus, pois a salvação inclui não apenas a fé, mas também a prática de uma vida santa. A Palavra de Deus nos lembra que, sem santidade, ninguém verá o Senhor, tornando-a vital para a nossa comunhão eterna com Ele.
Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
- Hebreus 12:14
Busque a santificação, pois é por meio dela que nos aproximamos de Deus e nos preparamos para viver na plenitude da Sua presença.
Veja também: